quinta-feira, 17 de outubro de 2013

FNV prepara o Super Interiorano de Voleibol


O Super Interiorano se inicia no próximo mês e a procura dos municípios potiguares em participar surpreende os mais otimistas conhecedores do esporte amador do Estado. Mais de 80 municipalidades já entraram em contato com a FNV - Federação Norte-rio-grandense de Voleibol -, confirmando a participação.

O evento é o primeiro passo para a consolidação do calendário estadual da modalidade, complementando outras parcerias que estão sendo negociadas entre a federação e as secretarias municipais de esporte. “O Super Interiorano, juntamente com outras ações em andamento, marca o renascimento do voleibol do Estado que, como outros esportes, vem sendo dizimado na última década, por falta de equipamentos esportivos disponíveis e apoio do poder público.

O forte interesse dos municípios está se dando também pela carência de eventos esportivos no interior do Rio Grande do Norte e pela credibilidade e competência da federação em organizar grandes eventos”, afirma Igor Ribeiro Dantas, presidente da entidade.

A primeira região do RN a receber o Super Interiorano será a do Seridó, cuja sede será a cidade de Caicó. Mais de 16 municípios da região já demonstraram interesse em participar. Vale salientar que somente 12 municípios que primeiro se inscreverem e pagarem as taxas de inscrição participarão da competição.

Por Francisco Rocha da FNV via Esporte Amador

ABC iguala Palmeiras com maior sequência de vitórias da Série B


Com a vitória por 2 a 0 sobre o São Caetano, na terça-feira, o ABC chegou ao sexto triunfo consecutivo na Série B e igualou o líder Palmeiras com a maior sequência da competição. A arrancada não só tirou o alvinegro da lanterna - posição que ocupou por 22 rodadas -, mas livrou a equipe do temido Z-4, com cinco pontos de vantagem para a "turma da degola". Toda essa "revolução" no Mais Querido começou após a contratação do técnico Roberto Fernandes e de 16 reforços.


O zagueiro Lino, autor do primeiro gol contra o Azulão, está no clube desde o início do ano e viveu a má fase do time. É justamente por isso que ele pede para o elenco manter os pés no chão e continuar focado no objetivo de permanecer na Segundona. De acordo com o defensor, só é permitido relaxar após o encerramento do campeonato.

- Já são seis vitórias consecutivas, mas não podemos relaxar e deixar perder o nosso foco. Ainda não conseguimos o nosso objetivo, que é garantir a permanência na Série B, e vamos seguir trabalhando firme para continuarmos conquistando os resultados necessários - disse.

O Palmeiras construiu a sua sequência de vitórias entre as rodadas 11 e 16, quando derrotou Icasa, Bragantino, São Caetano, Paraná, Joinville e Paysandu. Foi justamente nesse período que o Verdão assumiu a liderança do Brasileiro, onde permanece com folga até agora. O time tem 72,2% de aproveitamento, contra 40,2% do ABC. Mas, se for considerado apenas o returno, o alvinegro potiguar soma 70%, índice digno de G-4. E as vitórias sobre Chapecoense, Boa Esporte, Atlético-GO, Palmeiras, Joinville e São Caetano contribuíram muito para esse número.

O Alvinegro potiguar ainda terá a chance de superar a marca do Verdão no próximo sábado, quando recebe o Guaratinguetá no Estádio Frasqueirão, em Natal. O duelo está marcado para as 16h20.

Confira a arrancada do ABC na Série B:
21/09, 24ª rodada - ABC 2 x 0 Chapecoense
28/09, 25ª rodada - ABC 3 x 1 Boa Esporte
01/10, 26ª rodada - Atlético-GO 0 x 1 ABC
05/10, 27ª rodada - ABC 3 x 2 Palmeiras
08/10, 28ª rodada - Joinville 1 x 2 ABC
15/10, 30ª rodada - ABC 2 x 0 São Caetano

Fonte Globo Esporte Natal

Fifa divulga ranking, e cabeças de chave da Copa de 2014 são definidos


Estão definidas as oito seleções que encabeçarão cada um dos grupos da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Como já previamente informado pela Fifa, o critério utilizado foi a posição dos selecionados no ranking da entidade do mês de outubro. E ele foi divulgado nesta quinta-feira, revelando, então, as equipes que serão cabeças de chave do Mundial do ano que vem.
Além do Brasil, país sede, as sete melhores colocadas na lista foram as eleitas. Assim, Espanha (1º), Alemanha (2º), Argentina (3º), Colômbia (4º), Bélgica (5º) e Suíça (7º) já estão garantidas no Pote 1 do sorteio que será realizado em 6 de dezembro, na Costa do Sauípe, Bahia.

