quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Estadual de futebol feminino será disputado por cinco equipes

Grande final está prevista para acontecer no dia 5 de dezembro (Foto: Divulgação/PMN)

O Campeonato Estadual de Futebol Feminino começará no dia 24 de outubro e contará com a presença de cinco clubes: Coríntians de Caicó, Força e Luz, Monte Líbano, S.E. União e Sport Club Parnamirim. A final da competição, que conta com o estádio Juvenal Lamartine, em Natal, e com o Marizão, em Caicó, como sedes, está prevista para acontecer no dia 5 de dezembro.

Na primeira fase do campeonato, as cinco equipes se confrontam em cinco rodadas, que determinará os quatro clubes classificados para as semifinais. Em jogo único, as duas equipes vencedoras se enfrentarão na grande final da competição.

O coordenador de competições da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, José Marques da Costa Neto, falou sobre a importância da disputa. “O futebol feminino merece a devida atenção. A FNF já deu apoio para outros torneios anteriormente, mas esse agora é oficial e proporcionará a chance dos participantes se classificarem para competições nacionais”.

A primeira rodada está marcada para dia 24 de outubro com os seguintes jogos: Sport Club Parnamirim e Coríntians, às 13h, e Força e Luz e S.E. União, às 15h. Os duelos serão realizados no estádio Juvenal Lamartine.

Fonte Portal no Ar Foto: Divulgação/PMN

CBF divulga tabela detalhada até a 35ª rodada da Série B do Brasileiro


A CBF divulgou, nesta terça-feira, a tabela detalhada da Série B do Campeonato Brasileiro até a 35ª rodada. Com o início do horário de verão, as partidas nas tardes de sábado passarão de 16h30 para 17h30. Confira todos os jogos:

32ª RODADA
Terça-feira, 20/10
21h Bahia x Criciúma, na Fonte Nova

Sexta-feira, 23/10
21h América-MG x Oeste, no Independência
21h Macaé x Mogi Mirim, no Moacyrzão
21h Sampaio Corrêa x Paysandu, no Castelão

Sábado, 24/10
17h30 Bragantino x Luverdense, no Nabi Abi Chedid
17h30 Náutico x Botafogo, na Arena Pernambuco
17h30 Atlético-GO x Santa Cruz, no Serra Dourada
17h30 CRB x Vitória, no Rei Pelé
21h Paraná x ABC, na Vila Capanema
21h Ceará x Boa Esporte, no Castelão

33ª RODADA
Terça-feira, 27/10
19h Boa Esporte x América-MG, no Melão
21h Oeste x Luverdense, em Osasco
21h30 Santa Cruz x Criciúma, na Arena Pernambuco

Sexta-feira, 30/10
21h Paraná x Macaé, na Vila Capanema
21h Atlético-GO x Bragantino, no Serra Dourada

Sábado, 31/10
17h30 Vitória x Náutico, no Barradão
17h30 Botafogo x Bahia, no Nilton Santos
17h30 Mogi Mirim x Ceará, no Romildo Ferreira
17h30 Paysandu x CRB, no Mangueirão
21h ABC x Sampaio Corrêa, no Frasqueirão

34ª RODADA
Terça-feira, 03/11
19h Bragantino x Mogi Mirim, no Nabi Abi Chedid
21h30 América-MG x Paysandu, no Independência

Sexta-feira, 06/11
21h Ceará x ABC, no Castelão
21h Luverdense x Boa Esporte, no Passo das Emas

Sábado, 07/11
16h30 Criciúma x Botafogo, no Heriberto Hulse
17h30 Macaé x Vitória, no Moacyrzão
17h30 Bahia x Santa Cruz, no Fonte Nova
17h30 Náutico x Paraná, na Arena Pernambuco
21h CRB x Atlético-GO, no Rei Pelé
21h Sampaio Corrêa x Oeste, no Castelão

35ª RODADA
Terça-feira, 10/11
19h Macaé x Náutico, no Moacyrzão
19h Mogi Mirim x Paysandu, no Romildo Ferreira
19h América-MG x Vitória, no Independência
19h Criciúma x Boa Esporte, no Heriberto Hulse
21h30 Bahia x ABC, na Fonte Nova
21h30 Sampaio Corrêa x Atlético-GO, no Castelão
21h30 Santa Cruz x Oeste, no Arruda
21h30 Ceará x Bragantino, no Castelão
21h30 Luverdense x Botafogo, no Passo das Emas
21h30 CRB x Paraná, no Rei Pelé

Veja também 

Por Globo Esporte Rio de Janeiro

Eliminatórias: Contra o Chile, Brasil inicia longa caminhada rumo à Copa do Mundo de 2018


Sem Neymar, sua principal estrela e a rigor seu único craque, e sob desconfiança da torcida depois de fracassos recentes tanto no Mundial como na Copa América, a seleção brasileira dá início nesta quinta-feira à longa caminhada para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. E o primeiro desafio já será muito duro: o adversário é o Chile, atual campeão continental, às 20h30 (de Brasília), no estádio Nacional de Santiago, que deverá ter todos os 46.500 lugares tomados.

