terça-feira, 29 de novembro de 2016

Luto! Jogador potiguar estava no avião da Chapecoense que caiu na Colômbia

Gil em ação pela Chapecoense - Divulgação

O futebol Brasileiro e por que não dizer Mundial, está de Luto em virtude da tragédia ocorrida na madrugada desta terça feira dia 29, com o avião que conduzia a delegação da Chapecoense, clube esse do futebol Brasileiro que iria disputar a Copa Sul-Americana. 

O avião da Chapecoense que caiu nesta madrugada quando estava bem próximo de chegar à Medellín, destino final da delegação da equipe catarinense na maratona até a final da Copa Sul-Americana, contava com um jogador e passageiro natural do Rio Grande do Norte.

O chefe da polícia de Antioquia, general José Acevedo, afirmou à rádio Caracol que apenas cinco pessoas foram retiradas com vida do acidente aéreo que atingiu o elenco da Chapecoense na madrugada desta terça-feira, nas proximidades de Medellín. Como haviam 81 pessoas à bordo, seriam 76 mortos.

Dentre eles o meio-campista José Gildeixon Clemente de Paiva, mais conhecido por Gil, natural de Nova Cruz, interior do Estado do RN, era um dos passageiros a bordo do avião, que sofreu uma pane elétrica a pouco mais de 50km do aeroporto em que pousaria com a delegação da equipe catarinense.

O jogador de 29 anos, que iniciou a carreira na temporada de 2005, jamais atuou por um clube do futebol potiguar. Em seu currículo estão clubes como Mogi Mirim-SP, Santa Cruz-PE, Guaratinguetá-SP, Vitória-BA, Ponte Preta-SP e Coritiba-PR.

Do Agora RN via Umarizalense adaptado ao Lance Esportivo1

Técnico brasileiro leva time cazaque para finais da Copa da Uefa de Futsal

Ricardo Sobral Cacau Kairat Almaty futsal (Foto: Divulgação)

O Kairat Almaty, do Cazaquistão, confirmou o favoritismo e garantiu a classificação para a fase final da Copa da Uefa de Futsal no último fim de semana. Jogando em casa, na nova arena construída em Almaty, a equipe comandada pelo brasileiro Ricardo Sobral, o "Cacau", venceu as três partidas pelo round de elite e vai para o "Final Four" contra Sporting (Portugal), Inter (Espanha) e Ugra Yugorsk (Rússia).

As vítimas do Kairat foram o Real Rieti (Itália), o Feniks (Kosovo) e o Nikars Riga (Letônia). Os placares foram 3 a 2, 6 a 0 e 4 a 1, respectivamente. 

- Devido ao ranking da Uefa, pegamos na primeira rodada o Riet, campeão italiano, que conta com nove brasileiros e um espanhol. Juntos ao nosso time, eram os favoritos da chave. Era o confronto que praticamente decidiria o grupo. Foi um jogo dificílimo, ganhamos por 3 a 2, mas fomos muito superiores - declarou Cacau.

O Final Four será disputado no final de abril. As datas serão confirmadas ainda em dezembro, com o sorteio promovido pela Uefa.

- Vamos esperar para ver quem será o nosso adversário na semifinal e vamos lutar por nosso terceiro título. Vencemos a Copa da Uefa duas vezes, em 2013 e 2015, e será muito importante para o nosso clube igualar o Inter, único tricampeão europeu - mira Cacau. 

O técnico potiguar sabe que a missão não será fácil, considerando que Gazprom-Ugra Yugorsk e Inter fizeram a decisão em 2016. O título ficou com os russos na oportunidade.

- O Gazprom é o atual campeão da Europa. É uma equipe com muitos brasileiros e jogadores da seleção da Rússia. O Inter tem o Ricardinho, melhor jogador do mundo, além do Rafael Rato, Daniel Japa, Darlan, e outros jogadores da seleção espanhola, como Ortiz, Borja e Jesus. É uma equipe favoritíssima e que sempre briga pelo título quando disputar o final four - analisou Cacau.

O Kairat passou por uma pequena reformulação em relação ao último título europeu, conquistado em 2015. O time cazaque não conta mais, por exemplo, com os brasileiros Jé e Léo. Léo, na verdade, atua pela seleção do Cazaquistão e hoje está emprestado ao Sporting, também finalista da Copa da Uefa.

- Para repor, trouxemos o Neto, campeão mundial em 2012 e eleito o melhor jogador do mundo na oportunidade. Contamos também com o Hossein Tayebi, melhor jogador do Irã na Copa do Mundo, que fez um gol contra o Brasil - destacou o treinador.

Cacau ainda fez questão de frisar a evolução e a importância do fixo Douglas Júnior, também potiguar. Divanei, artilheiro da rodada de elite com sete gols, também mereceu elogios.

- Divanei e Douglas foram os melhores jogadores no round de elite de Almaty. Douglas vem se destacando a cada ano e hoje é o principal jogador do Kairat - concluiu.

