terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Quatro duelos darão continuidade ao campeonato de blocos Jardinenses


Teve andamento na noite nesta segunda feira 10, a 10ª rodada do campeonato de Blocos carnavalescos da cidade de Jardim do Seridó-RN, no Ginásio de Esportes Lavoisier Maia. A competição vem tendo continuidade desde o dia 29 de Janeiro de 2014, data do início, terminando em 27 de Fevereiro do corrente ano. Por noite, são realizados cinco partidas, mas existem rodadas que contam apenas com quatro, em virtude da falta de compromisso das equipes da Portuguesa no Master e da Q Sabor no Adulto, que não compareceram a seus jogos, e por esse motivo estão eliminadas.

Por sinal, em esta rodada acontece um W vs 0, por que, como o quinteto da Q Sabor está fora o Guarani somará mais três pontos na tabela da competição, não havendo o embate. O diferencial para este ano é a torcida, que toda noite lota as dependências do ginásio esportivo para prestigiar o certame. 

Confira os Resultados da 9ª rodada:
Master Relaxados W vs 0 Portuguesa (Grupo A)
Master Bela Vista 6 vs 1 Corinthians (Grupo B)
Adulto Cordel Encantado 2 vs 2 Os Malas (Grupo E)
Adulto 
Turma do Pecado 8 vs 0 Corinthians (Grupo F)
Adulto 
Parazzitas 5 vs 1 A Baragadaga (Grupo F)

Próxima Rodada 10ª:
18h40 Master A Tenda vs Bela Vista (Grupo B)
19h20 Master Naja vs São Paulo (Grupo A)
19h50 Adulto Os Largados vs Trapaceiros (Grupo G)
20h20 Adulto Q Sabor 0 vs W Guarani (Grupo G)
20h50 Adulto Os Tininos vs Traquinos (Grupo H)

Por Lance Esportivo

Dor na lateral do joelho: saiba como reconhecer, tratar e evitar a SABI


Extremamente comum entre praticantes decorrida de rua, a síndrome do atrito da banda iliotibial (SABI) é uma frequente de dor lateral do joelho, considerada como esforço repetitivo e, geralmente, tratada com sucesso com uma abordagem conservadora.


Fatores biomecânicos individuais como as dismetrias (diferença de comprimento dos membros inferiores), pisadas excessivamente pronadas, que causam rotação interna da tíbia, genu varum, ou “joelhos de cowboys”, e encurtamento da fáscia lata (estrutura fibrosa que envolve a porção lateral da coxa), estão ligados à gênese da doença. As fraquezas dos abdutores da coxa e dos glúteos médio e mínimo do quadril parecem também contribuir para o desenvolvimento da SABI.

A frequência e intensidade do treino também influenciam. A SABI é, geralmente, observada em pessoas que exercem esportes vigorosamente. Tendo-se em mente o fato de que, toda vez que o indivíduo treina, ocorre lesão tecidual e que, no repouso, o organismo faz a reparação, sabe-se que o aumento de volume e intensidade do esporte, em geral, quando o indivíduo visa uma determinada prova, faz com que haja quebra do equilíbrio/reparo e a lesão se desenvolva.

POR QUE OCORRE?
Durante a prática esportiva, quando o pé toca o solo, existe uma fase denominada pela biomecânica como “momento varo”, no qual a superfície articular do joelho tende a abrir-se lateralmente, sendo contida pela estrutura denominada banda iliotibial. Isso ocorre entre 20° e 30° de flexão do joelho (média de 21°). Em indivíduos predisponentes, o atrito desta estrutura contra uma proeminência óssea do fêmur, denominada epicôndilo lateral, causa irritação e lesão. Estudos têm mostrado que a banda iliotibial torna-se, então, espessada, cronificando a doença.

MEU JOELHO DÓI!
A principal queixa inicial em pacientes com SABI é dor difusa ao longo do aspecto lateral do joelho. Estes pacientes, frequentemente, são incapazes de indicar um ponto específico de dor, mas, caracteristicamente, tendem a usar a palma da mão para indicar a dor ao longo de toda a face lateral do joelho. Com o tempo e a continuação da atividade, os sintomas progridem para um desconforto mais doloroso e puntiforme. Normalmente, a dor começa após a conclusão de uma corrida ou durante uma prova. No entanto, como a banda iliotibial torna-se cada vez mais irritada, os sintomas geralmente começam mais cedo, logo no inicio de um treino, passando a ocorrer mesmo quando a pessoa está em repouso. Os pacientes costumam observar que a dor é agravada durante treinos prolongados, durante “sprints” ou quando o indivíduo permanece sentado por longos períodos.

DIAGNÓSTICO
No exame físico, nota-se sensibilidade à palpação lateral do joelho a aproximadamente 2cm acima da linha articular. Frequentemente é pior quando o paciente está com o joelho flexionado a 30°. Pode haver inchaço e pontos-gatilho no vasto lateral, glúteo médio, e bíceps femoral.

Se o diagnóstico não foi conclusivo ou se outra patologia comum é suspeita, a ressonância nuclear magnética (RNM) pode auxiliar, fornecendo informações adicionais. Na imagem ao lado, a seta branca mostra acúmulo de líquido no epicôndilo femoral. Nos pacientes com SABI, a RNM mostra uma banda iliotibial espessada sobre o epicôndilo lateral do fêmur e, muitas vezes, detecta líquido em planos musculares profundos.

