segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Após investigação, FIA descarta punição e mantém vitória de Hamilton na Itália

Piloto tem vitória confirmada  (Foto: Beto Issa/GP Brasil de Fórmula 1)

A vitória de Lewis Hamilton no GP da Itália foi confirmada neste domingo após a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) optar por não punir o piloto inglês e a Mercedes, apesar da pressão em um dos pneus do seu carro não estar em conformidade com a determinação da Pirelli, a fornecedora de compostos na Fórmula 1.

A pressão do pneu traseiro esquerdo de Hamilton estava 0,3 psi (libra força por polegada quadrada) abaixo do mínimo de 19,5 psi exigido antes do início da prova deste domingo. Mas os comissários de pista do GP da Itália optaram por não puni-lo porque a pressão estava no nível correto quando os pneus foram montados no carro.

“Os comissários determinaram que a pressão dos pneus nos carros em questão estavam de início na recomendação mínima da Pirelli quando eles foram colocados no carro.

Ao fazer essa determinação sobre as pressões, os comissários observaram que os cobertores de aquecimento de pneus foram desligados da sua fonte de energia, como é o procedimento normal e os pneus estavam significativamente abaixo da temperatura máxima no momento da medição da FIA no grid, e as temperaturas eram significativamente diferentes de outros carros medidos no grid”, explicou a FIA.

“Os comissários decidiram não tomar nenhuma ação adicional. No entanto, os comissários recomendam que o fabricante de pneus e a FIA realizem novas reuniões para fornecer uma orientação clara para as equipes sobre os protocolos de medição”, concluiu.

Com a manutenção do resultado final do GP da Itália, Hamilton quase dobrou a sua vantagem na liderança do Mundial de Pilotos para o alemão Nico Rosberg, seu companheiro de equipe na Mercedes e que também estava sob investigação, cujo motor pegou fogo nas voltas finais do circuito de Monza. O inglês está com 252 pontos, enquanto o alemão soma 199.

Hamilton teve uma vitória tranquila, ainda mais que o finlandês Kimi Raikkonen, segundo colocado no grid, ficou com a sua Ferrari parada na largada, caindo para a última posição. Assim, sem sustos e com uma pilotagem perfeita, o inglês venceu o GP da Itália com uma vantagem de 25 segundos para o alemão Sebastian Vettel, da Ferrari. O brasileiro Felipe Massa, da Williams, foi o terceiro colocado.

Por Estadão Conteúdo Foto: Beto Issa/GP Brasil de Fórmula 1

Treinador protesta contra mudança de horário de partida do América pela Série C

Roberto Fernandes não ficou satisfeito com a mudança (Foto: Wellington Rocha/PortalNoAr)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou na última sexta-feira (4) a alteração do horário da partida do América contra o Cuiabá-MT, pela 16ª rodada da Série C. A mudança não agradou ao técnico Roberto Fernandes, que pediu igualdade.

O confronto estava marcado para o domingo (13), às 17 horas de Brasília (16h na capital mato-grossense), na Arena Pantanal, e foi antecipado para às 16 horas de Brasília (15h local).

“Todos os nossos adversários diretos jogaram contra o Cuiabá, em Cuiabá, a noite. Eles acharam pouco o jogo ser às 16 horas e anteciparam para às 15 horas. Pode dizer que reclamo demais, que sou chorão, mas o que eu quero é igualdade”, ponderou.

A reclamação do comandante é comprovada na tabela do certame. O líder Fortaleza e o Vila Nova-GO, segundo colocado, enfrentaram os cuiabanos às 20h15. O Confiança-SE e o Botafogo-PB jogaram às 21h e 19h, respectivamente.

Das equipes que brigam pelo G4, a única que jogou em horário semelhante ao do América foi o ASA-AL, que pisou no gramado do palco mato-grossense da Copa do Mundo às 17 horas.

Nos últimos dias, algumas escolas de Cuiabá tiveram as aulas suspensas. “Quem acompanhou os noticiários durante a semana, viu que em algumas escolas de Cuiabá, as aulas foram suspensas devido ao calor”, explanou.

Ainda de acordo com Fernandes, a modificação prejudica a equipe potiguar e não vê problema em demonstrar insatisfação. “Eu acho que o América está sendo prejudicado e quando eu me senti prejudicado, pode ter certeza que não vou deixar passar em branco”, finalizou.

O Alvirrubro é o terceiro colocado do grupo A, com 25 pontos. O Cuiabá é apenas o 8º, com 14 pontos.

Por Heilysmar Lima Foto: Wellington Rocha via PortalNoAr

Atacante Edno desfalca o ABC contra o Bragantino; confira os relacionados

ABC x Santa Cruz Série B (Foto: Marlon Carneiro / Pernambuco Press)

Além do volante Fábio Bahia, suspenso, o ABC tem mais dois desfalques para o confronto contra o Bragantino, nesta terça-feira. O atacante Edno e o meia Cleyton foram vetados pelo departamento médico e não participam do jogo em Bragança Paulista, válido pela 24ª rodada da Série B. Por outro lado, o técnico Hélio dos Anjos conta com a volta dos meias Ronaldo Mendes e Erivélton, que cumpriram suspensão contra o Santa Cruz.

Edno sentiu um desconforto no músculo posterior da coxa no final do treino de domingo. Cleyton, que entrou no segundo tempo diante do Santa Cruz, na sexta-feira, se queixou de lesão na coxa logo depois da partida, ficou em tratamento intensivo, mas também foi vetado.

No total, 19 jogadores estão concentrados no interior paulista. O ABC é o 19° colocado, com 21 pontos, enquanto o Bragantino aparece na nona posição, com 34.

Confira os relacionados:
Goleiros: Gilvan e William;
Laterais: Ednei, Marcílio e Rodrigo Biro;
Zagueiros: Suéliton, Adriano Alves e Luizão;
Volantes: Rafael Miranda, Michel e Jackson;
Meias: Erivélton, Wellington Bruno, Ronaldo Mendes, Jéferson Paulista e Chiclete;
Atacantes: Bismark, Rafinha e Rafael Oliveira.

Por Globo Esporte Natal Foto: Marlon Carneiro / Pernambuco Press