sexta-feira, 22 de abril de 2016

Vem aí Matutão 2016: Conquista do Matutão deu nome ao Estádio 09 de Janeiro em Pau dos Ferros

Centenário Campeão Matutão/1972 Em pé: Toinho, de Sula, Varela, Salvino, Aldemir, Manoel e Diassis. Agachados: Derval, Edilson, Bobô, Butiginha e Chiquinho.

O Campeonato de Futebol Matutão é cercado de muitas histórias, seria preciso um livro com milhões de páginas para poder comportar todas. Nesta foto está o time do Centenário Campeão Matutão/1972 – Esq. p/ Dir. Em pé: Toinho, de Sula, Varela, Salvino, Aldemir, Manoel e Diassis. Agachados: Derval, Edilson, Bobô, Butiginha e Chiquinho.

Leio no Blog Futebol de Pau dos Ferros do amigo Nathanzinho, que o nome do Estádio 09 de Janeiro, é uma homenagem a conquista do Campeonato Matutão de 1972 pelo Clube Centenário Pauferrense, time que representava a cidade na competição, o título conquistado justamente no dia 09 de janeiro, uma data histórica para a cidade.

O Estádio foi inaugurado no dia 28 de janeiro de 1972. De todas as referências ao Matutão, essa talvez seja a maior de todas, muito embora não possamos esquecer dos tantos craques que surgiram por causa do Matutão. Salvino, (foto), goleiro campeão pelo Clube Centenário Pauferrense (foto), foi a primeira revelação dentre muitas.

09 de janeiro de 1972, o Centenário de Pau dos Ferros, sagrou-se campeão invicto do Matutão ao derrotar o Cruzeiro de Macaíba por 2 a 1 no Estádio Juvenal Lamartine em Natal.

Lembrando que o goleiro Salvino foi o primeiro jogador do Matutão a ingressar no futebol profissional, sendo Campeão Estadual pelo ABC de Natal e pelo Fortaleza/CE.

Veja também:

Fonte São Gonçalo Esportes

SEEL divulga tabela da IV Copa Garoto Bom de Bola; confira

Fim de semana conta com 14 jogos (Foto: Arquivo/Secom)

A coordenação de esportes da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte (SEEL-RN) divulgou a tabela geral dos jogos da IV Copa Escolar de Futebol Garoto Bom de Bola – 12 a 14 anos.

Com mais de 600 atletas, 30 seleções municipais participarão da competição. A estreia está marcada para o dia 7 de maio. A final será no dia 29 do mesmo mês.

Os jogos serão realizados em Arez, Baía Formosa, Serrinha, São Paulo do Potengi, João Câmara, Santa Cruz, Currais Novos, Angicos e Natal.

Os municípios participantes são: Arez, Goianinha, Nísia Floresta, São José de Mipibu, Baía Formosa, Brejinho, Pedro Velho, Santo Antônio, Serrinha, Boa Saúde, Passagem, Várzea, São Paulo do Potengi, Serra Caiada, Ielmo Marinho, João Câmara, Parazinho, Taipu, Jardim de Angicos, Santa Cruz, São José do Campestre, Japi, Currais Novos, Lagoa Nova, Jucurutu, Angicos, Lajes, Pendências, Santana do Matos e Natal.

Confira a tabela completa:

Por Portal No Ar Esportes Foto: Arquivo/Secom

Em Natal, amigos vibram com vaga de Marcos Macedo para o Rio 2016

Torcida de Marcos Macedo em Natal (Foto: Divulgação)

Amigos de Marcos Macedo se reuniram em uma lanchonete de Natal para acompanhar a final dos 100m borboleta do Troféu Maria Lenk pela televisão, todos ansiosos pela classificação do nadador para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Na prova disputada no início da noite de quarta-feira, o potiguar não foi bem e acabou na última posição. Por outro lado, a festa veio com a confirmação da vaga, graças à marca de 52s17, obtida em dezembro de 2015. É o primeiro atleta do Rio Grande do Norte garantido nas Olimpíadas deste ano.

A presidente da Federação Aquática Norte-rio-grandense, Rosileide Brito, acompanha a carreira de Marcos Macedo desde o início e se emocionou com a conquista. "Galega", como é conhecida, também vibrou com a classificação do "meio potiguar" Bruno Fratus nos 50m livre. Nascido em Macaé, ele começou a competir em Natal, onde a família morou.

- A natação do Rio Grande do Norte viveu hoje (quarta-feira) o maior momento de todos os tempos. Eu só tenho que agradeceu a Deus de ter me dado a oportunidade de ver isso - declarou Galega, que destacou o apoio que o atleta recebeu dos pais Aigara e Marcelo, e dos professores João Cruz e Rodrigo Vilar.

A nadadora Gisele Simplício lembrou que o amigo precisou adiar os planos de concluir a faculdade de medicina para se dedicar aos treinamentos, e agora poderá concretizar o sonho de disputar as Olimpíadas.

- A superação sempre esteve presente na rotina dele. Só quem o acompanha diariamente sabe o quanto ele lutou e se sacrificou, tendo que abrir mão da família, tendo que trancar a faculdade de medicina para ir atrás do sonho dele - comentou.

