quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Alecrim recebe a taça de campeão da segunda divisão do RN


O Alecrim recebeu na tarde desta quarta-feira 16, o troféu oficial de campeão da segunda divisão do Campeonato Potiguar. A cerimônia foi realizada na sede da Federação Norte-rio-grandense de Futebol.

No domingo, após a vitória sobre o Mossoró, o Alecrim fez a festa em campo e ergueu uma taça simbólica - isto porque o Laguna também tinha chances de título e jogou no mesmo horário, em outro local.

Veja também:

- Merece uma homenagem de todos nós pela história, pela luta, pela superação das dificuldades e de todo o sacrifício que exige fazer futebol. A atual gestão deu um tom diferente à base do Alecrim, clube que visa formação de atletas - comentou o presidente da FNF, José Vanildo.

O presidente do Alecrim, Luís Henrique Saldanha, lembrou as dificuldades para conquistar o acesso e agradeceu o apoio da FNF.

- Só sabe fazer futebol quem está do lado de cá. Não se faz só com romantismo, é preciso capital, investimento. O futebol é uma economia, quando a gente investe no futebol a gente está investindo em educação, em cultura. Futebol é um instrumento de oportunidades. Além de títulos, a gente pretende formar o cidadão, formar pessoas melhores. Agradecemos à Federação pelo apoio e parabenizamos pelo feito histórico. Fez o América campeão nacional, o ABC conquistar o acesso, e o Alecrim voltar a conquistar um título depois de anos - falou.

Com quatro acessos na segunda divisão do RN, o técnico Higor César também esteve presente no evento. Ele retornou esta semana de São Paulo, onde participou das aulas do curso da CBF Academy para obter a Licença A de treinador.

- Era um sonho que eu tinha de fazer o curso. Foi proveitoso, fiz amizades, fiz curso com profissionais renomados e o objetivo é buscar cada vez mais estudos - declarou.

O Alecrim voltará a jogar na elite do Rio Grande do Norte após seis anos - foi rebaixado em 2017. Foram quatro tentativas frustradas até chegar ao tão sonhado acesso em 2022.

O Alecrim fechou a segunda divisão com 26 pontos, e saldo positivo de 28 gols em 12 jogos. Foram oito vitórias, dois empates e duas derrotas ao longo da competição.

Por ge Natal Foto: Erick Dias/FNF

Aos 11 anos, atleta potiguar é campeão mundial de jiu-jitsu em Abu Dhabi


O dia 14 de novembro de 2022 entrou para a história como a data em que o Rio Grande do Norte conquistou o primeiro título mundial de Jiu-Jitsu Kids. O feito foi alcançado na cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, pelo potiguar Silvio Romero Júnior, de apenas 11 anos.

“Disputar esse mundial já foi um sonho e já foi muito difícil. Quase não consegui embarcar porque meu vôo foi cancelado, fiquei duas noites sem dormir e tive que me concentrar dobrado nas lutas. Só eu, meu treinador Tutu Calixto e meus pais sabemos tudo que passamos pra chegar até aqui, mas valeu a pena. Eu treinei e me dediquei bastante, agora estou muito feliz e realizado. Esse título mundial não é só meu, dedico ao Rio Grande do Norte e ao Brasil”, comemora Silvinho.

No Mundial de Jiu-Jitsu Kids de Abu Dhabi Silvinho fez quatro lutas e venceu as quatro, sendo duas por finalização e duas por pontos. Na semifinal ele enfrentou o russo Khalid Khafizov e ganhou por finalização. Na grande final, o adversário foi Murali Ualikhan, do Cazaquistão. A vitória, que valeu o título da competição, veio por pontos, 12 a 3.

O êxito no Mundial veio pra coroar um ano mágico na carreira do lutador. Em 2022, Silvinho ganhou praticamente tudo que disputou nos tatames. Foi tetracampeão potiguar, campeão do Nordeste, campeão norte-nordeste, campeão brasileiro, sulamericano e agora chega ao topo do mundo. É a consagração de um menino que apesar de muito jovem, se destaca pelo talento extremo e pela seriedade.

“Pra nós é o sentimento de dever cumprido. É a concretização de planos traçados há 2 anos quando iniciamos uma batalha pra que ele tivesse toda a estrutura pra que chegasse até aqui. Me refiro aos treinadores, personal, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e vários outros profissionais. Tivemos alguns apoios pontuais, mas praticamente todo o custeio da carreira dele foi arcado por mim e pela mãe. Agora com essa marca expressiva, acreditamos na chegada de novos apoios e empresas pra se juntar a nós”, ressalta Silvio Romero, pai do campeão.

A chegada de Silvinho em Natal está marcada para a madrugada da próxima terça (15) para a quarta-feira (16).