O Uruguai, sexto melhor colocado no ranking, ainda terá de disputar a repescagem contra a Jordânia para se garantir na Copa. Caso carimbe o passaporte para o Brasil, também será cabeça de chave. Se for eliminado, porém, a Holanda herdará a vaga no principal pote do sorteio. Isto porque a Laranja Mecânica é a atual oitava colocada na lista da Fifa, apenas 0,34 pontos a frente da Itália, nona melhor posicionada.

Curiosamente, potências da história das Copas do Mundo, como a própria Azzurra (tetracampeã), Inglaterra e França - caso se classifique - (ambas com um título), não serão cabeças de chave e correrão o risco de cair em grupos com seleções mais fortes. Por outro lado, selecionados com menos tradição, como Colômbia, Suíça e Bélgica podem ter sua vida facilitada na primeira fase da Copa do Mundo de 2014.

O sorteio para a definição dos grupos do Mundial do Brasil será realizado em 6 de dezembro, na Costa do Sauípe, Bahia. As 32 seleções serão dividas em quatro potes (de acordo com o continente a quem pertencem e ao ranking da Fifa) e distribuídas nas oito chaves. Assim, com exceção da Europa, que possui 13 vagas para o principal torneio de futebol do mundo, não será possível que duas equipes do mesmo continente ocupem a mesma chave.

Até aqui, 21 seleções já garantiram vaga para a Copa. Além do Brasil, país-sede, Holanda, Itália, Bélgica, Suíça, Alemanha, Rússia, Bósnia, Inglaterra, Espanha, Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Estados Unidos, Costa Rica, Honduras, Austrália, Japão, Coreia do Sul e Irã já têm presença certa no Mundial de 2014.

Ainda restam cinco vagas para a África, quatro para a Europa, uma para o vencedor de Uruguai x Jordânia, e a última para quem passar de Nova Zelândia x México. Portanto, as 32 classificadas só serão conhecidas no dia 20 de novembro, quando será encerrada a disputa das repescagens.

Confira a lista com os principais colocados no ranking (cabeças de chave em negrito):

1º Espanha 1513
2º Alemanha 1311
3º Argentina 1266
4º Colômbia 1178
5º Bélgica 1175
6º Uruguai 1164
7º Suíça 1138
8º Holanda 1136 (0,95)
8º Itália 1136 (0,61)
10º Inglaterra 1080
11º Brasil 1078
12º Chile 1051
13º EUA 1040
14º Portugal 1036
15º Grécia 983

Fonte Gazeta Esportiva

ABC é absolvido em julgamento no STJD e pagará multa de R$ 30 mil


Após julgamento com mais de uma hora de duração, o ABC foi absolvido no Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O time potiguar foi a julgamento na noite desta quarta-feira (16) pela 3ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro, pelos incidentes ocorridos antes da partida com o Palmeiras, no Estádio Frasqueirão, no último dia 5 de outubro. O time foi punido apenas com uma multa estipulada em R$ 30 mil no artigo 211, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, por não garantir a segurança para realização do evento. Ainda cabe recurso pelo clube.

O Alvinegro foi denunciado pelo procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, nos artigos 206 (atraso no início da partida), 211 (não garantir a segurança para realização do evento) e 213 (não prevenir desordem ou invasão de campo) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). No primeiro e no último, o time foi absolvido. Na denúncia relacionada ao artigo 23 (não apresentar laudos) do Estatuto do Torcedor, que poderia oferecer a pena mais dura dentre todas, como interdição da praça esportiva por seis meses, a citação acabou descaracterizada.

O ABC montou uma verdadeira força-tarefa para o julgamento desta quarta-feira. Além do vice-presidente Jurídico do clube, José Wilson, ainda acompanharam o presidente Rubens Guilherme Dantas e o advogado André Ribeiro, de São Paulo, contratado pontualmente para a defesa neste caso. Ele, inclusive, já atuou na defesa do meia Oscar, do Chelsea e da Seleção Brasileira, quando o atleta foi disputado pelo São Paulo e Internacional.

Defesa elogiada
O julgamento começou com a leitura da denúncia pelo relator do processo no STJD, Francisco Pessanha. Após quase 10 minutos com a apresentação da denúncia, foi apresentada prova em vídeo pelo procurador Rafael Vanzin que exibia cenas de torcedores se aglomerados próximos ao portão C e escalando alambrando durante tumulto, alvo do julgamento.

