quinta-feira, 23 de julho de 2020

CBF confirma o início do Brasileirão Série A para o dia 8 de agosto


A Confederação Brasileira de Futebol confirma o início do Brasileirão para o dia 8 de agosto, um sábado. A primeira partida será entre Fortaleza e Athletico Paranaense, no Ceará. Os duelos entre Coritiba x Internacional e Sport x Ceará também estão marcados para o próximo dia 8.

No domingo o Botafogo enfrenta o Bahia no Estádio Nilton Santos. O Flamengo recebe o Atlético Mineiro no Maracanã. O Fluminense, por sua vez, viaja ao Sul do país para enfrentar o Grêmio, e o Vasco terá pela frente o Palmeiras, em São Paulo.

Santos x Red Bull Bragantino; Corinthians x Atlético-GO e Goiás x São Paulo completam a primeira rodada do brasileirão.

Segundo a CBF, os clubes concordaram em jogar fora das cidades ou estados de origem caso as autoridades locais não permitam a realização de jogos por conta da pandemia.

Confira a tabela da primeira rodada do Brasileirão
Sábado, 8 de agosto
19h - Fortaleza x Athletico - Arena Castelão
19h30 - Coritiba x Internacional - Estádio Couto Pereira
21h - Sport x Ceará - lha do Retiro

Domingo, 9 de agosto
11h - Botafogo x Bahia - Estádio Nilton Santos
16h - Flamengo x Atlético-MG - Maracanã
16h - Santos x Red Bull Bragantino - Estádio Vila Belmiro
16h - Corinthians x Atlético-GO - Arena Corinthians
16h - Goiás x São Paulo - A definir
19h - Grêmio x Fluminense - Arena do Grêmio
19h45 - Palmeiras x Vasco da Gama - Allianz Parque

Por BandSports com Lance Esportivo FM Foto: Lucas Figueiredo/CBF

F1: Presidente da FIA minimiza crítica de Hamilton após ato: 'Pessoas são diferentes'

Presidente da FIA minimiza crítica de Hamilton após ato: 'Pessoas são diferentes'

As polêmicas envolvendo o nome do inglês Lewis Hamilton, hexacampeão mundial de Fórmula 1, nos protestos antirracistas na categoria tiveram mais um capítulo nesta terça-feira. O presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA, na sigla em francês), o francês Jean Todt, minimizou as críticas feitas pelo piloto da Mercedes sobre a falta de planejamento no ato antes da largada do GP da Hungria, no último domingo, considerado rápido demais e sem que todos os pilotos se ajoelhassem.

"Hamilton tem uma forte sensibilidade para esse problema. É uma causa querida para ele. As pessoas são diferentes. Alguns fazem gestos sensacionais, outros lutam pela causa em silêncio. Mas todos nós queremos que o racismo termine. Eu digo que a vida importa. De fato, vidas importam. Não são apenas os negros: 'Todas as vidas são importantes'", disse Todt.

As declarações do presidente da FIA foram feitas após Hamilton criticar a falta de uma ação mais efetiva e organizada no combate ao racismo na Fórmula 1. "Você precisa de um líder, onde está o Todt? Não deveria ser meu trabalho chamá-lo", afirmou o piloto inglês logo após vencer a corrida no circuito de Hungaroring, em Budapeste.

ENTENDA
Essa não é a primeira polêmica envolvendo Hamilton - líder da força-tarefa "Corremos como Um", criada pela Fórmula 1 para combater o racismo e promover a diversidade no esporte - sobre o assunto. Na Hungria, o piloto ainda disparou contra o presidente da Associação dos Pilotos, o francês Romain Grosjean, e disse que o colega da Haas "não acha isso (os atos antirracistas) importante". E criticou os ex-pilotos Jackie Stewart e Mario Andretti, que declararam não ver o racismo como um problema dentro da categoria.

Na atual temporada, o ato de se ajoelhar foi visto pela primeira vez no GP da Áustria, que abriu o Mundial. O protesto fez parte do ato antirracista antes da largada e 14 dos 20 pilotos ficaram de joelhos. Dois dos que ficaram de pé, o holandês Max Verstappen (Red Bull) e o monegasco Charles Leclerc (Ferrari), alegaram que eram contra o racismo, mas que não precisavam se ajoelhar para mostrar isso.