Preocupação, ansiedade, mas também uma boa dose de otimismo marcaram a preparação do Brasil para a estreia. O técnico Dunga optou por montar um grupo experiente para esta largada - aproveitou cortes que foi forçado a fazer para convocar jogadores mais rodados - e garantiu que o time, mesmo com a pressão esperada por parte do Chile, não vai limitar-se a se defender.

"O futebol moderno mostra que só se defender não dá certo, com a qualidade que têm os atacantes, com os contra-ataques rápidos... Tem de atacar o adversário também", disse Dunga. "Se ficar só se defendendo, uma hora o adversário te acerta", completou, comparando o futebol ao boxe.

Dunga pretende que o Brasil, hoje, seja uma equipe compacta, que vai procurar tirar os espaços do adversário e atacar em velocidade. Ele assumiu a seleção logo depois da Copa do Mundo e até aqui a dirigiu em 16 partidas - 14 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Mas foi mal na Copa América e estreia nas Eliminatórias com uma escalação bastante semelhante à que, nas mãos de Felipão, fracassou no Mundial.

Do time que Dunga deverá mandar a campo, apenas o goleiro Jefferson, o zagueiro Miranda, o lateral-esquerdo Filipe Luís e o atacante Douglas Costa não jogaram na Copa do Mundo (Jefferson foi reserva). Todos os outros atuaram, a maioria deles como titular. E Neymar só não joga nesta quinta-feira por estar suspenso.

O treinador tenta encarar com naturalidade a desconfiança geral com o time e com seu próprio trabalho. Mas sabe que só existe uma maneira de mudar o quadro e conseguir credibilidade: "Só com vitórias, só ganhando. Sempre foi assim, com todos os treinadores, todas as seleções", afirmou. No entanto, pediu paciência e apoio da torcida. "O jogador precisa de apoio, carinho, principalmente no momento que o jogo não estiver encaixando. Peço ao torcedor que entenda e tenha paciência para empurrar o time".

PRAGMATISMO - Apesar de as vitórias serem o melhor caminho para "ganhar a torcida" e da promessa de que o time também buscará atacar, o empate na estreia não será desprezado pela seleção. "O principal é vencer, mas é importante somar o máximo de pontos possível. Considerando a força e a qualidade do adversário, se não der para vencer, o empate já é um bom começo", admitiu o capitão Miranda, deixando claro o pragmatismo da atual seleção brasileira.

O discurso de que essas serão as Eliminatórias mais difíceis da história é unânime entre atletas e a comissão técnica. "Existem oito ou nove seleções em condições de brigar pelas vagas na Copa", exagerou Miranda. Por isso, ele defende ser importante, nesta disputa que vai até 2017, utilizar a clássica fórmula de vencer jogos em casa e pontuar o máximo possível fora.

O lateral-direito Daniel Alves, no entanto, é um pouco mais ambicioso. Ele não despreza o empate, mas entende ser importante estrear com vitória por vários motivos - que passam por obter credibilidade diante da torcida e por aumentar a confiança da própria seleção. Por isso, ele considera bom negócio ter uma espécie de teste de fogo nesta estreia contra o Chile. "É um grande teste porque o Chile está em seu melhor momento e enfrentar um time assim vai ser bom para a gente ver em que nível estamos", entendeu o jogador do Barcelona.

A possível ausência de Arturo Vidal na equipe chilena hoje é tratada sem muita empolgação pelos brasileiros. "Para nós não fará diferença, pois estamos preparados para enfrentar uma equipe e não um jogador", disse Miranda.

por Agência Estado

ABC alcança maior jejum de vitórias da história dos pontos corridos; confira lista

Dos 57 pontos que poderia ter conquistado em 19 jogos, apenas oito foram somados à campanha alvinegra (Foto: Wellington Rocha/PortalNoAr)

A campanha do ABC na Série B, longe de render aplausos da torcida, já resulta numa marca histórica e negativa para o Alvinegro no ano de seu centenário. Desde que a competição nacional passou a ser disputada no sistema de pontos corridos, em 2003, nenhuma outra equipe passou 19 rodadas sem vitória, número alcançado pelo time potiguar na terça-feira (6), após o empate por 1 a 1 com o Atlético-GO, na Arena das Dunas, em Natal, pela 30ª rodada da Segundona.

