sábado, 12 de setembro de 2015

Estadual de Handebol de Areia terá terceira etapa na cidade de Rio do Fogo

Competição acontece na praia de Rio do Fogo (Foto: Max Mafaldo)

O município de Rio do Fogo, a 79 km de Natal, recebe neste fim de semana a terceira etapa do Circuito Estadual de Handebol de Areia. A competição organizada pela Federação Norte-Rio-Grandense de Handebol (FNH) reúne 14 equipes que jogarão em uma arena montada especialmente para o evento.

Os jogos, que serão disputados nas categorias masculino e feminino adulto, começam neste sábado (12), a partir das 18h. O encerramento está previsto para ocorrer na manhã do domingo (13).

A FNH vem distribuindo as cinco etapas da competição nas praias do litoral potiguar. A primeira aconteceu em Natal, na praia do Meio, e a segunda foi realizada na praia de Barra de Maxaranguape.

A quarta e também a quinta etapa terão a capital potiguar, novamente, como cenário do torneio. Porém, o certame ainda não conta com datas definidas.

Fonte Portal no Ar Foto: Max Mafaldo

Governo do RN vai à justiça por desocupação do Juvenal Lamartine

Estádio Juvenal Lamartine, em Natal - fotos mês setembro (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)

O Governo do Rio Grande do Norte vai acionar a justiça para exigir a desocupação do Estádio Juvenal Lamartine, no bairro do Tirol, em Natal. Segundo a procuradora do Patrimônio e Defesa Ambiental do Estado, Marjorie Madruga, a medida deve ser tomada no início da próxima semana. Em agosto, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) enviou uma notificação extrajudicial à Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) para que a entidade deixasse o imóvel em um prazo de 30 dias. Esse período terminou na última quarta-feira.

- Esse prazo terminou na quarta-feira e vista a insistência da Federação em permanecer ocupando o imóvel de forma irregular, o Estado vai entrar com uma ação judicial para promover a descupação. Isso é necessário para que possamos fazer a execução do projeto de restauração e readequação, que prevê um espaço de uso comum para a sociedade - disse a procuradora Marjorie Madruga.

Por outro lado, o presidente da FNF, José Vanildo, afirma que não tem intenção de desocupar o imóvel e que a postura da Federação é de permanecer utilizando o estádio, onde atualmente acontecem partidas do Campeonato Potiguar Sub-19.

- Não existe prazo e não tenho razão para deixar o estádio - afirmou, sucintamente, o presidente.

A PGE reconheceu o local como patrimônio histórico, cultural, esportivo e arquitetônico da cidade de Natal, citando a decisão judicial que determina que o Estado promova ações de preservação e conservação no imóvel. No último mês, o Governo anunciou que pretende implantar o projeto de restauração e requalificação do bem imóvel, com o objetivo de adequá-lo aos interesses da sociedade potiguar, transformando-o em uma praça parque.

Fonte GE RN Foto: Jocaff Souza

Judson e mais três desfalcam o América contra o Cuiabá no domingo

Volante Judson desfalca o América (Foto: Wellington Rocha/ PortalNoar)

O técnico Roberto Fernandes divulgou a lista de relacionados para o jogo do próximo domingo (13) contra o Cuiabá. Ao todo, o treinador convocou 20 jogadores para a partida válida pela 16ª rodada da Série C que acontecerá na Arena Pantanal, no Mato Grosso.

Pela primeira vez neste Campeonato Brasileiro, o volante Judson não aparece na relação. O jogador recebeu cartão amarelo no último jogo, contra o Fortaleza-CE, e cumprirá suspensão automática. O meia Cascata que também foi amarelado na partida é mais um desfalque na equipe.

O atacante Thiago Potiguar também não viaja para o Mato Grosso. O atacante foi punido com um jogo de suspensão após ter sido flagrado agredindo um jogador adversário na partida contra o Vila Nova-GO, pela quinta rodada do Brasileiro.

O zagueiro Flávio Boaventura segue em tratamento intensivo no Departamento Médico e só deve voltar à equipe em uma possível classificação americana para as quartas de final da competição nacional.

O América está no G4 do Grupo A da Série C, na quarta colocação, com 25 pontos. Já o Cuiabá ocupa a oitava posição com 15 pontos conquistados.

Confira a relação completa:
Goleiros: Renan Rocha e Pantera;
Laterais: Rafael Estevam, Arthur Henrique e Nininho;
Zagueiros: Zé Antônio Potiguar, Bruno Maia e Cléber;
Volantes: Léo Gago, Regis, Zé Antônio Paulista, Rafael Vitor e Maguinho;
Meias: Álvaro, Reis, Bruno Farias e Mateuzinho;
Atacantes: Gláucio, Adriano Pardal e Max.

Fonte Portal no Ar Foto: Wellington Rocha

Com 90% de chance de cair, técnico do ABC admite: "Estamos no abismo"

ABC - Hélio dos Anjos - jogadores (Foto: Divulgação/ABC)

Sem vencer há 13 jogos, o ABC amarga a última posição na tabela de classificação da Série B do Brasileirão. O técnico Hélio dos Anjos, que ainda não ganhou uma partida desde que assumiu o comando da equipe há cinco rodadas, defende que a reação para fugir do rebaixamento deve começar neste sábado dia 12, quando o Alvinegro enfrenta o CRB.

