quarta-feira, 3 de maio de 2017

Seleção do Campeonato Potiguar tem sete atletas do ABC; Léo Bahia é o mais premiado

ABC tem sete atletas selecionados como melhores do estadual e quatro premiações individuais (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)

A festa de encerramento do Campeonato Potiguar elegeu a seleção dos melhores da competição na noite desta terça-feira. O ABC foi o time com mais atletas, com sete selecionados. O Mais Querido também foi o time com o melhor técnico, melhor dirigente, artilheiro e craque da competição: Geninho e Judas Tadeu, Nando e Gegê, respectivamente. Léo Bahia, do Alecrim, foi o mais premiado da noite, com três troféus: atacante, revelação e "craque da galera", eleito por meio de voltação no site da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), com 6.231 votos.

A seleção é formada por Edson (ABC); Ângelo (Globo), Paulão (América-RN), Cleiton (ABC), Renatinho Carioca (Globo); Márcio Passos (ABC), Felipe Guedes (ABC), Erivélton (ABC), Gegê (ABC); Léo Bahia (Alecrim) e Nando (ABC).

- Eu fico feliz por mais uma vez ser artilheiro e campeão. É um time campeão aqui no estado (Rio Grande do Norte), a gente não pode mentir, nem querer diminuir o tamanho. Só tenho a agradecer aos jogadores, a diretoria e todos que vem me apoiando, mas aos que estão me criticando também. Estou muito feliz por tudo que está acontecendo aqui no ABC - disse o artilheiro Nando, que marcou nove gols na competição.

O evento foi promovido para celebrar a edição 2017 do estadual e contou com a presença de dirigentes, jornalistas, atletas e convidados. Outros premiados da noite foram os árbitros Caio Max Augusto Vieira e Lorival Cândido das Flores; Carol Castilho, musa do ABC, foi escolhida a musa do estadual.

O presidente Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol, José Vanildo, apontou as dificuldades sofridas para organizar a competição e fez um discurso esperançoso para os próximos anos do futebol potiguar.

- (O Campeonato Potiguar) é resultado de vários fatores. Tivemos avanços com a participação do Santa Cruz de Natal e do Alecrim jogando na Arena das Dunas, mas isso são fatos que foram atropelados pelas questões negativas, como o afastamento do América-RN das finais do campeonato. A redução de público foi um fenômeno brasileiro. Veja que em Pernambuco era um milhão de espectadores e caiu pela metade. Mas veja as finais, elas foram motivadoras. Agora, é juntar os clubes, a imprensa e discutir alternativas. Vou trazer o pessoal do marketing da CBF e outros setores da sociedade. O futebol é muito mais que um lazer - disse o presidente.

Por GE RN Foto: Jocaff Souza

Após título estadual, presidente do ABC revela pedido de Geninho por atacante

Reforços do ABC são apresentados à torcida do ABC: Bocão, Eltinho, Filipe e Zotti, além do presidente Judas Tadeu (Foto: Andrei Torres/ABC)

O ABC comprovou neste Campeonato Potiguar que foi bastante superior aos adversários. Para se ter ideia, na classificação geral, o Alvinegro fez 19 pontos a mais que o vice-campeão Globo FC. A comissão técnica e a diretoria, por outro lado, sabem que o grupo montado para o estadual precisa ser reforçado porque o nível da Série B do Campeonato Brasileiro é totalmente diferente. O treinador Geninho ganhou alguns dias de folga para visitar a família em Santos, mas deixou em Natal um relatório sobre o desempenho dos jogadores e já deixou um pedido nas mãos do presidente Judas Tadeu: precisa de um atacante de velocidade.

Em entrevista ao Globo Esporte RN desta terça-feira, Judas destacou a campanha do bicampeonato do ABC e convocou a torcida para apoiar o clube no Brasileirão.

- Geninho viajou, vai passar quatro dias fora. Chega na sexta-feira. Nós vamos hoje (terça-feira) à tarde receber um relatório que ele deixou com o departamento de futebol. Em cima desse relatório, vamos fazer o planejamento visando à Série B. O importante agora é o envolvimento do torcedor, do sócio. O ABC precisa fazer um orçamento forte para a Série B e a gente conta com o torcedor no campo, se associando, procurando apostar na Timemania, para que a gente possa junto, diretoria, time e a torcida, todos se envolverem para fazer um grande campeonato. A princípio, para este início do campeonato, Geninho me pediu mais um atacante que jogue pelos lados, que seja rápido, e nós estamos querendo definir o nome nesta semana - falou.