VOU TER QUE ABANDONAR O ESPORTE?
De jeito nenhum! O tratamento da SABI requer modificação provisória da atividade física,alongamento e fortalecimento do membro afetado. O objetivo é minimizar o atrito da banda iliotibial sobre o côndilo femoral. O paciente deve ser sempre encaminhado para um fisioterapeuta capacitado.

A meta inicial do tratamento deve ser o alívio da inflamação através da crioterapia e com ajuda de medicação anti-inflamatória. Durante a fase inicial do tratamento, o paciente deve nadar para manter a performance cardiovascular. Se o inchaço ou dor persistirem por mais de três dias após o início do tratamento, uma injeção local corticosteroide deve ser considerada.

Com a redução da inflamação, o paciente deve iniciar um regime de alongamento da banda iliotibial, bem como de rotadores do quadril e flexores do joelho e plantares do tornozelo. Assim que houver alívio da dor, um programa de reforço muscular deve ser iniciado. Treino da força deve ser uma parte integrante do tratamento de qualquer atleta. Especial ênfase deve ser colocada no músculo glúteo médio. Este fortalecimento, inicialmente realizado pelo fisioterapeuta, deve ter continuidade pelo treinador. Não só para o tratamento, mas também na prevenção da recidiva da lesão. Vela o alongamento para a região.



A cirurgia raramente é indicada, mas o procedimento mais comum é a ressecção da porção posterior da banda iliotibial. Ou seja, retira-se uma pequena peça triangular ou elíptica da parte posterior da estrutura, cobrindo o epicôndilo lateral do fêmur.

Fonte Eu Atleta via Globo Esporte

FNF define arbitragem para segunda rodada do Campeonato Potiguar


A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) definiu a arbitragem para a segunda rodada do primeiro turno do Campeonato Potiguar. Três jogos serão realizados nesta quarta-feira, às 20h30. Caio Max Augusto Vieira apita Baraúnas x América-RN, no Estádio Nogueirão, em Mossoró. Ele será auxiliado por Luiz Carlos Câmara Bezerra e Carlos Roberto Gomes da Silva.

Santa Cruz-RN x Globo FC, no Estádio Iberezão, terá a arbitragem de Lenilson de Lima, que volta de suspensão após a não marcação de um pênalti a favor do Alecrim no jogo contra o ABC, pela quinta rodada da Copa FNF. Os auxiliares deste jogo serão Edson Trajano da Cruz e Belchior de Sales Barchz.

Para o duelo entre Alecrim e Corintians-RN, no Estádio Ninho do Periquito, o árbitro será Valdick Leão de Oliveira, que será auxiliado por Leandro Lincoln Neves e José Givanilson dos Santos.

Em jogo isolado na quinta-feira, ABC e Potiguar de Mossoró se enfrentam na Arena das Dunas, em Natal, às 19h30. Quem comanda a partida é Suelson Diógenes de França Medeiros, tendo Jean Márcio dos Santos e Francisco de Assis da Hora como assistentes.

Fonte Globo Esporte Natal Foto Augusto Gomes 

Espanhol: Neymar faz primeiro treino com o grupo no Barcelona


O atacante Neymar deu mais um passo na recuperação de uma lesão no tornozelo, sofrida no dia 16 de janeiro. Nesta segunda-feira, o jogador brasileiro realizou o seu primeiro treinamento com o restante do elenco desde que se contundiu em partida contra o Getafe, ficando mais próximo de ser aproveitado novamente pelo técnico Gerardo Martino.

Na semana passada, Neymar já havia realizado alguns trabalhos no campo, mostrando que estava mais próximo de voltar ao time. Agora, ele treinou ao lado dos seus companheiros no primeiro trabalho do Barcelona após a vitória por 4 a 1 sobre o Sevilla, no último domingo, que garantiu aoclube catalão a liderança do Campeonato Espanhol.

Os jogadores que foram titulares diante do Sevilla, porém, realizaram apenas trabalhos de recuperação nesta segunda-feira. Já o zagueiro Carles Puyol, que não entrou em campo no último fim de semana por causa de uma lombalgia, treinou em separado.

A volta de Neymar aos treinamentos com bola praticamente garante a sua presença no primeiro jogo das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa contra o Manchester City, no dia 18 de fevereiro, na Inglaterra. Antes disso, porém, o Barcelona ainda fará duas partidas. Nesta quarta-feira, fora de casa, encara a Real Sociedad, pelas semifinais da Copa do Rei. Já no próximo sábado, o time vai enfrentar, em casa, o Rayo Vallecano pelo Campeonato Espanhol.

Fonte Agência Estado

CBF revela bola do Brasileirão e da Copa do Brasil


Através de seu perfil oficial no Facebook, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta segunda-feira (10), a bola que será utilizada no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil 2014.

Na tradicional cor branca, porém com detalhes em preto, verde e amarelo, diferentemente do último modelo, na cor laranja, a bola, batizada de "Ordem", retornou as "origens" após algumas reclamações por parte dos clubes em relação a 2013, onde os jogadores alertavam para a baixa visibilidade nos jogos noturnos.

Fonte Esporte Interativo Foto reprodução Instagram