Por Agência Estado

Potiguar de Mossoró contrata Everton Goiano para sequência do Campeonato Potiguar e Brasileiro Série D!


O departamento de futebol anunciou na manhã desta quinta-feira, 23, a contratação do técnico Everton Goiano, de 55 anos, para sequência do Campeonato Estadual e Campeonato Brasileiro Série D 2020.⁣
O novo comandante é natural de Goiana/GO, e acumula passagens por diversas equipes do país: O técnico soma passagens pelos times: Águia de Marabá-PA, Anapolina-GO, Aparecidense-GO, Brasiliense-DF, Ceilândia-DF, Comercial-MS, Gama-DF, Goianésia-GO, Gurupi-TO, Iporá-GO, Mineiros-GO, Mixto-MT, Operário-MT, Parauapebas-PA, Rio Branco-AC Sampaio Corrêa-MA, Treze-PB, União-MT, Vila Aurora-MT e outros. ⁣
Em sua carreira o treinador coleciona diversos títulos e acessos, tais como: Matogrossense (2006 e 2010); Campeonato Acreano (2011), Campeonato Tocantinense (2012), Copa Governador da Bahia (2014), Campeonato da Segunda Divisão do Brasiliense (2001); Campeonato Interior do Brasiliense (2000) e vice campeão Brasiliense (2002 e 2005).⁣
Seu último clube foi o Real Ariquemes/RO, no qual estava disputando o Campeonato Rondoniense. Por lá, ele comandou a equipe em seis jogos com o retrospecto de quatro vitórias, um empate e uma derrota. ⁣
FICHA TÉCNICA⁣
NOME: Everton Antunes Benevides⁣
APELIDO: Everton Goiano⁣
DATA DE NASCIMENTO: 04.03.1965⁣
NATURALIDADE: Goiana/GO⁣
PASSAGENS POR: Águia de Marabá-PA, Anapolina-GO, Aparecidense-GO, Brasiliense-DF, Ceilândia-DF, Comercial-MS, Gama-DF, Goianésia-GO, Gurupi-TO, Iporá-GO, Mineiros-GO, Mixto-MT, Operário-MT, Parauapebas-PA, Rio Branco-AC, Sampaio Corrêa-MA, Treze-PB, União-MT, Vila Aurora-MT e Real Ariquemes-RO.

Por Yhan Victor Foto Divulgação

Vacina contra covid-19 é fundamental para disputa das Olimpíadas em 2021, diz comitê


O desenvolvimento de uma vacina ou tratamento contra o novo coronavírus será um elemento fundamental para permitir a realização dos Jogos de Tóquio, previstos para 2020 e adiados em um ano, para 23 de julho de 2021, afirmou o presidente do comitê organizador, Yoshiro Mori nesta quarta-feira (22).

"O primeiro ponto será o desenvolvimento de uma vacina ou medicamento", declarou Mori em entrevista concedida à emissora de televisão japonesa NHK.

"Se a situação continuar como está no momento, não poderemos (organizar os Jogos)", acrescentou o dirigente, que não se atreve a prever o pior.

"Não consigo imaginar que a situação deste ano possa continuar no próximo ano", acrescentou.

As Olimpíadas de 2020, que deveriam ter começado nesta sexta-feira, foram adiadas em um ano após uma decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) tomada em março passado, em acordo com o governo japonês. O evento está agendado agora para o ocorrer a partir de 23 de julho de 2021.

Pesquisas recentes, no entanto, mostraram uma diminuição no interesse e no entusiasmo da população pelo grande evento esportivo planetário, no momento em que a ameaça da covid-19 ressurge no Japão.

De acordo com um levantamento publicado esta semana pela agência de notícias Kyodo News, apenas uma pessoa em cada quatro no Japão quer a realização dos Jogos de Tóquio no próximo ano, quando a maioria apoia um novo adiamento ou um cancelamento.