PRINCIPAIS TÍTULOS
Campeão Mundial de Jiu-Jitsu Kids 2022 (Título mais recente);
Campeão Sulamericano de Jiu-Jitsu Kids 2022;
Campeão Brasileiro Kids CBJJ 2022;
Atual Bicampeão Estadual de Judô;
Atual Tricampeão Estadual de Jiu-Jistu;
Campeão do Open Natal de Jiu Jitsu 2022;
Campeão do Grand Slam Nordeste de Jiu Jitsu 2022;
Campeão do Norte Nordeste de Jiu Jitsu 2022;
Campeão do Pro Open de Jiu Jitsu 2022;
Tri Campeão do Circuito Khan Fight KIDS de lutas casadas (O maior campeonato de lutas casadas kids do Brasil).

Fonte Portal 96 FM Natal

Árbitro potiguar participa de curso VAR Conmebol


Brasileiros estão no Paraguai para curso VAR Conmebol, visando à temporada 2023.

O curso é específico para árbitros de vídeo ainda sem experiência internacional e que deverão atuar já a partir do próximo ano.

Estão no Paraguai, Daniel Bins da FGF, Daiane Muniz, da Paulista, Rejane Caetano, do Rio de Janeiro, Charly Wendy Deretti de Santa Catarina e Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (foto) , da FNF.

Para o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem do RN, Ricardo Albuquerque é ” Muito bom para nossa federação, e orgulho para a todos nós da CEAF”

Albuquerque lembrou ainda que outros três árbitros estão em pré -temporada na CBF.

Lenilson Trigueiro, o assistente Luís Carlos de França e o árbitro Caio Max na função de árbitro VAR.

Veja também:

Fonte Marcos Lopes Foto Divulgação

Copa do Nordeste apresenta formato da edição 2023; regulamento e tabela serão divulgados em breve


A Diretoria de Competições da CBF apresentou o formato, as datas-base e os critérios de participação da Copa do Nordeste 2023.

A competição tem previsão de início em 22 de janeiro e encerramento no dia 3 de maio. Serão 12 datas destinadas ao regional no calendário, sendo que nenhuma delas conflitará com os Campeonatos Estaduais em andamento no mesmo período.

Os doze clubes pré-classificados foram definidos com os seguintes critérios: Nove vagas estão destinadas para os campeões estaduais de 2022. As outras três ficam reservadas para as federações melhores colocadas no Ranking Nacional de Federações (RNF 22).

Neste ano, as Federações Cearense, Baiana e Pernambucana estão no topo do ranking e terão uma segunda vaga para o torneio, com a classificação do time melhor posicionado no Ranking Nacional de Clubes da CBF (RNC 22).

Sendo assim, já estão garantidos na Copa do Nordeste 2023: Fortaleza, CRB, Sampaio Corrêa, Náutico, ABC, Campinense, Sergipe, Atlético-BA, Fluminense-PI, Ceará, Bahia e Sport. A formação dos dois grupos da primeira fase será definida por meio de sorteio, a ser realizado em data anunciada posteriormente.

Os pré-classificados serão distribuídos entre os grupos A e B assim como os quatro advindos por meio das vagas das Eliminatórias.Todas as equipes farão oito jogos e as quatro primeiras colocadas de cada grupo passam para a próxima fase – quartas de final.

Nessa etapa, os dois primeiros colocados de cada grupo farão o jogo único como mandantes. Nas semifinais, os mandos de campo serão dos times de melhor campanha.

A final será disputada em jogos de ida e volta com o clube de melhor campanha decidindo diante de sua torcida.

Eliminatórias para a Copa do Nordeste
As Eliminatórias para a Copa do Nordeste serão disputadas em duas fases e em jogos únicos. Nos dias 5 e 8 de janeiro, dezesseis equipes entrarão em campo em busca de quatro vagas para a fase de grupos da “Lampions League”. São elas: Vitória, CSA, Confiança, Santa Cruz, Botafogo-PB, Ferroviário-CE, América-RN, Altos, Moto Club, Caucaia, Jacuipense, Retrô, ASA, Cordino, Potiguar de Mossoró e Sousa.

Entre esses estão os nove melhores posicionados no Ranking Nacional de Clubes da CBF (RNC), sendo um para cada Federação, excluídos os já classificados para a Fase de Grupos da competição e mais sete clubes advindos das vagas destinadas às federações mais bem ranqueadas no RNF e respeitando a colocação dos clubes em seus Estaduais, em 2022.

As 16 equipes apresentadas acima serão ordenadas conforme suas posições no RNC 2022. A partir daí, serão definidos os confrontos, com o primeiro colocado enfrentando o 16º, o segundo com o 15º e assim por diante. Os clubes melhores ranqueados fazem o jogo único como mandantes nas duas fases.

A Diretoria de Competições da CBF enviará os documentos técnicos e tabela detalhada da Copa do Nordeste 2023 dentro dos prazos previstos no Estatuto do Torcedor.

Datas
Eliminatórias da Copa do Nordeste serão disputadas nos dias 5 e 8 de janeiro.

Copa do Nordeste começa no dia 22 de janeiro e será realizada em 12 datas.

Decisão está prevista para o dia 3 de maio. Dezesseis clubes participam da disputa

Fonte Marcos Lopes Foto Divulgação