Antes da decisão contra o Globo, o presidente apresentou para a torcida os quatro reforços já anunciados para a Série B: os laterais Bocão, ex-Ferroviária, e Eltinho, ex-JMalucelli; o zagueiro Filipe, ex-Botafogo-SP; e o meia Zotti, ex-Macaé. Após o empate sem gols, com o título assegurado, Geninho também falou sobre contratações e possíveis dispensas.

- Eu não quis conversar nada antes de terminar essa fase, acho que nem poderia. Nós trouxemos alguns jogadores dentro de algumas posições onde nós precisávamos. Nós não podíamos ficar esperando o campeonato terminar para correr atrás. Os jogadores que trouxemos são de qualidade e chegam para brigar por uma posição titular, mas acho que falta algo na frente, talvez só ali na frente. O ABC tem uma dificuldade financeira muito grande de contratação. Tem que ser por conta-gotas. Então, nós vamos com calma para ver alguém ali na frente. E é claro que quando chega alguém, outros têm que sair para o elenco não ficar inchado - declarou Geninho.

Fonte GE Natal Foto: Andrei Torres/ABC

Globo FC pode sofrer desmanche no elenco para a Série D do Brasileirão

Rafael foi o destaque do Globo FC na decisão contra o ABC, no Frasqueirão (Foto: Fabiano de Oliveira/GloboEsporte.com)

A perda do título do Campeonato Potiguar para o ABC frustrou os jogadores do Globo FC e pode provocar mudanças no clube de Ceará-Mirim, que estreia no dia 21 de maio na Série D do Campeonato Brasileiro. Depois do empate sem gols no Frasqueirão, enquanto o elenco alvinegro comemorava o 54º campeonato estadual com a torcida, os atletas da Águia choravam próximo ao túnel de visitantes por causa do vice-campeonato, o segundo da sua história. A primeira vez foi em 2014, após a perda para o Amnérica-RN.

Um dos mais desconsolados era o goleiro Rafael, remanescente da equipe vice-campeã em 2014. Ainda de "cabeça quente", o atleta desabafou sobre a frustração de fracassar mais uma vez na final da competição e o desgaste causado pelas derrotas.

- Já fazem quatro anos que estamos nessa 'batida' e é complicado. Acho que a gente vem pecando um pouco nas partidas dentro de casa. Em 2014 foi da mesma forma, onde perdemos dentro de casa (por 2 a 1, diante do América-RN) e empatamos em 0 a 0 (na Arena das Dunas), e dessa vez não foi diferente. Agora é levantar a cabeça, ver o que tem pela frente. É até complicado falar em uma hora dessa, porque vai desanimando a pessoa, sabe? Dá vontade de sair. Acho que, às vezes, a gente acha que é o problema. Vou esperar passar o dia de hoje, esfriar a cabeça para sentar, conversar, e ver o que é melhor para mim - desabafou o goleiro.

O contrato de Rafael com o Globo FC se encerra somente em 2018, mas o goleiro afirmou que "é hora de reformular". O jogador não descartou a possibilidade de deixar o Tricolor antes mesmo da estreia na Série D deste ano, quando a equipe enfrenta o Parnahyba. O futuro do goleiro, que chegou ao clube em 2014, pode ser definido nos próximos dias.

- Eu tenho contrato com o Globo FC até o ano que vem, mas eu já conversei com eles (diretoria) e acho que isso está ficando muito desgastado. Tenho bastante tempo aqui, o título não vem e as cobranças vão aumentando. Acho que é hora de reformular, conversar com o (técnico) Luizinho e o (presidente) Marconi Barretto, ver o que é melhor para os dois. Eu não tenho esse pensamento de continuar para a Série D. Acho que a minha permanência (no Globo FC) acabou hoje (no jogo contra o ABC) - contou.

Outro atleta emocionado após a perda do estadual foi o volante Leomir. Sentado no gramado e sozinho, o jogador lamentou o segundo lugar na competição. Ao contrário de Rafael, Leomir não esteve no time em 2014 e vivenciou o primeiro vice-campeonato estadual com a camisa do Tricolor de Ceará-Mirim. O contrato do volante se encerra no fim deste mês o e o futuro no clube também é incerto.