Fonte GE Natal Foto Divulgação

Classificação na Copa do Brasil garante paz no ABC para a decisão

ABC x Goianésia Jones Carioca (Foto: Frankie Marcone/ABC)

A classificação para a segunda fase da Copa do Brasil deixa o ABC com moral para encarar o América-RN na final do Campeonato Potiguar. Quem diz isso é o próprio técnico do Alvinegro, Geninho. Segundo o treinador, ele já havia tocado no assunto antes mesmo do confronto com o Goianésia e lembrou que, se não conquistasse a vaga na segunda fase, o elenco teria que trabalhar sob pressão na preparação para os dois jogos decisivos.

- Nós abordamos isso até na palestra. Eu disse que uma classificação dentro da Copa do Brasil faria com que a equipe fosse para a final com moral. Uma moral mais elevada. Se você vai desclassificado, você vai cobrado. Nós vamos ficar agora, praticamente, 10 dias trabalhando. Em cima de uma desclassificação seria complicado porque você iria trabalhar em cima de crítica, de desconfiança. Será que esse time vai? Será que esse time não vai? Agora, se você trabalhar em cima de um resultado positivo, você trabalha mais tranquilo, você cria uma expectativa diferente em relação ao próprio torcedor. Então é sempre muito bom vencer quando você está partindo para uma decisão. Teve uma importância muito grande esse resultado - analisou.

Depois de garantir vaga na segunda fase da Copa do Brasil, o Mais Querido aguarda a definição do adversário que sairá do confronto entre América-RN e Gama. A definição da data dos jogos entre as duas equipes depende ainda da avaliação da CBF.

Os jogos da final do Campeonato Potiguar estão marcados para os dias 1º e 8 de maio. Com mando do América-RN, o primeiro encontro será na Arena das Dunas, às 16h. Por ter feito maior número de pontos na soma dos turnos, o ABC terá a vantagem de fazer o segundo jogo no Estádio Frasqueirão.

Fonte GE RN Foto: Frankie Marcone/ABC

Thiago Potiguar do América-RN inicia período de transição e diz que quer jogar a decisão

Thiago Potiguar quer voltar a jogar (Foto: Canindé Pereira/América FC)

O atacante Thiago Potiguar foi liberado pelo Departamento Médico para o período de “transição”, que consiste em trabalhos de fortalecimento muscular juntamente com os fisioterapeutas e preparadores físicos.

Ainda sem previsão de quando poderá trabalhar “com bola”, o atleta vive a expectativa de já poder atuar na primeira partida da final do Campeonato Potiguar, contra o ABC, no dia 1º de maio.

“É muito ruim ficar de fora. Você se sente preso por querer ajudar e não poder. Estou seguindo toda a orientação do doutor (médico) para ficar 100% e jogar a final. Eu quero jogar. Quero ir pra final e vou fazer de tudo para entrar em campo e ajudar os meus companheiros”, afirmou.

Thiago Potiguar está fora desde o dia 20 de março, quando deixou o gramado do Frasqueirão, no empate com o ABC, com dores na panturrilha.

Por Portal No Ar Foto: Canindé Pereira/América FC

‘Tivemos uma boa conversa, nada demais’, relatou Higo Cesar sobre encontro com Benjamin Machado

Foto: Reprodução/twitter

Um dos nomes da lista de treinadores especulados para comandar o Potiguar no Campeonato Brasileiro da Série D, e que parecia escanteado, ganhou força nas últimas horas após encontro com o presidente do clube, Benjamin Machado, na última quarta-feira, 20.

Higo Cesar, que treinou o Globo no Campeonato Estadual, conversou com o mandatário alvirrubro e um dos pontos foi a participação da equipe na competição nacional.

Em contato com a reportagem na manhã desta quinta-feira, 21, Higo informou que estava vindo de Fortaleza e parou em Mossoró. Nessa parada houve o encontro com Benjamin, mas ele garante que não acertou com o Potiguar para o torneio.

“Não (indagado se tinha acertado com o Potiguar). Apenas uma conversa, nada demais. Estava voltando de Fortaleza e parei em Mossoró. Acabei me encontrando com Benjamin batemos um papo. Tivemos uma boa conversa. Quem sabe pode acontecer de Higo Cesar ir trabalhar em Mossoró”, relatou Higo ao blog nesta manhã.

Os rumores de um acerto entre as partes surgiram logo após o treinador postar em sua conta pessoal no twitter que estava saindo de Mossoró, voltando a Natal, na companhia de Lupércio Segundo, membro também da diretoria alvirrubra.

Vale destacar que o presidente Benjamin Machado também mantém contato com o treinador Emanoel Sacramento, que confirmou ao blog, em duas oportunidades, já ter conversado com o presidente do clube sobre comandar o Potiguar na Série D.

Nesta lista ainda constava o nome de Bira Lopes, que treinou a equipe no Campeonato Estadual, e, momentaneamente, descartado pela diretoria, e Fernando Tonet, que fez um bom trabalho a frente do Alecrim no certame estadual, inclusive levando a equipe a final do segundo turno.

