segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Potiguar: FNF-RN define novo formato sugerido por torcedores e com início no dia 11 de janeiro


Em reunião na tarde desta segunda-feira 07, a Federação Norte-rio-grandense de futebol, junto com os clubes, acertaram um novo formato para o Campeonato Potiguar de 2023, que terá a largada no dia 11 de janeiro. A principal mudança foi a criação de grupos, que se enfrentaram entre si.

A proposta do novo formato, foi apresentada na reunião e aprovada pelos clubes, foi sugerida por dois torcedores, o estudante de jornalismo Zidney Marinho e seu irmão, o professor de Matemática Zyure Marinho.

“O formato respeita a realidade econômica dos clubes e um conjunto de necessidades, inclusive os compromissos no calendário nacional. Clubes como ABC e América conseguiram acessos neste ano e terão calendários mais longos, outros clubes que vão disputar o calendário regional, e nós precisamos apoiar. Quando eles crescem, nós crescemos junto.” disse o presidente José Vanildo.

NOVO FORMATO
O novo formato consiste em dois grupos com quatro equipes cada. Os integrantes do Grupo A enfrentaram as equipes do Grupo B em modelo de ida e volta. Ao fim das oito rodadas, os dois melhores colocados de cada grupo, avançam para a próxima fase.

Já a segunda fase será numa espécie de quadrangular, onde todos os clubes jogarão entre si, também no modelo de ida e volta. As duas equipes com melhor aproveitamento irão decidir o Campeonato em dois jogos na final.

Quem somar mais pontos nas duas fases, tem a vantagem de decidir em casa. Os dois últimos colocados disputarão em ida e volta para definir quem cai para o rebaixamento.

CONFIRA OS GRUPOS
Grupo A
ABC
Potyguar de Currais Novos 
Santa Cruz
Representante da 2ª Divisão

Grupo B
América
Potiguar de Mossoró
Globo
Força e Luz

Por Agência Futebol Interior Foto Iuri Seabra/FNF

Definida! Tite convoca Seleção Brasileira para Copa do Mundo no Qatar com 9 atacantes


Agora é oficial. No início da tarde desta segunda-feira dia 07 de novembro de 2022, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o técnico Tite convocou os 26 jogadores que defenderão a Seleção Brasileira na Copa do Mundo no Qatar, disputada entre os dias 20 de novembro a 18 de dezembro.

Os convocados vão se apresentar à seleção no dia 14, diretamente em Turim, na Itália, onde o time brasileiro treinará para a Copa. Cinco dias depois, a delegação embarcará para Doha, capital do Catar, onde a equipe encerrará sua preparação para o Mundial, entre os dias 20 e 23.

O setor com o maior número de convocados foi o ataque, 9 ao todo. O Brasil terá pela frente o cabeça de chave do Grupo G, a Suiça além da Servia e da seleção de Camarões. Nesta edição, o Brasil tenta seu Hexa campeonato.

A seleção estreia dia 24, quatro dias após a abertura da Copa. Seu primeiro adversário será a Sérvia, em Lusail. O segundo confronto está marcado para o dia 28, será contra a Suíça. Encerrando sua participação na fase de grupos frente a Camarões, dia 2 de dezembro, novamente em Lusail.

Muitos não esperavam a convocação de Daniel Alves aos 39 anos, do Pumas do México. Entre as ausências mais sentidas pelos torcedores estão por exemplo os atacantes Gabriel Barbosa(Gabigol), do Flamengo, Roberto Firmino, do Liverpool, e Matheus Cunha, do Atlético de Madri.

Confira os convocados por Tite para a Copa do Qatar:
GOLEIROS
Alisson (Liverpool)
Ederson (Manchester City)
Weverton (Palmeiras)

LATERAIS
Danilo (Juventus)
Alex Sandro (Juventus)
Daniel Alves (Pumas)
Alex Telles (Sevilla)

ZAGUEIROS
Éder Militão (Real Madrid)
Marquinhos (PSG)
Thiago Silva (Chelsea)
Bremer (Juventus)

MEIAS
Casemiro (Manchester United)
Fabinho (Liverpool)
Fred (Manchester United)
Bruno Guimarães (Newcastle)
Lucas Paquetá (West Ham)
Éverton Ribeiro (Flamengo)

ATACANTES
Neymar (PSG)
Vinícius Júnior (Real Madrid)
Raphinha (Barcelona)
Richarlison (Tottenham)
Antony (Manchester United)
Gabriel Jesus (Arsenal)
Pedro (Flamengo)
Martinelli (Arsenal)
Rodrygo (Real Madrid)

Por Jarbas Fonsêca Foto Divulgação 

Brasileiro da Série C de 2023 tem 20 integrantes definidos


Com a confirmação da queda do CSA para o Brasileiro da Série C, a competição de 2023 agora tem seus 20 clubes conhecidos. Na divisão regional são 7 clubes da Região Nordeste (35%), 5 do Sul, 4 do Norte, 3 do Sudeste e 1 do Centro-Oeste.