Por Augusto GomesNatal

Macau e ABC empatam e decidem vaga para a final em Natal

Macau x ABC futsal (Foto: Francisco Anthony)

Macau e ABC empataram por 3 a 3 no primeiro duelo pelas semifinais do Campeonato Norte-rio-grandense de Futsal. O jogo atraiu um bom público ao ginásio Virgílio Barbosa, na cidade de Macau, na noite de sábado. A partida da volta está marcada para terça-feira 29, às 20h30, no ginásio Marcelo Carvalho (DED), em Natal.

Com este resultado, o vencedor do confronto na capital potiguar estará classificado para a decisão. Se houver novo empate, o jogo segue para a prorrogação. Caso a igualdade persista, a vaga será definida nos pênaltis.

O ABC chegou a abrir 2 a 0 no primeiro tempo, com Betinho e Rodrigo. Os donos da casa só reagiram após o intervalo. Helber "Neguinho", Rondinelly e Chinês fizeram os gols da virada, mas o Alvinegro conseguiu o empate com Diego.

Alto do Rodrigues na frente
No outro duelo pelas semifinais, Alto do Rodrigues venceu o Cadet, de Touros, por 7 a 5. O jogo da volta também será na terça-feira, às 20h30, no ginásio Irmã Aloisia Gerhardinger, na cidade de Touros. Alto do Rodrigues tem a vantagem do empate para ir à final. O Cadet precisa da vitória (por qualquer placar) para forçar a prorrogação. Caso isto aconteça, o vencedor do tempo extra estará classificado. Se houver empate, a decisão da vaga será nos pênaltis.

Por GE RN Foto: Francisco Anthony

Rio Grande do Norte é campeão geral da bocha nas Paralimpíadas Escolares

Bocha Rio Grande do Norte Paralimpíadas Escolares (Foto: Divulgação/Aparn)

O Rio Grande do Norte foi pela primeira vez campeão geral da bocha nas Paralimpíadas Escolares. A competição deste ano foi realizada no CT Paralímpico de São Paulo. No total, a delegação potiguar garantiu duas medalhas de ouro e duas de bronze. A conquista foi comemorada pelo técnico Matheus Jancy, que também é presidente da Associação Paradesportiva do Rio Grande do Norte (Aparn).

- O Rio Grande do Norte foi campeão geral, à frente de São Paulo e Mato Grosso do Sul, respectivamente. É a primeira vez que uma equipe do Nordeste fica entre os três primeiras colocadas, e a gente deu um passo a mais sendo campeã. Foi um resultado excelente - destacou.

As medalhas de ouro foram conquistadas por Jessika Azevedo, de 14 anos, na categoria BC3, e Iuri Dantas, também de 14 anos, na categoria BC2. Pedro Lucca, 14 anos, ficou com o bronze na BC2 e Ingryd Xavier, 15 anos, repetiu a dose na categoria BC3.

A edição 2016 das Paralimpíadas Escolares reuniu mais de 700 atletas de 12 a 17 anos. Além da bocha, foram disputadas outras sete modalidades - atletismo, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.

Por GE RN Foto: Divulgação/Aparn

Campeão olímpico vira atração em finais do Interiorano de Vôlei no RN

Maurício Lima entrega medalhas de terceiro lugar ao time feminino. (Foto: Júlia Carvalho)

A etapa final da sétima edição do Campeonato Interiorano de Voleibol teve um elemento motivador na arquibancada do ginásio Osmundo Faria, na cidade de Monte Alegre, a 35 km de Natal. Os jogadores e os torcedores puderam conhecer de perto um ícone do vôlei brasileiro, o ex-levantador Maurício Lima, bicampeão olímpico e tetracampeão mundial. Os fãs fizeram fila para receber camisas autografadas e tirar selfies com o ídolo neste domingo.

Dalva Pereira, de 37 anos, era uma das mais empolgadas. Ela festejou a presença do ex-jogador, que prestigiou o último dia da competição a convite de um patrocinador e da Federação Norte-rio-grandense de Vôlei.

- É a primeira vez que estou vendo ele. É importante o incentivo. A gente está jogando aqui e lutando com todas as dificuldades, e vendo ele que veio de longe só para prestigiar a gente. É um incentivo muito grande. Muita gente veio aqui só para vê-lo - disse a jogadora.

Ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992 e Atenas 2004, Maurício acredita que essa fase vivenciada por cada jogador no Campeonato Interiorano é preciosa na modulação de suas escolhas pessoais e na formação de valores. O ídolo foi o responsável por entregar as medalhas e troféus durante as finais.

- Curtam muito esse momento. É muito importante. O esporte engrandece muito, seja ele qual for. E vocês que estão nessa fase têm que aproveitar, independentemente se vai ser atleta de alto nível ou não. Os valores que aprendem dentro de quadra, que o esporte dá, são fundamentais para a formação de caráter das pessoas, do cidadão - aconselhou o ex-levantador.

Afrânio Aurélio, um dos membros da comissão organizadora do Interiorano, vislumbra o evento como uma alternativa de difusão do vôlei no interior e uma maneira de gerar oportunidades aos que sonham em seguir no esporte. 

