sábado, 1 de outubro de 2016

COI confirma entrega de bronze herdado pela equipe do 4x100m do Brasil em Pequim

Resultado de imagem para fotos do revezamento 4x100m do brasil em Pequim-2008

Por meio de nota oficial publicada no final da manhã desta sexta-feira (30), a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou que o Comitê Olímpico Internacional (COI) enviou a Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), uma carta na qual a entidade confirma que irá entregar a medalha de bronze que a equipe feminina brasileira do revezamento 4x100m herdou devido a um caso de doping. O caso em questão envolveu uma atleta do quarteto russo que conquistou o ouro na final desta prova nos Jogos de Pequim-2008.

A CBAt informou que a carta, assinada pelo presidente do COI, Thomas Bach, foi enviada na última quarta-feira depois de o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Carlos Arthur Nuzman, ter cobrado, também por meio de uma carta, uma data para a entrega das medalhas à máxima entidade olímpica.

Nesta sexta-feira, porém, a CBAt disse que a data para entrega das medalhas e diplomas correspondentes ao bronze olímpico para a equipe que foi formada por Rosângela Santos, Thaissa Presti, Lucimar Moura e Rosemar Coelho ainda será definida pelo COI.

“Brevemente nosso Departamento de Relações com os NOC (Comitês Olímpicos Nacionais) fará contato para organizar a entrega das medalhas”, afirmou Bach, na carta reproduzida nesta sexta pela CBAt.

A equipe do revezamento do Brasil terminou aquela final dos 4x100m da Olimpíada de Pequim em quarto lugar e, com a desclassificação da equipe russa, herdou a medalha de bronze conquistada na pista pela equipe da Nigéria. Assim, as nigerianas consequentemente ficaram com a prata e a Bélgica, segunda colocada, com o ouro.

A atleta flagrada no teste antidoping foi Yulia Chermoshanskaya, que acabou testando positivo para duas substâncias proibidas em reanálises de exames refeitos com as amostras do material colhido em Pequim-2008. Estas reanálises foram realizadas na esteira da polêmica envolvendo o grande escândalo de doping que abalou o esporte da Rússia e tirou toda a equipe de atletismo do país da Olimpíada do Rio.

As substâncias proibidas encontradas nos reexames foram estanozolol e turinabol e, como resultado, os resultados de todo o time russo no revezamento 4x100m dos Jogos de Pequim foram cancelados, assim como a entidade obrigou as russas a devolverem suas medalhas de ouro.

O presidente da CBAt, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, comemorou a carta enviada pelo COI. “Acompanhamos o caso há tempos e fizemos pedido ao presidente Nuzman para que solicitasse a confirmação da parte do COI, já que sempre entendemos que as atletas da equipe mereciam as medalhas, em função da desqualificação da equipe russa”, ressaltou o dirigente, por meio da nota publicada nesta sexta.

Com o pódio do 4x100m feminino herdado nos Jogos de Pequim, o Brasil passa a somar 16 medalhas olímpicas na história do atletismo. São cinco de ouro, três de prata e agora oito de bronze.

A punição à equipe russa no revezamento 4x100m de Pequim-2008 foi anunciada pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês) apenas no último dia 16 de agosto, em meio à disputa dos Jogos Olímpicos do Rio.

Por Estadão Conteúdo

Troca de ingressos para treino da seleção brasileira na Arena das Dunas dura apenas três horas


Em três horas, os torcedores de Natal levaram 10 toneladas de alimentos e trocaram pelos 10 mil ingressos para o treino aberto da Seleção Brasileira, na Arena das Dunas. Os donativos serão encaminhados a instituições de caridade da Capital do Rio Grande do Norte.

A troca foi feita nesta sexta-feira (30) e todos os bilhetes estão esgotados. De acordo com a Diretoria de Competições da CBF, que organiza os treinos e partidas da Seleção em território nacional, não haverá nova carga.

Na próxima segunda-feira (3), dia do treino, não será autorizada a entrada sem o ingresso. É preciso ter um para cada pessoa, incluindo crianças de colo. Os portões da Arena das Dunas serão abertos às 18h40.

Também está encerrada a venda de ingressos para a partida contra a Bolívia, na quinta-feira (6), pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Rússia 2018.

TREINO ABERTO DA SELEÇÃO
Portões de acesso para cada setor (APENAS torcedores com ingresso trocado nesta sexta-feira):

Norte Inferior: R e S;
Sul Inferior: J e K;
Leste Inferior: N e O.

