terça-feira, 9 de junho de 2015

Bom Senso questiona reunião com federações e cobra renúncia imediata de Del Nero

Bom Senso cobra renúncia imediata de Del Nero (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

O Bom Senso FC questiona o propósito da assembleia extraordinária da CBF marcada para esta quinta-feira e exige a renúncia imediata do presidente Marco Polo del Nero. Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (08), o movimento que luta por melhorias no futebol defende a realização de novas eleições na CBF ainda neste ano.

“A partir da prisão de [José Maria] Marin e da renúncia de [Joseph] Blatter, o Torcedor, a comunidade do futebol e a sociedade brasileira cobram mudanças reais no modelo de gestão da Confederação Brasileira de Futebol”, diz a nota do Bom Senso FC.

A CBF convocou uma assembleia extraordinária com as 27 federações para esta quinta. Oficialmente, a reunião decidiria uma “reforma parcial” do estatuto da entidade, que poderia alterar o processo sucessório na entidade. Poderia ser, assim, uma forma de Del Nero encaminhar sua sucessão antes de uma possível renúncia.

Na semana passada, a eventual mudança no estatuto foi chamada de “golpe” por Delfim Peixoto Filho. O presidente da Federação Catarinense de Futebol é o vice-presidente mais velho da CBF e, por exigência do atual estatuto da entidade, seria o sucessor de Del Nero em caso de renúncia.

As denúncias de corrupção que atingiram Fifa e CBF deixaram Del Nero enfraquecido nos últimos dias, mesmo tendo assumido o cargo há apenas dois meses. José Maria Marin, ex-presidente, está preso na Suíça sob suspeita de corrupção.

“Pelo posicionamento público dos dirigentes da CBF e pelas informações obtidas pela imprensa, não acreditamos que a Assembleia Geral da próxima quinta-feira, dia 11, sob o comando de Marco Polo Del Nero, aprove essas medidas democratizantes”, diz a nota. “Diante disso, defendemos a renúncia imediata do presidente Del Nero ao seu cargo e convocação de novas eleições para a CBF até o final do ano.”

Por Estadão Conteúdo Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Aos 12 anos, garoto potiguar volta a ser observado por clubes da Europa

Gabriel Victor - 12 anos (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Gabriel Victor tem apenas 12 anos, mas a habilidade com a bola nos pés chama atenção há bastante tempo. Em 2011, em participação na Madrid Cup, chamou atenção de olheiros do Real Madrid. Voltou para o Brasil e manteve o foco na promissora carreira que se desenhava. Hoje treina no núcleo da Escolinha Meninos da Vila, do Santos, em Natal, e tem acompanhamento de um preparador físico.

- O que mais chama atenção é a coordenação motora, essa consciência corporal que ele exerce durante os treinos. Ele é um menino que se destacaria em qualquer esporte por ter esta aptidão física avançada - declarou o preparador César Arenhaldt.

Em 2013, o garoto potiguar participou de um período de observação e avaliação técnica de olheiros do Milan e da Inter de Milão, na cidade de Monza, na Itália. Ele agora se prepara para voltar à Europa. O país e o clube não foram divulgados para evitar contratempos, mas a viagem será no mês de julho.

- Da primeira vez que estivemos na Europa, houve a promessa de ele voltar para ser observado, acompanhado. Se tudo der certo, se ele for realmente aprovado, não que a gente vá fechar contrato profissional, ele vai ficar sendo observado pelo clube - falou Edmilson Júnior, pai de Gabriel.

Gabriel demonstra habilidade desde os 4 anos de idade e sempre gostou de fazer o mais difícil, como acertar o travessão. Em desafio recente postado na internet, ele acertou quatro de cinco bolas no travessão. 

- Ele era diferenciado dos outros garotos. Sempre queria encestar a bola no balde, de longa distância, acertar o travessão. Às vezes, de 10 tentativas, acertava seis, sete. Fazia o improvável - lembrou Edmilson.

O garoto tem o sonho de conhecer o ídolo Ronaldinho Gaúcho e também quer vestir a camisa do Barcelona.

- Eu jogo bem, mas sei que tem várias crianças atrás deste mesmo sonho e que são melhores do que eu. Mas eu vou batalhar para ser melhor do que todo mundo. (O Barcelona) É um time que tem história, que eu vi meus ídolos jogarem e, se Deus quiser, terei o prazer de jogar lá - concluiu.

Fonte Globo Esporte Natal Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Elenco do Globo se reapresentou nesta segunda-feira visando a Série D

Globo inicia preparação para a Série D (Wellington Rocha)

O elenco do Globo voltou a rotina de treinos na manhã desta segunda-feira 8, com toda a equipe. O grupo está focado para conseguir o acesso à série C.

O treinador Pedrinho Albuquerque manteve a base do campeonato potiguar deste ano, com algumas saídas, entre elas o goleiro Messi, o meio-campo Alemão e os atacantes Índio Oliveira e Fábio Silva.