No ranking que inclui os donos dos maiores jejuns de triunfos apenas uma equipe não acabou rebaixada. O último triunfo alvinegro aconteceu ainda na 11ª rodada justamente contra os goianos. Na ocasião, o time potiguar venceu pelo placar de 2 a 1, fora de casa.

Desde então, disputou 19 partidas. Empatou oito e sofreu 11 derrotas. Dos 57 pontos que poderia ter conquistado, apenas oito foram somados à campanha alvinegra, o aproveitamento durante estas rodadas é de 14,81%. Número que se reflete na tabela de classificação. A equipe potiguar ocupa a 18ª posição, com apenas 24 pontos conquistados.

O recorde de jejum de vitórias, que incomoda o torcedor abecedista, antes pertencia ao Duque de Caxias, do Rio de Janeiro. A equipe passou 16 rodadas da Série B de 2011 sem uma única vitória e apenas quatro empates. Embora a escassez de triunfos alvinegros seja maior, o aproveitamento do time carioca foi de 8,33% durante o período. A equipe acabou rebaixada segurando a lanterna daquele ano, com 17 pontos.

Como se não bastasse o recorde negativo do ABC, o terceiro clube que mais tempo passou sem ganhar na história do Campeonato Brasileiro também foi potiguar. Na Série A de 2007, o arquirrival América viveu um jejum de vitórias que perdurou durante 15 rodadas. Durante esses jogos, apenas três empates ocorreram. O aproveitamento foi mínimo, 6,66%.

Assim como o clube carioca, o América acabou rebaixado também na última posição com os mesmos 17 pontos. Na atual temporada, o Águia-PA acumulou 13 jogos seguidos sem vencer na Série C do Campeonato Brasileiro e é o dono da quarta maior marca. Com seis pontos conquistados durantes essas rodadas, o aproveitamento foi de 15,38%. A consequência? A queda para a quarta divisão nacional.

Top 5
O Top 5 dos maiores jejuns de vitórias do Brasileirão é bastante disputado. Duas equipes aparecem com a marca de 10 jogos sem vencer. Um delas é o Grêmio-RS que alcançou a marca negativa durante a Série A de 2004, ano em que terminou a competição rebaixado. A outra equipe é o Palmeiras-SP que repetiu a marca por duas vezes, em 2011 e 2014, e conseguiu escapar do descenso.

Para fechar o ranking, a reportagem levou em conta o aproveitamento das equipes durante seus 10 jogos. A quinta vaga então fica com o Palmeiras, que durante a campanha do ano passado empatou apenas dois jogos no período e teve um aproveitamento de 6,66%.

O número é inferior a próprio campanha de 2011, quando conquistou cinco empates e um aproveitamento de 16,66%. O Grêmio empatou quatro vezes em sua dezena de partidas, o que corresponde a 13,33% de aproveitamento.

Confira a lista dos maiores jejuns de vitórias dos pontos corridos:
Posição Equipe Jogos sem vencer
1º ABC 19
2º Duque de Caxias-RJ 16
3º América 15
4º Águia-PA 13
5º Palmeiras-SP 10

Por Ayrton Freire Foto: Wellington Rocha/PortalNoAr

Eleição para presidente é marcada para final do mês no América-RN

Sede social do América-RN (Foto: Elpídio Júnior)

O América-RN convocou nesta quarta-feira os seus conselheiros para uma reunião geral extraordinária. O encontro foi marcado para o dia 27 de outubro, às 19h, na sede social do Mecão, na Avenida Rodrigues Alves, no Tirol. Na ocasião, haverá as eleições para presidente, vice-presidente e Conselho Diretor do Alvirrubro. 

De acordo com o documento assinado pelo presidente do Conselho Deliberativo, José Vasconcelos da Rocha, os pedidos de registros de candidaturas deverão ser apresentados na secretaria do clube três dias úteis antes da data da realização das eleições. Terão direito a voto os conselheiros e sócios proprietários adimplentes.

Fonte GE RN Foto: Elpídio Júnior