A competição vai começar dia 22 de abril e terminar em 12 de novembro. Quatro clubes caíram da Série B e outros quatro clubes subiram da Série D. Os 12 clubes que completam a divisão são aqueles que participaram dela na atual temporada.

MESMO FORMATO
A ideia da CBF é manter o mesmo formato utilizado em 2022. A primeira fase em turno único, todos os 20 times se enfrentam em 19 rodadas. Como é de praxe, alguns clubes jogam 10 partidas em casa, enquanto outros fazem 9 jogos em casa, como mandantes.

Ao final desta fase, os quatro times de menor pontuação serão rebaixados para a Série D, Por outro lado, os oito melhores vão seguir adiante na segunda fase. Esta terá dois grupos de quatro times, que vão se enfrentam entre si em turno e returno, num total de seis jogos.

Os dois clubes de cada grupo que somarem mais pontos garantem o acesso. O líder de cada grupo garante vaga na final, que será disputada em dois jogos. O time de melhor campanha decide em casa. Em 2022, o campeão foi o Mirassol e o vice-campeão foi o ABC-RN. Eles conquistaram o acesso junto com o Botafogo-SP e o Vitória-BA.

CONFIRA OS 20 PARTICIPANTES:
Clubes que caíram da Série B:
Náutico-PE (20.º)
Operário-PR (19.º)
Brusque-SC (18.º)
CSA-AL (17.º)

Clubes que subiram da Série D:
América-RN (Campeão foto)
Pouso Alegre-MG (Vice-campeão)
Amazonas-AM (Semifinalista)
São Bernardo-SP (Semifinalista)

Clubes remanescentes da Série C
Altos-PI
Aparecidense-GO
Botafogo-PB
Confiança-SE
Figueirense-SC
Floresta-CE
Manaus-AM
Paysandu-PA
Remo-PA
São José-RS
Ypiranga-RS
Volta Redonda-RJ

Por Agência Futebol Interior Foto: Oliveira Canindé – AFC

Oitavas da Liga dos Campeões terá Liverpool x Real Madrid e PSG x Bayern


Finalistas da última edição da Liga dos Campeões, Liverpool e Real Madrid vão se reencontrar nas oitavas de final, segundo o sorteio do mata-mata da competição europeia realizado nesta segunda-feira. O duelo vai reunir dois dos maiores vencedores da Liga, colocando em campo 20 troféus do torneio. Outro grande duelo terá o Paris Saint-Germain, de Neymar e companhia, e o tradicional Bayern de Munique.

Real e Liverpool vão se enfrentar pela terceira vez em um confronto decisivo da Liga dos Campeões em apenas quatro anos na competição. O time espanhol está em vantagem neste retrospecto mais recente. Na temporada 2017/2018, levou a melhor na final, por 3 a 1. E, na temporada passada, venceu por 1 a 0.

O time inglês, ainda de ressaca pelo segundo revés seguido contra o rival, foi bem na fase de grupos. Sofreu apenas uma derrota, justamente para o Napoli, que ficou em primeiro. A liderança da equilibrada chave A foi decidida no saldo de gols. O Real, por sua vez, avançou sem maiores dificuldades, embora tenha tido uma derrota e um empate na primeira fase.

O PSG também terá um desafio complicado pela frente. A equipe de Neymar, Messi e Mbappé vai encarar o sempre poderoso Bayern de Munique, único time com 100% de aproveitamento na fase de grupos. Pelo caminho, o time alemão deixou o Barcelona, com duas vitórias, no Grupo C. Já a equipe francesa bobeou na última rodada e perdeu a primeira colocação por desatenção na partida contra a Juventus – um gol a mais teria garantido o PSG em primeiro.

Já se esperava que Liverpool e PSG tivessem desafios complicados pela frente porque tiveram maior dificuldade do que o esperado na fase de grupos e se classificaram em segundo lugar em suas chaves. Os segundos colocados enfrentam os líderes de cada grupo, pelas regras do sorteio, que vetou confrontos entre times do mesmo país e do mesmo grupo nas oitavas de final.

Em outra situação está o Manchester City. O time de Pep Guardiola vai duelar com o RB Leipzig, time alemão ainda com pouca experiência nos grandes torneios. Assim como aconteceu nos últimos anos, o time inglês é um dos favoritos ao título, principalmente em razão da grande campanha no Campeonato Inglês nesta e nas últimas temporadas.

Pelas regras da competição, os vencedores de cada grupo vão decidir o confronto em casa.

As oitavas será disputadas somente em fevereiro, entre os dias 14 e 22. Os jogos da volta acontecerão no período de 7 a 15 de março. As quartas de final serão realizadas entre 11 e 19 de abril. No mês seguinte, as semifinais serão disputadas entre os dias 9 e 17. E a grande final está agendada para 10 de junho, em Istambul.