- Estamos no abismo. Nós somos o último colocado e essa é uma realidade. Eu não tenho como tapar o sol com a peneira. Os números da minha equipe mostram porque estamos no último lugar. Mas a situação tem que ser momentânea. Temos que buscar, a partir do jogo de sábado, essa condição - afirmou.

Apesar da má fase do Mais Querido, que não sai de campo com três pontos desde o dia 7 de julho, o treinador admite que está muito feliz em comandar o ABC e se diz satisfeito com o grupo, embora faça uma ressalva.

- Quero deixar bem claro que nós temos um grupo que me satisfaz na dinâmica, na determinação, no comportamento, na identidade com o trabalho. Não tenho nada a reclamar nesse sentido. Mas nós estamos deixando a desejar, estamos deixando o adversário crescer no jogo e isso não pode acontecer - disse.

O ABC tem 90% de chance de ser rebaixado e, para piorar a situação, terá desfalques para o confronto deste sábado, na Arena das Dunas. Edno e Rafinha desfalcam o time por 10 dias e não encaram o CRB e o Paysandu.

Fonte GE RN Foto: Divulgação/ABC

Reunião decreta criação da Liga Sul-Minas-Rio

Eduardo Bandeira de Melo, presidente do Flamengo, dá passo para romper com a Federação Carioca

A Liga Sul-Minas-Rio está oficialmente criada. Um encontro realizado na manhã de ontem, na sede do Flamengo, no Rio, selou a criação da entidade com a presença de 13 clubes. Ela é apontada como o primeiro passo para a criação de uma liga de alcance nacional. Agora, tentará viabilizar um campeonato já para a próxima temporada, que contaria com a participação de dez equipes.

Para isso acontecer, porém, será necessário o aval da CBF. A entidade, que já divulgou o calendário do futebol para o próximo ano, não parece muito disposta a apoiar a competição. Mas os dirigentes presentes à reunião desta quinta-feira não creem em impedimento, já que a CBF estaria comprando briga com pelo menos metade dos clubes da Série A.

“Na última reunião da diretoria (da CBF), na semana passada, o presidente Marco Polo Del Nero demonstrou não estar muito interessado em apoiar a Copa Sul-Minas, mas ele tem que entender que vai enfrentar dez clubes fortes, dez clubes que praticamente são 50% da Série A. Como ele vai enfrentar esses dez clubes, que estão resolvidos e não vão abrir mão?", questionou Delfim de Pádua Peixoto Filho, presidente da Federação Catarinense de Futebol e vice-presidente eleito da CBF. Ele foi o único presidente de federação estadual na reunião.

A nova liga conta com Internacional, Grêmio, Avaí, Figueirense, Criciúma, Joinville, Chapecoense, Atlético-PR, Coritiba, Atlético-MG, Cruzeiro, além de Flamengo e Fluminense. Gilvan Tavares, que dirige o Cruzeiro, foi escolhido presidente da liga e Nilton Machado, do Avaí, será o vice. 

Tavares destacou que a Liga Sul-Minas-Rio, mais do que organizar um campeonato que almeja ser rentável, serve também como embrião para uma liga de alcance nacional. "Acho que é um passo gigantesco. Temos a pretensão, e acredito que outros clubes do futebol brasileiro estejam pensando da mesma forma. É assim no mundo onde o futebol deu certo, como Espanha, Itália, Inglaterra e Alemanha." 

Para ser viabilizada, a competição usará no mínimo sete datas no primeiro semestre do próximo ano. Segundo os dirigentes, a copa não atrapalharia o andamento dos estaduais. O torneio seria disputado pelos treze integrantes da nova Liga.

Fonte Tribuna do Norte Foto Junior Santos

Equipes de futsal jogam por vaga na fase final dos Jerns

Equipes das categorias mirim, infantil e juvenil participam das disputas (Foto: Divulgação)

A triagem no Futsal dá início à última fase da etapa classificatória dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jerns). A seleção no Futsal começou na manhã desta quinta-feira (10) no Ginásio de Esportes Marcelo Carvalho, no bairro de Candelária.

As disputas envolvem equipes das categorias mirim, infantil e juvenil de escolas estaduais, municipais e particulares de Natal. O processo é necessário no Futsal por ser a modalidade que reúne o maior número de equipes participantes na competição.

Os melhores colocados na triagem garantem acesso à fase final do Jerns. A abertura da última fase do certame está prevista para começar no dia 15 de outubro, envolvendo os atletas e equipes classificados nas regionais no interior do Estado e de Natal.

Os Jerns, considerado o maior certame do gênero no Brasil, são organizados pelo Governo do RN, através da Coordenadoria de Desporto da Secretaria da Educação e da Cultura (SEEC).

Fonte Portal no Ar Foto: Divulgação