
O que é Treinamento Funcional? O treinamento funcional são todos os movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar.
Com o treino funcional é possível melhorar a coordenação, o equilíbrio, a força e a resistência em todos os membros, aperfeiçoando assim a definição do corpo, aumentando o seu desempenho no treino e reduzindo o perigo de lesões degenerativas e dores.
É um método que ajuda a prevenir lesões, trabalhando a musculatura profunda, utilizando acessórios como elásticos, cordas, bolas, cones, discos e hastes.
Além de fatores como idade e sexo, a prática do treinamento funcional tem muito a ver com o histórico de cada praticante. Pessoas que, ao longo da vida, praticaram diversas modalidades esportivas e atividades físicas, certamente se adaptarão melhor a este tipo de treinamento. O fato é que dependendo do nível de condicionamento físico, o indivíduo pode ter o gasto médio de 800 calorias em uma hora de funcional.
Um dos pilares do treinamento funcional é o fortalecimento do core, o centro de força do corpo, que inclui os músculos do abdômen, dos quadris e da região lombar e responde pela estabilização da coluna vertebral.
Como o foco do treinamento funcional é trabalhar os músculos de forma global, o perigo de sobrecarregar uma ou outra parte do corpo e se machucar é menor. Porém, como em qualquer atividade física, o ideal é contar com a orientação de um profissional capacitado para a modalidade, se concentrar em dobro nos movimentos e respeitar os limites do seu corpo enquanto se exercita.
Benefícios
Treinar diversas habilidades motoras; Ganhe saúde, performance e o corpo dos seus sonhos; Treine movimentos, não apenas músculos; Altamente motivador pela quantidade de infinita de exercícios e possibilidades; Desenvolvimento da percepção dos movimentos; Melhoria da postura geral e durante os exercícios; Melhoria do equilíbrio muscular (simetria); Melhoria da eficiência dos movimentos; Aumento da estabilidade da região core (saúde da coluna vertebral); Melhoria do equilíbrio estático e dinâmico; Aumento de força muscular; Melhoria das estruturas afetadas por lesão no processo de reabilitação.
Melhore seu corpo com exercícios funcionais, que trazem resultados estéticos e práticos no seu dia-dia a curto e longo prazo. Agora que você já está por dentro do que o Treinamento Funcional pode fazer por você, comparado a musculação, opte pela atividade que melhor vai se adequar a sua rotina e, principalmente, ao seu gosto!
O segredo para não somente iniciar, mas se manter na prática esportiva, é se dar bem com o tipo de exercício, treino ou modalidade que você escolheu. Não esqueça disso. Manter-se sempre em movimento é a meta.
Por Lance Esportivo