Mori é contrário a realização de algumas provas sem a presença de público ou com um número reduzido de espectadores.

"Se essa fosse a única alternativa, teremos que refletir (sobre a manutenção dos Jogos)", disse o chefe do comitê organizador, acrescentando que "se isso ocorrer, poderíamos considerar o cancelamento".

O Japão, um dos países menos afetados pelo coronavírus, graças a uma política de isolamento muito rigorosa, atualmente tem menos de 1.000 mortes pelo vírus, com cerca de 27.000 pessoas infectadas. Mas a cidade de Tóquio e seu entorno, que formam a maior megalópole do mundo, com cerca de 37 milhões de habitantes, viram o número de casos de pessoas subitamente infectadas aumentar desde meados de julho.

Por Gazeta Esportiva Foto: Fabrice Coffrini/AFP

Técnico do América-RN lamenta revés em retomada, mas se diz "satisfeito com muitas coisas"

Roberto Fernandes lamenta derrota, mas se mostra satisfeito com "muitas coisas" do que viu — Foto: Augusto César Gomes/GloboEsporte.com

O América-RN se despediu da Copa do Nordeste com derrota. O revés por 3 a 1 para o Fortaleza também marcou o retorno do Alvirrubro aos gramados após quatro meses - o último jogo oficial havia sido disputado no dia 14 de março, contra o Bahia, pela sétima rodada do Nordestão. A equipe de Roberto Fernandes fez um bom primeiro tempo no Barradão, saiu na frente, mas cedeu a virada após o intervalo. O treinador gostou do que viu, apesar do resultado.

- Fizemos um primeiro tempo, na minha avaliação, muito bom. (Os jogadores) Assimilaram bem a proposta do jogo, aplicando os conceitos que a gente vem treinando e fizemos um primeiro tempo muito eficaz, sem dar espaço ao Fortaleza e também chegando à frente, tanto que o goleiro do Fortaleza no primeiro tempo fez mais defesas do que o próprio Vitor (Paiva) - completou.

- Pelo que a equipe mostrou, evidente, o resultado não é bom, mas eu fiquei satisfeito com muitas coisas que eu vi. Agora é dar sequência nos treinamentos e nos ajustes - completou.

O América jogou com Vitor Paiva; André Krobel, Edimar, Edson Henrique e Michael; César Sampaio (Leandro Melo), Wallace Rato, Felipe Guedes (Felipe Cordeiro) e Romarinho (Beto); Adílio (Rogerinho) e Augusto (Wallace Pernambucano).

Roberto lembrou que o Fortaleza teve 20 dias a mais de preparação que o América e disputou o quarto jogo após a retomada do futebol. Também ressaltou a qualidade que o Tricolor tinha no banco de reservas, promovendo a entrada de Edson Cariús, Ederson, David e Osvaldo, que mudaram a partida na segunda etapa. Para o comandante rubro, é preciso que o torcedor tenha essa compreensão para a sequência do trabalho.

- Esse jogo fez parte da nossa preparação. Nós conseguimos ter duas semanas e meia de preparação, entre o período que nós ficamos em Recife e o nosso retorno a Natal, para enfrentar uma equipe que começou a treinar 20 dias antes, uma equipe de Série A, uma equipe que seu treinador está indo para o terceiro ano e a base do seu elenco já existe há dois anos. São momentos e estágios completamente diferentes e nós tivemos a oportunidade de competir com essa equipe e observar em alto rendimento aquilo que a gente precisa ainda em termos de jogo - comentou.

O América só volta a campo em agosto, pelo Campeonato Potiguar. A previsão é que a competição seja reiniciada no próximo dia 12.

Por GE RN Foto Augusto César Gomes

Jailson do ABC testa positivo para Covid-19

Jailson está assintomático, mas não pode atuar contra o CSA — Foto: Luciano Marcos

O meia Jailson, do ABC, ficou de fora do duelo contra o CSA, nesta quarta-feira 22, pela última rodada da Copa do Nordeste que acabou eliminado o Time do Povo em derrota por 2 a 0. O jogador testou positivo para Covid-19 no último exame exigido pela CBF e virou problema para o técnico Francisco Diá.