Fonte F9.Net

Globo mantém base e se reforça para a Série D

luzinho lopes

Um dos representantes do Rio Grande do Norte na Série D, o Globo de Ceará Mirim, não fará passeio na competição nacional, pelo menos se depender do planejamento do clube.

Foi o que ficou evidenciado nas palavras do técnico Luizinho Lopes, durante entrevista concedida ao programa Arena, da TV Ponta Negra, nesta quinta-feira (21).

Entre outros detalhes, o profissional revelou que o clube deve perder poucos jogadores da base que disputou recentemente o Campeonato Potiguar. As reposições, que já começaram com a contratação do volante Niander, egresso do Velo Clube, de São Paulo, serão pontuais.

O técnico do Globo entende que o clube precisa ascender à Série C do Brasileiro.

Confira os principais pontos da entrevista de Luizinho Lopes:
Elenco para o Brasileiro
“Como o Globo é de um único dono, a maioria dos jogadores pertence a ele e ao Globo nós temos praticamente um elenco formado. Vamos ter de quatro a cinco baixas em relação ao Estadual, e dos que vinham jogando no time principal, a baixa é o Rivaldo que vai para o México, e estamos trazendo mais quatro ou cinco jogadores mais experientes, sobretudo para os setores defensivos, mas do onze que vinha jogando perdi apenas o Rivaldo”.

Luisão
“Este atacante foi contratado no inicio do ano, sofreu uma fratura ainda na pré-temporada e não jogou. As informações que recebi da comissão técnica foram as melhores, e ele continua no elenco e vai ser uma opção para o Brasileiro. Tratando de Série D, já participei como auxiliar no Remo, cada jogo é uma estratégia, e o Luisão é um jogador de referência, muito forte e será importante em certos jogos. Temos o Vavá que é muito técnico e com Luisão muda a característica de um nove para a gente”.

Integração base/profissional
“O objetivo principal do Globo é vender jogadores, apresentar jogadores para o mercado, porém para que este projeto funcione, para que o jogador apareça é preciso uma equipe bem competitiva. A prioridade total é treinar a equipe principal, mas vamos buscar um trabalho uniforme e integrado com as bases. O Globo precisa chegar na Série C”.

Fonte F9.Net

Confira os confrontos das oitavas de final da Libertadores

Corinthians foi o melhor brasileiro da primeira fase da Libertadores (Foto: Agência Corinthians/Divulgação)

A fase de grupos da Copa Libertadores foi encerrada na noite desta quinta-feira e definiu de vez os confrontos das oitavas de final. Último brasileiro a avançar, objetivo conquistado com o empate por 1 a 1 com o The Strongest nesta noite, em La Paz, o São Paulo, vice-líder do Grupo 1, com nove pontos, terá como próximo adversário o Toluca, do México, que foi o líder do Grupo 6, com 13. Com melhor campanha, os mexicanos terão a vantagem de fazer o duelo de volta em casa.

Já o Corinthians, que na noite da última quarta-feira goleou o Cobresal por 6 a 0, no Itaquerão, e fechou o Grupo 8 na liderança isolada, com 13 pontos, irá encarar o Nacional, do Uruguai, nas oitavas de final. Os uruguaios ficaram na vice-liderança do Grupo 2, com nove pontos, um à frente do eliminado Palmeiras.

Até os duelos desta quinta-feira, o Corinthians ainda tinha uma chance de encarar o Deportivo Táchira, da Venezuela, nas oitavas mas isso só ocorreria se o Trujillanos vencesse o River Plate, em Buenos Aires, no outro jogo da rodada final do Grupo 1 – a equipe argentina venceu o confronto por 4 a 3 e eliminou essa possibilidade.

Com melhor campanha, os corintianos terão a vantagem de decidir em casa no duelo de volta com o Nacional. O mesmo vale para o Atlético-MG, que terminou esta fase da Libertadores na ponta do Grupo 5, com 13 pontos, e medirá forças com o Racing, vice-líder do Grupo 3, com nove pontos.

Outro brasileiro garantido nas oitavas de final, o Grêmio terá de decidir a sua sorte fora de casa no confronto de volta. Vice-líder do Grupo 6, com 11 pontos, o time gaúcho terá pela frente o Rosario Central, líder do Grupo 2, também com 11 pontos.

Atual campeão da Libertadores e líder isolado do Grupo 1, com 11 pontos, o River Plate pegará o Independiente del Valle, do Equador, que foi segundo colocado do Grupo 5 e outro que somou 11 pontos nesta fase.

Confira os confrontos das oitavas de final da Libertadores
Atlético Nacional-COL x Huracán-ARG
Rosario Central-ARG x Grêmio
Atlético-MG x Racing-ARG
Toluca-MEX x São Paulo
Pumas-MEX x Deportivo Táchira-VEN
River Plate x Independiente del Valle-EQU
Corinthians x Nacional-URU
Boca Juniors x Cerro Porteño-PAR

Por Estadão Conteúdo Foto: Agência Corinthians/Divulgação