Em compensação alguns atletas se junta ao grupo, como o meio-campista Moisés, ex-ABC, o zagueiro Emerson e o goleiro Danilo do Alecrim, Cristiano e Eduardo Rato vindo do Santa Cruz, Fabinho Cambalhota ex-Baraúnas, o volante Pedro Ivo e outros reforços ainda a serem anunciados. Além dos novos contratados, o Globo contará com algumas peças da categoria sub-19.

Pedrinho se mostra otimista em relação ao seu elenco. Acredita na força do time para conseguir alcançar as metas. A Águia estreará no Brasileirão no dia 12/07 diante o campeão paraibano, ainda não definido, fora de casa. O primeiro jogo do Globo no estádio Barretão será no dia 19/06 contra o Coruripe-AL.

Fonte Portam no Ar Esportes Wellington Rocha

Para Dunga, jogador da seleção precisa ter personalidade e consciência coletiva


O técnico Dunga reconhece que talento é fator indispensável no futebol. Como diz, “a individualidade é importante”. Na seleção brasileira que comanda, porém, não é suficiente. O jogador tem de ser competitivo e ter consciência coletiva, além de personalidade. Esse quesito Dunga busca no jogador não só dentro de campo, mas no dia a dia dos atletas e nas decisões que toma na carreira.

Tais fatores contribuíram para as convocações, por exemplo, de Diego Tardelli, que está no futebol chinês, de Everton Ribeiro, que trocou o Cruzeiro por um contrato dos Emirados Árabes e até mesmo de Douglas Costa e Fred, que atuam no Shakhtar Donetsk da problemática Ucrânia, país que também está longe de ser um potência do futebol mundial.

“Você não pode ver só a bola. Quem vê só a bola não sabe nada de futebol”, disse após a vitória do Brasil sobre o México, domingo no Allianz Parque, ao ser questionado se em algum momento colocou em dúvida a convocação de Diego Tardelli justamente por ele estar no futebol da China. “Havia essa desconfiança sobre o Tardelli e sobre o Everton Ribeiro. Convocá-lo e colocá-lo para jogar era importante para ele (Tardelli) se sentir seguro”, disse.

Sobre Fred, que inicialmente foi chamado apenas para o período de treinos no Brasil, Dunga garantiu que a convocação foi feita já levando em conta a possibilidade de ele ficar, uma vez que já havia a informação sobre a contusão grave de Luiz Gustavo, e que não temeu que ele não acompanhasse o rendimento dos demais companheiros por ser jovem.

Dunga conhece Fred desde quando treinou o Internacional, em 2013 e sabia que o volante daria resposta rápida. “É o que eu digo. A gente tem de entender que é preciso ver além do campo. Esses meninos que vão jogar num país que tem 10 meses de inverno, que moram em hotel, que enfrentam dificuldades, têm personalidade forte.”

Após a vitória sobre o México por 2 a 0, a seleção brasileira treina nesta segunda-feira à tarde no Pacaembu. O treino será fechado. À noite, a delegação viaja para Porto Alegre, onde Neymar se incorpora ao grupo. Na quarta, a equipe enfrentará a seleção de Honduras, no Beira-Rio.

Fred sentiu dores na coxa durante o confronto com os mexicanos, mas não preocupa. Danilo está com o tornozelo direito inchado, causado por uma pancada no primeiro tempo, e requer mais cuidado. Robinho está praticamente recuperado.

Por Estadão Conteúdo

Em Natal, Circuito Kids inova e cria categoria para "mestres do surf"

Circuito Surf Kids (Foto: Eros Sena)

O Circuito Dore Surf Kids completa cinco anos e tem muitas novidades em 2015. A principal delas é a inclusão das categorias Master (acima de 35 anos) e Gran Master (acima de 40 anos). A primeira etapa da competição está confirmada para os dias 27 e 28 de junho, na praia de Ponta Negra, em Natal.

- Há décadas o Rio Grande do Norte escreve um capítulo sólido e cada vez mais marcante no cenário do surf mundial e essa história não pode deixar de ser contada aos nossos jovens atletas. E, para isso, nada melhor que trazer esses mestres do surf para interagir com a garotada na praia - disse o organizador do evento, Eros Sena. 

Aulas de surf, distribuição de brindes entre a criançada e pintura de pranchas estão entre as atrações do circuito neste ano.

No total, serão oito categorias em 2015: Kid (sub-8), Petit (sub-10), Grommet (sub-12), Iniciante (sub-14), Mirim (sub-16), Junior (sub-18), Master (acima de 35 anos) e Grand Master (acima de 40 anos). O campeonato é homologado pela Federação de Surf do Rio Grande do Norte (Fesurf-RN) e o atleta pode somar até 1.500 pontos no ranking estadual.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas a partir de 15 de junho e até o dia 25 de junho nas lojas Ecológicas do Praia Shopping e Midway Mall. O valor da inscrição antecipada será R$ 70 por categoria. Os atletas de outros estados podem efetuar a inscrição através de depósito bancário na Caixa Econômica Federal, ag: 4882, conta poupança: 00002814-1, operação: 013, em nome de Eros O. de Sena. 