De acordo com o ABC, Jailson apresentou uma infecção por Covid-19 em junho. Passou por tratamento e foi acompanhado pelo departamento médico. O meia fez o teste de sorologia junto com o grupo no dia 1º de julho, em Natal, porém seguiu com persistência do PCR e apresentou IGG positivo (havia desenvolvido anticorpos para a doença). Em Salvador, junto com a delegação para os jogos da Copa do Nordeste, realizou dois testes promovidos pela CBF, seguindo o protocolo da entidade, sendo um com resultado positivo e outro com resultado negativo.

Jailson apresentou o PCR positivo no dia 15 de julho, depois do teste realizado no dia 14, o primeiro feito na capital baiana. Mesmo estando assintomático, foi afastado das atividades com o restante do elenco.

O protocolo da CBF exige que para o jogador estar liberado para jogos ou treinos precisa apresentar dois testes negativos seguidos. Jailson, então, realizou outro exame, em um laboratório de Salvador, por iniciativa do clube, mas o resultado voltou a dar positivo - e, por este motivo, o atleta está impedido de atuar.

Segundo a assessoria de imprensa do ABC, o meia segue assintomático, sentindo-se bem e vinha trabalhando fisicamente separado do grupo.

Por GE RN Foto: Luciano Marcos

Campeonato chinês volta após uma campanha de testes para covid-19


O campeonato chinês de futebol está pronto para começar no sábado, após uma espera de cinco meses devido à pandemia covid-19, graças a uma grande campanha de testes entre todos os seus jogadores, sem que nenhum tenha sido diagnosticado com a doença.

De um total de 1.870 testes, incluindo jogadores e membros das comissões técnicas de cada clube, nenhum foi positivo, anunciou a Liga Chinesa de Futebol (CSL).

Durante o período de férias da Super League (primeira divisão do futebol na China), que deveria ter começado em 22 de fevereiro, cada jogador passou por um teste semanal, informou a agência de notícias oficial chinesa Xinhua.

Por razões sanitárias, as 16 equipes do campeonato serão divididas em dois grupos e jogarão apenas em dois lugares, as cidades de Dalian (nordeste) e de Suzhou (leste), perto de Xangai.

Jogadores e integrantes das comissões técnicas, alojados em cada uma das duas cidades em um único hotel, foram submetidos a um regime muito restrito de confinamento, com a proibição de ver familiares durante os primeiros dois meses.

Por Gazeta Esportiva Photo by STR / AFP

CBF divulga tabela do Campeonato Brasileiro da Série B

CBF divulga tabela detalhada do Campeonato Brasileiro da Série A e da Série B

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), divulgou nesta quarta-feira dia 22, a tabela detalhada das primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro das Série B. 

O desmembramento das nove primeiras rodadas da Série B. A competição começará no dia 7 de agosto, uma sexta-feira, com quatro jogos e o primeiro deles, às 16h30, será entre CSA e Guarani, no estádio Rei Pelé, em Maceió. Na mesma data, à noite, jogam Ponte Preta x América-MG, Confiança x Paraná e Avaí x Náutico.

Rebaixado pela primeira vez na história à segunda divisão, o Cruzeiro fará a sua estreia no sábado, dia 8, contra o Botafogo, de Ribeirão Preto (SP), no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. O time celeste começará a competição com seis pontos a menos por causa de uma punição da Fifa pelo não pagamento de uma dívida.

Confira a tabela da primeira rodada da Série B do Brasileiro
Sexta-feira, 7 de agosto
16h30 - CSA-AL x Guarani - Estádio Rei Pelé
19h15 - Ponte Preta x América-MG - Estádio Moisés Lucarelli
20h30 - Confiança x Paraná - Estádio Lourival Baptista
21h30 - Avaí x Náutico - Estádio da Ressacada

Sábado, 8 de agosto
11h - Juventude x CRB-AL - Estádio Alfredo Jaconi
16h - Operário-PR x Figueirense - Estádio Germano Kruger
19h - Cruzeiro x Botafogo-SP - Mineirão
19h - Vitória-BA x Sampaio Corrêa - Estádio Manoel Barradas
21h - Cuiabá x Brasil-RS - A definir

Domingo, 9 de agosto
11h - Oeste x Chapecoense - Arena Barueri

Por Futebol Interior

Laterais de Atlético-MG e Fluminense são indicados por Jesus ao Benfica

Guga seria um dos nomes indicados por Jorge Jesus no Benfica

Jorge Jesus pode ajudar o Flamengo mesmo que sem querer. Isso porque o treinador está indicando alguns jogadores do futebol brasileiro para a diretoria do Benfica-POR ir atrás.