Confira os confrontos das oitavas de final:
RB Leipzig x Manchester City*
Club Brugge x Benfica
Liverpool x Real Madrid
Milan x Tottenham
Eintracht Frankfurt x Napoli
Borussia Dortmund x Chelsea
Inter de Milão x Porto
Paris Saint-Germain x Bayern de Munique

* Times da segunda coluna vão decidir o confronto em casa

Por Agência Estado Foto Divulgação

Técnicos potiguares fazem curso de Licença A da CBF


Técnicos potiguares que já tiveram passagens por diversos time do Rio Grande do Norte estão se espacializando cada vez mais para a próxima temporada. João Paulo, Higor César e Hugo Chacon estão na CBF promover reflexões e desenvolver competências relacionadas à efetividade, por parte do Treinador, na condução do processo de treinamento, gestão e liderança de atletas e equipes de Futebol em nível profissional.

A Licença A - Treinador de Futebol da CBF Academy é um programa voltado para Treinadores de Futebol com ênfase no treinamento e na gestão de atletas e equipes de Futebol em nível profissional. Além de métodos e conteúdos para estruturação e planejamento de treinamentos, são também desenvolvidos temas relacionados à montagem de elenco, periodização técnica e tática, fundamentos de liderança, avaliação e análise do desempenho, e a gestão das relações do Treinador com os públicos do Futebol. Espera-se que, ao final do curso, os participantes estejam aptos a exercer uma prática profissional competente, moderna e atualizada alicerçada em bases de natureza ética e científica.

Fonte FNF RN Foto: Reprodução

Copa do Mundo: Tite revela os 26 nomes dos convocados da seleção nesta segunda


Um dos momentos mais emblemáticos do nosso futebol e que se repete a cada quatro anos acontecerá nesta segunda-feira 07, a partir das 13h. Ao centro de uma bancada no auditório da Confederação Brasileira de Futebol, na zona oeste do Rio, o técnico Tite irá anunciar os jogadores convocados para representar o Brasil na Copa do Mundo do Catar, que se iniciará em menos de duas semanas.

A lista com 26 nomes, três a mais do que o habitual, dificilmente trará alguma surpresa, mas é aguardada com ansiedade por que há pelo menos sete vagas sem um dono óbvio.

LISTA
Certo é que, a menos que haja algum problema médico ou uma grande mudança de última hora, Tite irá ler os nomes dos goleiros Alisson, Ederson e Weverton; dos laterais Danilo e Alex Sandro; dos zagueiros Thiago Silva, Marquinhos e Eder Militão; dos meio-campistas Casemiro, Fred, Bruno Guimarães, Fabinho e Lucas Paquetá; e dos atacantes Neymar, Vinicius Jr, Raphinha, Antony, Richarlison e Gabriel Jesus.

As incertezas começam a partir daí, mas dois flamenguistas têm grandes chances de serem chamados: o atacante Pedro, que foi eleito o melhor jogador da Libertadores e, aos 25 anos, vive sua fase mais artilheira; e o meia Everton Ribeiro, que retomou o bom futebol neste segundo semestre e esteve no grupo que disputou os últimos amistosos da seleção.

VAGAS ABERTAS
Há duas vagas em aberto nas laterais. Alex Telles é o favorito para ficar com o posto pelo lado esquerdo, enquanto na direita pairam as maiores dúvidas. Daniel Alves conta com a confiança de Tite, mas há dois pontos que pesam contra. Um deles é a falta de jogos, uma vez que sua equipe, o Pumas, foi eliminada no Campeonato Mexicano.

A outra é a idade: ainda que o lateral seja dedicado aos treinos e se cuide fisicamente, os 39 anos podem pesar para uma posição em que invariavelmente ele precisará competir com adversários velozes.

NA DIREITA
Emerson Royal tem alguma chance, mas uma possibilidade (remota) é Tite chamar apenas um lateral-direito de ofício. Nesse caso, ele poderia utilizar Militão pelo lado em caso de necessidade. Na última convocação, aliás, o técnico levou apenas Danilo e lembrou que o zagueiro do Real Madrid já atuou pela lateral no início da carreira, pelo São Paulo.

A quarta vaga entre os zagueiros é disputada por Bremer e Ibañez, mas até mesmo os dois poderão ser chamados. Isso deverá acontecer se Tite optar mesmo por levar um único lateral-direito, ou se preferir usar uma das três vagas extras para o setor defensivo. Gabriel Magalhães é outro que já foi chamado, mas perdeu espaço.

No meio-campo, além de Everton Ribeiro, quem tem alguma chance de ir à Copa do Mundo é Philippe Coutinho. O jogador é outro da confiança de Tite, mas está em baixa no Aston Villa.

ATAQUE
O setor com mais incógnitas é o ataque. Há uma profusão de nomes, sendo que Rodrygo, companheiro de Vini Jr. no Real Madrid, é quem tem mais chances. Matheus Cunha, Roberto Firmino e Gabriel Barbosa correm por fora.

Após a divulgação da lista, Tite e sua comissão técnica irão conceder uma entrevista coletiva para explicar os nomes escolhidos. Ao mesmo tempo, terá início outra tradição que se repete a cada quatro anos: as discussões acerca dos 26 convocados e, principalmente, dos que ficaram de fora.

Fonte Agência Estado por Marcio Dolzan Foto: Lucas Figueiredo