Em seguida, a defesa tentou exibir um vídeo com imagens, mas o disco não funcionou no aparelho de DVD do tribunal. Um pen-drive de um dos advogados do Alvinegro resolveu o problema. Vanzin contestou prova de vídeo da defesa abecedista e criticou a tentativa de contestar as imagens, que segundo ele, comprovam a superlotação.

Na sequência, foi a vez da defesa abecedista falar pelo clube. Um dos itens contestados foi número presente no Cadastro Nacional de Estádios que aponta para a capacidade de 15.082 que, segundo a defesa, estaria defasado e reforça que a capacidade do estádio é de 16 mil segundo laudo apresentado em plenário. Em relação ao atraso de 34 minutos para o início da partida, a defesa apontou como opção do “árbitro” por retardar o início do jogo.

A inclusão no Estatuto do Torcedor que poderia interditar Estádio Frasqueirão pelo mínimo de seis meses foi descartado por, segundo o relator, a atribuição não ser do STJD em julgar tal mérito. Após a voto do relator, os demais auditores acompanharam a decisão sobre o artigo 23 do ET. No caso dos artigos do CBJD, 206 e 213, os auditores votaram pela absolvição. A defesa abecedista, inclusive, recebeu elogios após o final da sessão.

Advertência
Antes do processo principal, o ABC também foi julgado pelo atraso na entrega da relação de jogadores no jogo contra a Chapecoense e foi apenas advertido pelo STJD.

Por Bruno Araújo via Portal no Ar

Dilma Roussef muda a Lei Pelé e clubes de futebol continuam abandonados


Lei Pelé acaba de sofrer mais uma mudança e que não contempla o futebol, prejudicado sensivelmente há 15 anos, desde a sanção da “Lei Madrasta” que arrasou com os clubes formadores de jogadores de futebol e mexeu radicalmente na formação e na qualidade dos futuros craques do país. A Medida Provisória 620/2013 - da qual faz parte a emenda que altera a Lei Pelé e tem como principal objetivo definir regras e dar mais transparência à destinação de verbas públicas para entidades esportivas no Brasil - foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff, na íntegra, sem qualquer alteração.

Mas ela não contempla o futebol. Quando a Lei Pelé passou a vigorar, em 1988, havia uma queda de braço muito grandes entre clubes e jogadores de futebol, que se consideravam “escravizados”. Realmente havia uma força desigual na relação de ambos. Mas de repente, a Lei Pelé tirou todo e qualquer poder dos clubes sobre seus atletas e os deu de mãos beijadas para os empresários.
Uma lei elitista, que beneficiou apenas os atletas profissionais de futebol em alta, os considerados craques, que já tinham elevados salários e, de repente, passaram a ter também participação em seus passes, que passaram a valer milhões. Tudo sob a custódia dos empresários, que nada investiram no futebol. Mas de 90% dos atletas de futebol do Brasil estavam fora deste contexto, com salários baixos e que passaram a não ter mais garantias dos clubes, que antes faziam contratos normalmente de um ano. Com tempo, os contratos passaram a ter prazos menores e até virou praxe apenas três meses.

Resultados negativos
Quinze anos após a Lei Pelé, o quadro negativo do futebol é visível com a falta de investimento dos clubes formadores na base e também no próprio fechamento de muitos clubes do Interior de São Paulo e de todo o Brasil. Os clubes sempre desempenharam papel social relevante na formação de atletas e de homens, fornecendo moradia (alojamento), alimentação e estudo. Além de atendimento médico, dentário e psicológico. É claro que, cada clube, dentro de suas possibilidades, mas sem nenhum apoio do Governo.

O retorno dos clubes vinham depois, com as vendas destes jogadores para clubes maiores. Esta cadeia, porém, foi quebrada com a Lei Pelé. Os clubes ficaram de mãos vazias, sem recursos para investir e muito menos para buscar no futuro. Um garoto de 12, 13 anos, rapidamente era assediado por empresários e não representavam mais nada de futuro para os clubes.

Para quem ajuda

O texto da emenda da Atletas pelo Brasil, que agora virou lei, conta com o apoio do grupo LIDE, que reúne 1.400 empresas filiadas, que representam 51% do PIB privado brasileiro; do Movimento LiveWright; da Confederação Brasileira de Clubes; do CONFEF - Conselho Federal de Educação Física e da REMS - Rede Esporte pela Mudança Social.