Depois de Everton Cebolinha, do Grêmio, a imprensa de Portugal levantou mais dois nomes que agradam Jorge Jesus: dos laterais-direito Guga, do Atlético-MG, e Gilberto, do Fluminense.

Guga tem 21 anos e seu contrato com o Galo vai até dezembro de 2023. Revelado nas categorias de base do Avaí e cotado para defender o Brasil nas Olimpíadas, o lateral tem 75% dos seus direitos econômicos presos ao clube mineiro.

Mais experiente que Guga, Gilberto tem 27 anos e está no Fluminense desde 2018. O lateral passou ainda por Botafogo, Internacional, Fiorentina-ITA e Vasco, entre outros. O Flu é dono de 50% dos seus direitos econômicos e o vínculo vai até julho de 2022.

Anunciado na última sexta-feira, Jorge Jesus recebeu a garantia do Benfica-POR de que seria montado um time de ponta para a próxima temporada, cujo objetivo seria chegar, pelo menos, até as quartas de final da Liga dos Campeões.

Por Agência Futebol Interior

MP 984: Globo notifica CBF, Turner e até RB Bragantino por transmissões da Série A


A Medida Provisória 984, popularmente chamada com 'MP do Flamengo', está rendendo mais capítulos. Nesta quarta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou detalhadamente as dez primeiras rodadas da Série A, levando em consideração a MP, que concede direito de transmissão a clube mandante.

A TV Globo emitiu comunicado afirmando que notificou à Turner, aos clubes que têm contrato com a Turner e também ao Red Bull Bragantino, que não tem contrato com ninguém.

OLHE LISTA DE CLUBES
Jogos que possuem Santos, Bahia, Ceará, Fortaleza, Coritiba, Internacional, Palmeiras e Athletico-PR como mandantes, por exemplo, a CBF já colocou como transmissão a emissora Turner.

"A definição da transmissão dos jogos segue o ordenamento legal vigente no país, em decorrência da Medida Provisória 984/2020, que concede ao clube mandante os direitos de transmissão das partidas. A CBF não é signatária dos contratos individuais entre clubes e emissoras, cabendo à entidade o estrito cumprimento das determinações legais em vigor", disse a CBF.

A Globo reafirmou que o contratos anteriores, aos quais ela tem exclusividade, não podem ser alterados e que adotará medidas legais em caso de transmissão de jogos por outras emissoras.

NOTA DA GLOBO
A Globo reitera seu entendimento de que a medida provisória 984, ainda que seja aprovada pelo Congresso Nacional, não modifica contratos já assinados, que são negócios jurídicos perfeitos, protegidos pela Constituição Federal.

No caso do Campeonato Brasileiro, a Globo é detentora dos direitos exclusivos de transmissão de todos os jogos dos clubes participantes da Série A do Campeonato Brasileiro 2020, em todas as mídias, e vem pagando por isso, com exceção dos jogos do Bragantino e, apenas na TV por assinatura, dos clubes que firmaram contrato com a Turner: Santos, Bahia, Ceará, Fortaleza, Coritiba, Internacional, Palmeiras e Athletico Paranaense (em relação a este último, a Globo também não detém os direitos de PPV).

Por isso, a Globo enviou notificação ao Bragantino e à Turner, com cópia para os clubes que têm contrato com aquela empresa e para a CBF, deixando claro que está pronta para tomar medidas legais cabíveis para proteção de seus direitos exclusivos, caso haja tentativa de violá-los com a transmissão de jogos de clubes que negociaram seus direitos com a empresa, ainda que na condição de visitantes.

