
A nadadora potiguar Joana Neves realizou, na noite desta quinta-feira (18), seu último treino antes de embarcar para a disputa dos Jogos Paralímpicos. Com a descontração de sempre, a atleta dividiu um pouco da sua ansiedade ao falar da expectativa para competir em uma Paralimpíada em seu país.
“Eu já cheguei de Londres pensando nesse momento. Teve todo um ciclo, mas agora é quando todo meu trabalho vai ser posto em prova e é por isso que eu esperei tanto tempo. Competir no meu país será, sem dúvida, uma sensação única que me deixa bastante animada”, disse a potiguar.
O treino se desenrolou com a presença da imprensa. A atleta ouviu as últimas instruções de seu treinador, Rodrigo Villar, que a acompanha desde o início da carreira, e caiu na piscina do SESI Clube pela última vez antes de viajar à São Paulo, local dos últimos treinos da Seleção antes de chegarem ao Rio. Ambientada com os demais membros, Joana falou também sobre a vontade de se reunir com os outros nadadores.
“A nossa preparação aqui é bastante rígida, mas acho que a chave estará ligada domingo, quando me reunir com os outros nadadores em São Paulo. Estou ansiosa para encontra-los, o ambiente é bom e faz com que todos já estejam focados apenas em buscar os resultados para o Brasil”.
Além de receber a imprensa, a nadadora fez uma transmissão ao vivo para a sua fanpage no Facebook, respondendo perguntas e recebendo mensagens de apoio que, segundo ela, são de extrema importância para o seu trabalho. Ela mostrava suas medalhas com orgulho enquanto brincava sobre o peso que elas tinham. Era um olhar confiante que buscava em cada medalha a motivação para conquistar ainda mais.
Perfil
Joana Maria Jaciara da Silva Neves nasceu em 14 de fevereiro de 1987, em Natal/RN, e com apenas 1 ano e 6 meses de vida teve acondroplasia, uma anormalidade na ossificação das cartilagens que causa nanismo.
Joana começou a praticar natação aos 12 anos por recomendação médica e, aos 13, a competir, participando da primeira competição internacional em Mar Del Plata, na Argentina. Em Londres-2012, defendeu o Brasil pela primeira vez em uma edição dos Jogos Paralímpicos e está em reta final de preparação para os Jogos Paralímpicos do Rio.
Por Portal No Ar