Fonte Globo Esporte RN Foto: Eros Sena

COI aprova novas mudanças nos locais das provas de Tóquio-2020

COI aprova novas mudanças nos locais das provas de Tóquio-2020 (Foto: Divulgação)

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta segunda-feira a aprovação de uma série de novas mudanças nos locais que receberão os eventos dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. As alterações são fruto das medidas tomadas pela organização para diminuir as despesas.

Segundo os organizadores, as novas mudanças, aprovadas nesta segunda pelo Comitê Executivo do COI, cortarão em cerca de US$ 700 milhões (cerca de R$ 2,2 bilhões) os gastos com o evento. Eles apontam que a economia total já é de aproximadamente US$ 1 7 bilhão (R$ 5,3 bilhões).

As modalidades que tiveram a sede alterada foram: polo aquático, badminton, esgrima, rúgbi, vela, tae kwon do e luta olímpica. Ainda está em discussão a mudança do ciclismo para uma instalação já existente em Izu, a uma hora de distância de trem de Tóquio. A União Ciclística Internacional (UCI) está resistindo à alteração.

Por Estadão Conteúdo Foto: Divulgação

Capitão e treinador do América-RN lamentam paralisação da Série C

Zé Antônio - América-RN x Icasa (Foto: Canindé Pereira/Divulgação)

A paralisação da Série C do Campeonato Brasileiro não tem aprovação do técnico e do capitão do América-RN. Roberto Fernandes vê como desnecessária a pausa que tem como "desculpa" a realização da Copa América, mas teve que conformar. O objetivo é voltar forte após os 20 dias sem jogos e embalar rumo ao G-4. Para o volante Zé Antônio, a parada pode afetar o ritmo de jogo da equipe, mas reforça que os treinos serão importantes.

- Para mim, atrapalha. Na Série C você só joga em final de semana. Então, temos tempo suficiente para recuperar o grupo de um jogo para o outro. Um jogador que, por exemplo, fica fora de uma partida, tem 15 dias de recuperação. Mas não vamos levar isso como desculpa porque pára para todo mundo. Se prejudicar, vai prejudicar todo mundo. Eu acho que, como é uma coisa para todos, aquele que souber aproveitar melhor essa parada vai poder voltar para o restante da competição mais forte e jogando um futebol melhor - declarou Roberto Fernandes.

Zé Antônio destacou que preferia continuar jogando e lembrou que as Séries A e B não param. 

- Seria bom para a gente continuar também. O calendário da Série C é diferente das outras competições e para muitos pode acabar em outubro, enquanto os que seguem vão mais adiante. Essa pausa vai prorrogar um pouco mais o campeonato. Eu, particularmente, queria continuar jogando porque a gente vai estar treinando normalmente. É uma pausa de 20 dias de jogos, mas não de treinamento. A gente vai estar treinando forte para voltar bem - ratificou.

Apesar do longo período sem entrar em campo pela Terceirona, o capitão americano já vislumbra confrontos difíceis contra Vila Nova e Fortaleza, marcados para 27 de junho e 5 de julho, no Serra Dourada e no Castelão, respectivamente.

- Temos que pensar jogo a jogo. Faremos dois jogos fora de casa quando voltarmos ao campeonato, contra Vila Nova e Fortaleza. Serão dois jogos complicados porque as duas equipes estão na parte de cima da tabela. Mas vamos trabalhar, visar primeiro o Vila Nova, focar esse jogo para que possamos ter um resultado positivo em Goiânia - completou.

Após o empate por 2 a 2 com o Salgueiro, no domingo, Roberto Fernandes reforçou que o time rubro vai se recuperar e atingir o G-4 ao final da primeira fase.

- Vamos aproveitar essa parada para trabalhar e recuperar, rever algumas coisas que a gente vem alertando, e recuperar esses dois pontos perdidos em casa, jogando fora de casa. A competição permite isso aí. Estamos na quarta rodada, restam 14 rodadas pela frente e eu tenho certeza absoluta que nós vamos brigar e vamos estar classificados ao final da 18ª rodada - finalizou.

Fonte GE RN Foto: Canindé Pereira

Volante do ABC festeja vitórias longe de Natal e cobra resultados em casa

Michel festejou o resultado fora de casa (Foto: Wellington Rocha)

O ABC enfrentou o CRB-AL na noite de sábado (06), pela sexta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, e saiu de campo com a vitória por 1 a 0, gol marcado pelo atacante Kayke. O triunfo foi o terceiro consecutivo longe de Natal. O volante Michel, que entrou em campo no segundo tempo, destacou o bom momento da equipe fora de casa.

“Felizmente a nossa equipe vem muito bem nos jogos fora de casa. São três partidas e três vitórias, até agora. A gente vem assimilando bem aquilo que o treinador nos pede, a equipe vem apresentando uma boa postura, marcando forte e aproveitando bem as chances criadas e os resultados estão acontecendo”, comentou o defensor.

Michel diz que agora é buscar vencer em casa, no Frasqueirão. “Estamos muito bem fora de casa, mas nos jogos em casa não estamos conseguindo vencer. Já está na hora de mudarmos isso. Temos um jogo difícil contra o Paysandu, um adversário qualificado, e vamos se preparar bem para que possamos buscar mais um resultado positivo”, afirmou.

Fonte Portal no Ar Foto: Wellington Rocha