Da mesma maneira, a Globo respeitará os contratos firmados e não exibirá jogos na TV por assinatura em que os clubes que assinaram a Turner sejam visitantes, ainda que os mandantes sejam clubes que têm contrato com a Globo para a mesma plataforma. E também não exibirá jogos do Bragantino.

A Globo confia em que a Turner, integrante de um grupo econômico com larga experiência na produção e exibição de conteúdos audiovisuais, protegidos pelo direito autoral, não desejará associar seu nome e reputação à violação desses mesmos direitos.

Como parceira e incentivadora do futebol brasileiro há muitas décadas, acreditamos que o futebol só será capaz de vencer seus desafios com planejamento e segurança jurídica para aqueles que investem altas quantias nesse negócio tão importante para o Brasil e para os brasileiros.

Por Agência Futebol Interior

Ferrari anuncia reestruturação de departamento técnico


Em crise após o fraco desempenho nas três primeiras corridas da temporada da Fórmula 1, a Ferrari anunciou nesta quarta-feira uma reestruturação de sua equipe técnica.

A escuderia italiana confirmou que o italiano Enrico Cardile chefiará um novo departamento de Desenvolvimento de Performance. Ele terá a companhia do sul-africano Rory Byrne, projetista fundamental na era vitoriosa de Michael Schumacher que agora ocupará o cargo de consultor técnico.

“Estamos promovendo mudanças no lado técnico da organização para acelerar o design e o desenvolvimento do carro em termos de performance”, disse o chefe da equipe Mattia Binotto.

“Uma mudança de direção era necessária para definir linhas claras de responsabilidade e processos de trabalho, enquanto também reafirmamos a fé da empresa em sua equipe técnica”, completou.

A Ferrari registrou nesta temporada seu pior início desde 2010. A escuderia de Sebastian Vettel e Charles Leclerc soma 27 pontos e ocupa apenas o quinto lugar no campeonato de construtores.

Da Redação BandSports Foto Divulgação

Em nota oficial, time catarinense confirma três casos de covid-19 entre os jogadores

Em nota oficial, Criciúma confirma três casos de covid-19 entre os jogadores

Sem revelar nomes, o Criciúma revelou, por meio de uma nota oficial divulgada à imprensa, que três jogadores testaram positivo para o covid-19. Esses atletas apresentaram alguns sintomas leves na última sexta-feira e passaram pelos testes RT-PCR nesta terça. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (22) e agora, o trio está cumprindo quarentena, afastados dos treinamentos.

De qualquer forma, o clube catarinense fez questão de tranquilizar os torcedores, afirmando que dois deles já apresentaram melhoras e não estão sentindo nenhum sintoma. Mesmo assim, seguem sob monitoramento do departamento médico do clube.

"O Criciúma, através do seu departamento médico, informa que obteve nesta terça-feira (22) a confirmação de três atletas positivados com o COVID-19. Os resultados foram obtidos através do exame RT-PCR.

Logo no início dos sintomas, os atletas foram prontamente afastados para cumprir o período de quarentena, e, diante dos resultados, seguem observados pelo médico do clube, Ricardo Furtado. Desde o início da pandemia, o Tigre segue cumprindo os protocolos de saúde do Governo do Estado, assim como os da Federação Catarinense de Futebol (FCF), referentes aos treinamentos e jogos", disse o Criciúma, em nota.

OUTROS CASOS E FOCO NO PRÓXIMO DESAFIO
O mesmo aconteceu na semana passada, quando dois outros atletas receberam o diagnóstico positivo para coronavírus nos testes rápidos. Mas, após a contraprova, que foi feito no tipo de sorologia, o Criciúma informou que o resultado foi negativo nos dois casos.

O próximo jogo do Criciúma está marcado para o dia 28 de julho, quando a equipe enfrenta o Marcílio Dias, fora de casa, pelo segundo jogo das quartas de finais do Campeonato Catarinense. Na partida de ida, as equipes ficaram no empate sem gols e agora quem vencer avança para às semifinais do estadual.

Por Agência Futebol Interior