Por Portal No Ar Foto Jarbas Fonsêca 

RN encerra Jogos Escolares da Juventude com 15 medalhas

Resultado de imagem para foto da bandeira do rn nos jogos escolares 2016

A campanha da delegação do Rio Grande do Norte nos Jogos Escolares da Juventude, etapa nacional de 12 a 14 anos, superou as expectativas. Nesta quinta-feira (29), no último dia das competições em João Pessoa, as equipes potiguares conquistaram cinco medalhas nas modalidades coletivas, encerrando com um total de 15 medalhas, um recorde na história das participações do Estado nos Jogos Escolares.

De acordo com o chefe da delegação e coordenador dos JUVERNs da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL-RN), a excelente participação deve-se ao crescimento dos Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte. “Com muito empenho do Governo do Estado por meio da SEEL, conseguimos neste ano aumentar em 107% o número de alunos-atletas nos JUVERNS o que fez elevar o nível técnico e consequentemente aumentar o número de medalhas na etapa nacional dos Jogos Escolares”, analisou Bezerra.

O último dia de competições dos Jogos Escolares da Juventude, em João Pessoa, contou com a conquista da medalha de ouro do basquetebol feminino pela equipe do colégio Mater Christi, de Mossoró, que venceu Rondônia na final por 35 a 31. No voleibol feminino, as meninas do Complexo Educacional Henrique Castriciano conquistaram a medalha de prata na decisão contra Santa Catarina.

O Rio Grande do Norte teve mais uma medalha de prata. Foi com o futsal masculino do colégio Encanto. No feminino, as meninas do Colégio Expansivo ficaram com o bronze, enquanto no basquete masculino, o Salesiano Dom Bosco também foi bronze, totalizando cinco medalhas nas modalidades coletivas. Com as dez medalhas conquistadas nas disputas individuais, que aconteceram no período de 19 a 23 de setembro, a delegação potiguar encerrou a participação com 15 medalhas.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo da Paraíba e da Prefeitura Municipal de João Pessoa e patrocínio máster da Coca-Cola. O Rio Grande do Norte levou 160 alunos-atletas e 20 técnicos, além dos oficiais Cezar Nunes, Priscilla Gomes, Pablo Costa, Elielson Lázaro, José Fernandes e do fisioterapeuta Jael Cypriano.

Individual
Ouro – Igor Clemente – atletismo
Ouro – Natália Soares – luta olímpica
Ouro – Izabel Azevedo – badminton
Prata – Larissa Dutra – atletismo
Prata – Paulo Filho, Hendrich Iago, Max Breno, Carlos Adriano, Jadson Oliveira, William Anderson, João Neto e Vitor Martins – judô masculino por equipe
Prata – Kassia Emily, Ana Carolina, Tailane Silva, Sarah Emily, Thulhiane Rayeli, Haysha Aragão, Carla Patrícia e Emily Marceli – judô feminino por equipe
Bronze – Vanessa Nunes – luta olímpica
Bronze – Gustavo Araújo – atletismo
Bronze – Jhonata Henrique – ciclismo
Bronze – Carla Patrícia – judô

Coletivo
Ouro – Basquetebol feminino – Colégio Mater Christi – Mossoró
Prata – Voleibol feminino – Complexo Educacional Henrique Castriciano
Prata – Futsal masculino – Colégio Encanto
Bronze – Futsal feminino – Colégio Expansivo
Bronze – Basquete masculino – Salesiano Dom Bosco

Por Portal No Ar

ABC empata fora de casa e está a uma vitória do retorno à Série B

ABC precisa de uma vitória simples para subir (Foto: Rogério Mooti/Agência Botafogo.)

O ABC iniciou nesta sexta-feira (30) o mata-mata da Série C do Campeonato Brasileiro. Jogando no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP), o Alvinegro ficou no 0 a 0 com o Botafogo-SP.

Com o empate, o time potiguar precisa de uma vitória simples para conquistar o acesso à Série B do Brasileirão. A partida da volta será na próxima sexta-feira (7), às 19 horas, no estádio Frasqueirão, em Natal.

O Botafogo também depende de uma vitória qualquer ou ainda de empate com gols. Um novo 0 a 0 levará a decisão para as cobranças de pênaltis.

Por Heilysmar Lima via Portal No Ar Foto: Rogério Mooti/Agência Botafogo