Veja o restante da matéria no link a baixo:

Fonte Agência Futebol Interior

Após um ano parado, atacante Max já tem média de um gol por partida


Além de conseguir sair de Arapiraca com os três pontos na bagagem, o atacante Max, do América-RN, tem mais um motivo para comemorar. Ele foi o autor dos dois gols da vitória por 2 a 1 sobre o ASA. Após ficar um ano afastado dos gramados, devido ao uso de cocaína, o jogador voltou a vestir a camisa do Mecão no triunfo sobre o Paraná, marcando um dos gols do time. A fase é tão boa que o jogador já tem a média de um gol por jogo - foram três desde a volta.

Depois da vitória sobre o ASA, na terça-feira, o atacante se disse aliviado por poder contribuir para a equipe se afastar ainda mais da zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro. O Mecão é o atual 14º colocado, com 36 pontos.

- O alívio é maior com certeza. A equipe veio determinada a isso, a buscar a vitória. Infelizmente achamos um adversário duro, que pressionou bastante. Mas, graças a Deus, fui abençoado com esses dois gols e conseguimos sair com os três pontos - afirmou o atacante.

O retorno de Max aos gramados coincidiu com a promoção de Leandro Sena a treinador da equipe. Até agora, em três partidas, foram três vitórias. O técnico rubro comemora o "fator Max" nesta ascesão do Mecão, que conseguiu sair do Z-4.

- Ele está dando uma grande volta por cima. O Max é um jogador que enverga muito bem a camisa do América-RN - disse Sena.

Sem muito tempo para descansar, a equipe rubra já entra em campo novamente nesta sexta-feira. O Mecão encara o Boa Esporte em Varginha, em duelo válido pela 31ª rodada da Série B. Os mineiros estão na 11ª colocação, com 40 pontos.

Fonte GE Foto Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas

Mossoró x América-RN abre semi do 1º turno do Potiguar de Futsal


A Federação Norte-rio-grandense de Futsal definiu as datas, locais e horários das semifinais do primeiro turno do Campeonato Potiguar de Futsal Adulto Masculino 2013. Mossoró/CES/Uern e América/Cavaleiros do Forró serão os primeiros a entrar em quadra, nesta sexta-feira, às 20h30, no ginásio da Uern, na cidade de Mossoró.

AABB/Currais Novos e Cruzeiro/Assu disputam o jogo de ida da outra semifinal no sábado, no ginásio Agenorzão, em Currais Novos, também às 20h30. As quatro equipes estão automaticamente classificadas para o segundo turno, que será disputado em pontos corridos em um quadrangular com jogos de ida e volta.

Os jogos da volta também estão marcados. América e Mossoró se enfrentam no próximo dia 24, às 21h, no ginásio Nélio Dias, em Natal. Já Cruzeiro/Assu e AABB/Currais Novos jogam no dia 26, às 20h30, no ginásio Deputado Arnóbio Abreu, em Assú.

A final do turno também será disputada em dois jogos, sendo o primeiro no dia 29 de outubro, e a volta no dia 1º de novembro. O segundo turno já começa no dia 5 de novembro, com previsão para terminar no dia 19 de novembro. Os vencedores de cada turno decidem o título estadual.

Bola na rede

Em 46 jogos realizados até o momento pelo Campeonato Norte-rio-grandense Adulto Masculino, foram marcados 115 gols, média de 2,5 por partida. Quatro jogadores dividem a artilharia da competição, com seis gols, cada: Kilmer (América/Cavaleiros do Forró), Betinho (Cruzeiro/Assu), Nuna (Mossoró/CES/Uern) e Chapinha (AAFF/Florânia).

Fonte Globo Esporte RN

EXCLUSIVO! Brasiliense aciona STJD e pode 'melar' Série C


Conforme o Portal FI noticiou ainda no último domingo, o Brasiliense lutará para não cair no Campeonato Brasileiro da Série C. Para isso, o clube entrou com um processo, nesta quarta-feira, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O clube alega que a entidade mudou o critério de rebaixados já com a competição em andamento, o que também fere o Estatuto do Torcedor. Aliás, o próprio regulamento diz que qualquer outra mudança deverá ser aplicada apenas no ano seguinte, o que não aconteceu nesta temporada, com a entrada do Rio Branco no Grupo A.

Em entrevista ao correspondente do FI no Rio de Janeiro, Wellington Campos, o advogado do time candango, Carlos Portinho, comentou sobre o processo que deu entrada no STJD. Ele está confiante, dentro do que o próprio regulamento da CBF diz, como o que também impõe o Estatuto do Torcedor.