- (O vice-campeonato) não era o que a gente esperava. Batalhamos até o fim. A gente sabe que tentou, mas é levantar a cabeça para ver o que vai acontecer no decorrer da temporada. Meu contrato está acabando agora (em maio) e vou sentar com a diretoria. Vou ver se tem algo para mim e vou avaliar a melhor proposta para seguir a minha vida - disse.

Fonte GE Natal Foto: Fabiano de Oliveira

América-RN apresenta zagueiro Cleyton, ex-Brusque e Avaí

Cleyton zagueiro América-RN (Foto: Canindé Pereira/Divulgação)

Indicado pelo técnico Leandro Campos, com quem trabalhou no Brusque, o zagueiro Cleyton foi oficializado como reforço do América-RN para a Série D do Campeonato Brasileiro. O jogador já está integrado ao elenco rubro e participou de treino na Arena América, na tarde de segunda-feira. O Mecão estreia na estreia na quarta divisão contra o Murici, no dia 21 deste mês, na Arena das Dunas, em Natal.

Cleyton tem 28 anos e disputou 13 jogos pelo Brusque durante o Campeonato Catarinense 2017. Ao longo da carreira, o defensor de1,84m de altura passou ainda por Avaí, Guarani-SC, Camboriú, Villa Nova-MG e Marcílio Dias.

Fonte GE RN Foto: Canindé Pereira

Brasil está nas quartas de final da Copa do Mundo


O Brasil está nas quartas de final da Copa do Mundo Bahamas 2017. Liderada pelo artilheiro Rodrigo, a Seleção Brasileira venceu o Japão por 9 a 3 (gols de Rodrigo (5), Mauricinho (2), Catarino e Goto (contra), para os brasileiros, Goto, Oba e Bokinha (contra), para os asiáticos), há pouco, na noite desta terça-feira, dia 2, nas areias de Nassau, e garantiu vaga na próxima fase com 100% de aproveitamento (3v) na competição.

Esta foi a 19ª vitória em 19 partidas contra os asiáticos e a 32ª na série invicta. O Taiti também se classificou na chave após vencer a Polônia por 8 a 4. Com o resultado e a liderança isolada do Grupo D, o Brasil vai enfrentar Portugal, atual campeão do mundo, na próxima fase, na quinta-feira, dia 4, em clássico que vale vaga na semifinal da competição.

– Fico muito feliz por ter ajudado a equipe a conseguir essa vitória tão importante. Tivemos paciência para construir o resultado e isso é fruto da união, da determinação, da força e do comprometimento desse grupo. Mérito de todos. Vencemos três seleções de altíssima qualidade nessa primeira fase, resultados que nos dão confiança, mas que agora ficam para trás. Nosso pensamento é apenas em Portugal, um confronto que é decisivo, que há uma rivalidade histórica, é mais uma final aqui em Nassau. Vamos descansar e concentrar, focar nesse jogo, em buscar a vaga para a semifinal. Vamos para a quadra para jogar com o coração – afirmou o camisa 9.

Contra um Japão que precisava vencer para ir à próxima fase, o Brasil começou bem o jogo, marcando bem e jogando em velocidade. Bokinha, estreando na Copa do Mundo, arrancou e chutou cruzado. Goto desviou e fez contra: 1 a 1, aos 4’11″. Rodrigo aumentou de falta: 2 a 0, aos 5’41″.Os nipônicos reagiram com Oba (9’32″). Bokinha perdeu um pênalti e Goto empatou a partida: 2 a 2, a 28 segundos do fim, placar da primeira etapa.

A Seleção Brasileira melhorou no segundo tempo e abriu boa vantagem no placar. Rodrigo fez o terceiro (4’05″), Mauricinho aumentou (7’17″), Catarino fez o quinto (8’35″), Bokinha fez contra (9’07″) e Rodrigo fez mais um: 6 a 3, aos 10’30″. Terceiro período e Rodrigo aumentou: 7 a 3, aos 3’37″, Mauricinho marcou mais um aos 10’17″ e Rodrigo, o nome do jogo, selou a vitória: 9 a 3, a cinco segundos do apito final.

Fonte Site da CBF Foto Divulgação/CBSB