quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Mascote do mundial cria laço afetivo em população que pouco se interessa pelo futebol


Todo mundial tem sua mascote e ela sempre vem carregada de significados. Das mais simples as mais complexas esses personagens que são criados para a promoção do evento trazem sempre histórias significativas para o país sede.

LAEEB
Laeeb é o próprio lenço de cabeça masculino, tradicional da cultura árabe e significa jogador super-habilidoso ou craque. Nas ultimas edições de Copa do Mundo tivemos o Zabivaka (da Copa do Mundo da Rússia), Fuleco (Brasil) e Zakumi (África do Sul). A tradição foi inaugurada em 1966 por Willie, um leão na Inglaterra. Para os organizadores do Mundial do Catar, Laeeb irá promover união e alegria entre os povos e deixará uma mensagem de “encorajar todos a acreditarem em si mesmos” e “no agora”.

A população local que não tem tradição de se apegar a bonecos ou personagens se identificou com a mascote e tem rendido mesmo antes da competição um alto nível de consumo a produtos alusivos. A forma foi inspirada no Keffiyeh, lenço para cabeça característico do Catar.

Por Luciano Luiz via Futebol Interior

América-RN entra no mercado e apresenta primeira contratação para 2023


A diretoria do América acertou a primeira contratação visando a temporada 2023 e trouxe de volta ao Brasil o meia Lucas Dias, de 25 anos, que estava no FK Riteriai que disputa a primeira divisão da Lituânia. Lucas passou os últimos seis anos no futebol europeu.

Natural do Rio de Janeiro, Lucas Dias do Nascimento Serafim iniciou a sua trajetória no futsal defendendo Flamengo-RJ e Vasco da Gama-RJ. Nos gramados, assinou o seu primeiro contrato com o Vitória-BA. Logo depois defendeu Confiança-SE - onde trabalhou com Leandro Sena - e Altos-PI. A versatilidade de jogar tanto como meia quanto como atacante o levou para a Europa onde disputou as principais competições na Bulgária, República Tcheca, Israel e Lituânia.

FICHA TÉCNICA - Lucas Dias
Nome completo: Lucas Dias do Nascimento Serafim
Data de nascimento: 06/03/1997 (25 anos)
Naturalidade: Rio de Janeiro (RJ)
Peso/altura: 71kg/ 1,80cm
Posição: Meia-atacante
Clubes por onde passou: Vitória-BA (2015/2016) Confiança-SE (2016), Altos-PI (2016), Bohemians 1905-Rep. Tcheca (2017/2018), Kiryat Shmona-Israel (2018/2019), FC Sellier & Bellot Vlasim-Rep. Tcheca (2019/2020 e 2020/2021), Tsarsko Selo-Bulgária (2022) e FK Riteriai-Lituânia (2022).

Fonte FNF RN

Vai começar o campeonato Potiguar Feminino 2022


O Campeonato Potiguar Feminino 2022 começa no próximo sábado, 29. No primeiro confronto, o atual campeão União enfrenta o SC Parnamirim às 8h30 no Juvenal Lamartine. Além das duas equipes, o Monte Líbano também participará do certame.

A arbitragem já foi definida e ficará por conta do árbitro José Alexandre da Silva Neto (CEAF), Luciana da Silva (CBF) 1º assistente, David Pinheiro de Macedo (CEAF) 2ª assistente, Francisco de Lima Oliveira (CEAF), quarto árbitro.

A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol liberou o pagamento de taxa de inscrição e também o uso do Estádio Juvenal Lamartine será gratuito às equipes. A FNF ainda vai fornecer a arbitragem, bolas oficiais e ambulância das partidas. A decisão visa diminuir os custos das equipes como forma de incentivar a participação dos clubes e fomentar o futebol feminino do estado.

A próximas partidas serão disputadas sempre aos domingos a partir das 8h30 da manhã no Estádio Juvenal Lamartine. O calendário segue até dia 04 de dezembro. O sistema de disputa será por pontos corridos, em turno e returno, sendo três jogos de ida e três jogos de volta.

Fonte FNF RN