"O que o Brasiliense discute é a alteração no curso do campeonato, com o número de rebaixados, que se deu não com a alteração do regulamento da competição. Aliás, nem poderia. O próprio artigo 11 do regulamento geral das competições da CBF veda alterações em critérios técnicos. E se não bastasse, o próprio Estatuto do Torcedor veda essas alterações e diz que aquele regulamento publicado é definitivo”, disse.

"No curso da competição, como aconteceu, e através de uma diretriz técnica que não tem capacidade pra alterar regulamento de competição, não poderia a CBF fazer valer a sua intenção por conveniência, para no ano seguinte reduzir a 20 clubes os participantes da Série C. O Brasiliense quer a suspensão dos efeitos dessa diretriz técnica que incluiu mais um clube rebaixado no Grupo A, e consequentemente requer a sua manutenção”, finalizou.


Na última rodada da primeira fase, o Brasiliense perdeu para o Cuiabá, por 2 a 1, e terminou na nona posição do Grupo A – primeiro na zona de rebaixamento. Rio Branco e Baraúnas, lanterna e penúltimo, já entraram em campo rebaixados à Série D da próxima temporada.

Fonte AFI

América-RN emite nota lamentando morte de criança em lagoa no CT


O América-RN emitiu nesta quarta-feira uma nota oficial sobre a morte de uma criança de 7 anos em uma lagoa no Centro de Treinamento Abílio Medeiros, que pertence ao clube, no município de Parnamirim, na Grande Natal. Na nota, o alvirrubro diz lamentar profundamente o acidente, e que o clube tem como uma das prioridades "cuidar de crianças".

Ainda por meio da nota, o clube cita que o "conhecimento do falecimento de uma criança, que poderia ser um desses nossos 'craques' da vida, é fato de extrema tristeza para nosso Clube, especialmente em face disto ter se dado dentro dos limites territoriais da propriedade privada do nosso CT".

O América-RN também destacou que "isolar a área o máximo possível, evitando o acesso de quaisquer pessoas, a fim de que as autoridades competentes possam, se desejarem, realizarem as devidas investigações no local e, assim, tomarem as providências cabíveis. Infelizmente, não temos controle e supervisão total a esse respeito, visto quer as cercas que colocamos lá são surrupiadas posteriormente por pessoas provavelmente da região, permitindo assim o acesso eventual de terceiros a locais afastados, como este da lagoa".

Confira a nota na íntegra
"O América Futebol Clube vem a público lamentar profundamente o acidente ocorrido na data de (15), dentro dos limites de sua propriedade particular, o Centro de Treinamento Dr. Abílio Medeiros, localizada no município de Parnamirim/RN, envolvendo o falecimento por afogamento de uma criança menor em uma lagoa lá existente.

Temos por finalidade estatutária o desenvolvimento da educação física e a prática dos desportos em todas as suas modalidades, atuando sempre por meio de ações de caráter social, recreativo, cultural e cívico, sempre que possível, estimulando movimentos de caráter educativo.

Neste sentido, uma das prioridades deste Clube vem sendo cuidar de crianças, em suas formações pessoais e educacionais, fato que se cristaliza com a consecução de projetos como o "Fábrica de Craques", dando a menores reais condições de serem não apenas "craques", mas também pessoas com caráter, com condições dignas de viver em sociedade.

Por isso, ter conhecimento do falecimento de uma criança, que poderia ser um desses nossos "craques" da vida, é fato de extrema tristeza para nosso Clube, especialmente em face disto ter se dado dentro dos limites territoriais da propriedade privada do nosso CT.

Buscamos isolar a área o máximo possível, evitando o acesso de quaisquer pessoas, a fim de que as autoridades competentes possam, se desejarem, realizarem as devidas investigações no local e, assim, tomarem as providências cabíveis.

Comumente temos a violação dos limites da propriedade do CT por moradores das proximidades, principalmente nas partes mais afastadas, em especial para finalidades recreativas e/ou pasto de animais, tendo sido isto que aconteceu com relação a um grupo de menores no dia de ontem, fato que lamentamos demasiadamente.

Infelizmente, não temos controle e supervisão total a esse respeito, visto quer as cercas que colocamos lá são surrupiadas posteriormente por pessoas provavelmente da região, permitindo assim o acesso eventual de terceiros a locais afastados, como este da lagoa.

Sem mais para o momento, prestamos votos de elevada estima e consideração à família do menor falecido, enviando as condolências de todo o Clube, nos colocando à inteira disposição das autoridades competentes, assim como hoje e sempre".

América Futebol Clube


Fonte Globo Esporte Natal