terça-feira, 2 de setembro de 2014

Cura contra a ressaca: ABC e Vasco lutam por vaga nas quartas de final


As derrotas sofridas por ABC e Vasco no último sábado, pela Série B do Campeonato Brasileiro, deixaram marcas. Nesta terça-feira, às 19h30 (de Brasília), na Arena das Dunas, em Natal, apenas um conseguirá aplacar o sofrimento de seus torcedores, enquanto o outro prolongará a agonia. As equipes duelam pelas oitavas de final da Copa do Brasil, após empate em 1 a 1 em São Januário, no Rio de Janeiro, semana passada.

Os anfitriões jogam com a vantagem de avançar com um empate sem gols. A classificação para as quartas de final acalmaria o clima no clube, que faz campanha irregular na Segunda Divisão e deixou Bragança Paulista no último sábado reclamando muito da arbitragem na derrota por 1 a 0 para o Bragantino. O técnico Zé Teodoro, mesmo com problemas na escalação devido a suspensões e lesões na equipe, pediu cabeça fria aos seus comandados para a revolta não atrapalhar na Copa do Brasil.

E cabeça fria é o que o elenco vascaíno também precisará na Arena das Dunas. Goleado em casa por 5 a 0 pelo Avaí no fim de semana, o time viu o técnico Adilson Batista deixar o cargo e alguns membros de torcida organizada acompanharem de perto o treinamento de véspera de jogo. A diretoria cruz-maltina negocia com Enderson Moreira, mas nesta terça será o auxiliar Jorge Luiz que comandará interinamente a equipe. O atacante Kleber retorna, e o Vasco precisa vencer ou empatar a partir de 2 a 2 para avançar às quartas de final. Novo 1 a 1 levará a decisão para os pênaltis.

Luiz Flavio de Oliveira, de São Paulo, apita a partida. O árbitro será auxiliado por Rogério Pablos Zanardo (SP) e Anderson José de Moraes Coelho (SP). 

Fonte Globo Esporte Natal

Flamengo de Luxa supera Cruzeiro com maior aproveitamento em 7 rodadas

Vanderlei Luxemburgo no treino do Flamengo (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)

A arrancada de Vanderlei Luxemburgo à frente do Flamengo ainda não acabou, mas já é digna de entrar para a história do clube caso o primeiro rebaixamento realmente não se concretize. Considerando-se as últimas sete rodadas do Campeonato Brasileiro, período em que o treinador comandou o Rubro-Negro, a equipe carioca registrou um aproveitamento de 85,7%, ou 18 pontos. O desempenho é superior ao líder isolado da competição, o Cruzeiro, que acumulou 17 pontos e 80,95% de aproveitamento.

Nas mãos de Luxemburgo, que substituiu Ney Franco, o Flamengo fez o seu primeiro gol fora de casa e melhorou muito a sua defesa. Foram apenas três gols sofridos em sete duelos. No último jogo de Ney Franco, o time foi goleado por 4 a 0 pelo Internacional.

O comentarista Carlos Eduardo Éboli acredita que o time dificilmente sofrerá uma queda de rendimento novamente, apesar de admitir que foram enfrentados somente clubes com situações parecidas na tabela - o último triunfo foi diante do lanterna Vitória.

- O Cruzeiro disputa um campeonato paralelo, enquanto os outros disputam outra competição. Não quero desmerecer o Luxemburgo, que entendeu as carências do time, sabe envolver e jogar com a posse de bola, mas os adversários eram todos do mesmo patamar do Flamengo (...) É difícil ver uma sequência de jogos ruim. Vemos uma evolução tática da equipe.

Já o comentarista Lédio Carmona vê uma reformulação da equipe sob comando de Luxa. Segundo ele, o treinador se reinventou e impôs uma filosofia dentro do elenco.

- Flamengo pegou uma tabela de adversários diretos e aproveitou esse momento. É a união de um técnico que está muito afim, vendo a redenção de sua carreira, com um time que comprou a ideia do treinador. Está dando certo. O Vanderlei está com uma garra parecendo um novato querendo mostrar trabalho. É um trabalho irrepreensível – disse.

O Flamengo é o nono na tabela do Campeonato Brasileiro, com 25 pontos. O próximo compromisso será diante do Coritiba, nesta quarta-feira, às 22h, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. No jogo de ida, derrota por 3 a 0 para o Coxa, no Couto Pereira. Já no Brasileirão, o time enfrenta o Grêmio, também no Maracanã, no próximo sábado, às 18h30.

Por SporTV.com Rio de Janeiro Foto Cezar Loureiro / O Globo