- É a primeira vez que vem um atleta de renome nacional. Maurício é de uma geração campeã, isso motiva os atletas a pensarem que podem chegar onde ele chegou. A imagem que nós temos é que estes ídolos que vemos pela televisão são deuses, mas não são. São pessoas de carne e osso como nós, que tiveram uma oportunidade na vida e aproveitaram, chegaram onde chegaram com trabalho; aproveitaram a oportunidade que foi dada. O caminho é árduo, mas não quer dizer que não possam tentar. Temos bons atletas no interior. Essa competição interiorana é uma congregação da modalidade voleibol no estado e não deixa de ser um sonho dessa garotada chegar a uma seleção brasileira - incentivou Afrânio.

* Estagiária sob supervisão de Augusto César Gomes.

Por Júlia Carvalho via Portal No Ar Foto: Júlia Carvalho

Athirson faz indicações ao Alecrim e cita Imperador: "Adriano é meu amigo"

Alecrim - Athirson Mazzoli, técnico - Osvaldo Trigueiro, presidente (Foto: Diego Simonetti/Blog do Major)

A apresentação de Athirson Mazzoli ao Alecrim provocou um burburinho entre os torcedores, conselheiros e a imprensa. Questionado sobre as indicações que fará ao Verdão para reforçar a equipe para a disputa do Campeonato Potiguar, o técnico alviverde disse que poderia indicar o atacante Adriano Imperador, com quem jogou no Flamengo no início dos anos 2000. O jogador não atua desde o dia 14 de maio, quando disputou um amistoso pelo Miami United contra o Las Vegas City nos Estados Unidos.

O Verdão aposta em um elenco formado por atletas jovens. A direção acertou com 90% do atual grupo e passou a responsabilidade dos 10% para Athirson. O treinador disse, em coletiva para a imprensa, que, se dependesse dele, traria Adriano Imperador, mas ponderou sobre as condições físicas do jogador. Com um baixo orçamento para a montagem do elenco, a contratação seria usada como uma ferramenta de marketing para a captação de patrocínios. No entanto, o custo-benefício com a aquisição do atacante de 34 anos, é visto como arriscado. 

- Eu estou vendo (as indicações de reforços) mais em função das condições do clube. É claro que eu poderia chegar aqui e dizer que eu quero trazer o Adriano. O Adriano é meu amigo, ele está parado há um tempão, mas é bom para o clube por imagem, mas será que ele está apto para entrar em campo? É uma coisa que a gente tem que pensar muito. Se eu traria ele hoje? Hoje eu não sei como ele está, porque tem um bom tempo que ele não atua como profissional. Estava no futebol dos Estados Unidos recentemente, mas estou dando exemplo de como a gente precisa pensar para os dois lados, para dentro de campo e para a diretoria. É viável? Hoje eu tenho indicado muitos jogadores que atuaram comigo recentemente e que vi um retorno muito bom. Daí, depende muito da diretoria se é viável ou não e se financeiramente cabe no orçamento do clube - declarou.

Para reforçar o ataque alviverde, Athirson revelou que chegou a negociar com o atacante Marcelo Macedo, de 33 anos, com quem trabalhou no Flamengo-PI e acumula passagens por Fluminense, Flamengo, Madureira, Ipatinga e CRB. O atacante disputou a terceira divisão do Campeonato Carioca pelo Serrano e, com o acesso à segunda divisão, renovou o contrato com o clube da cidade de Petrópolis. O contato chegou a ser passado para o presidente Osvaldo Trigueiro, mas as negociações não avançaram.

- O atacante Marcelo Macedo é um jogador interessante. É um atacante que tem um currículo no Flamengo, no Fluminense, foi muito bem comigo no Flamengo-PI. Esse é um jogador que até eu poderia indicar. Já conversei com ele, mas ele não tem essa possibilidade de vir, porque está em outro projeto no futebol carioca na segunda divisão - completou Athirson.

Por Jocaff SouzaNatal Foto: Diego Simonetti

Campeonato Potiguar de Beach Soccer conhece duelos das semifinais

André Bigode América-RN beach soccer (Foto: Canindé Pereira/Divulgação)

As semifinais do Campeonato Potiguar de Beach Soccer estão definidas. Galinhos x Guamaré e Nova Cidade x América-RN são os confrontos confirmados para terça-feira, a partir das 19h30, na Arena Pirangi, em Natal.

A primeira fase da competição chegou ao fim na noite desta segunda-feira. A oitava e última rodada teve apenas dois jogos. O Castelo Branco goleou o Independente por 4 a 1 e Guamaré bateu o Alecrim por 5 a 3 para garantir a classificação.

Galinhos terminou na primeira posição do Grupo A, seguido pelo América. No Grupo B, a liderança ficou com Nova Cidade, com Guamaré em segundo.

O ex-seleção brasileira André Bigode, do América, é o artilheiro do estadual até o momento, com nove gols. Xexéu, de Guamaré, tem seis, e Miguel, de Galinhos, tem cinco.

Por GE RN Foto: Canindé Pereira