terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

Bolsa Atleta: interessados têm até 6 de fevereiro para fazer inscrição


As inscrições para o programa Bolsa Atleta 2026 se encerram dia 6 de fevereiro. Interessados em acessar o benefício, que prevê pagamentos mensais pelo período de um ano a atletas de diversas categorias.

As bolsas variam de R$ 410 a R$ 16.629, a depender do nível e das características dos atletas. Para ter direito ao benefício é necessário que o atleta tenha obtido resultados em competições no ano anterior (2025), desde que reconhecidos pelo Ministério do Esporte.

Estão previstas cinco categorias de atletas aptos a receber o benefício: atleta olímpico, paralímpico ou surdolímpico, atleta internacional, atleta nacional, atleta de base e atleta estudantil.

“Para atletas olímpicos, por exemplo, que se preparam para as Olimpíadas de Los Angeles em 2028, o critério para o recebimento da bolsa é ter integrado a equipe brasileira nos Jogos Olímpicos ou Paralímpicos de verão em Paris 2024, Jogos Olímpicos ou Paralímpicos de Inverno em Beijing 2022, Jogos Surdolímpicos de verão em Tóquio 2025 ou Jogos Surdolímpicos de inverno em Erzurum 2022”, detalhou o ministério.

As inscrições são feitas exclusivamente de forma online, a partir do portal Gov.br, sendo necessário envio de formulário e documentação comprobatória diretamente no Sistema Bolsa Atleta.

Em 2025, o Bolsa Atleta bateu recorde de beneficiários, com 9.207 atletas registrados, mais que os 8.739 contemplados no ano anterior.

Mais detalhes sobre critérios, categorias e prazos podem ser obtidos no edital do Bolsa Atleta 2026.

Todas as informações, modelos de documentos e orientações estão disponíveis no site do Ministério do Esporte.

Fonte Agência Brasil Foto Reprodução

Julgamento de América e Potyguar por escalação irregular de atletas é marcado para quinta-feira 5


O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD-RN) marcou para quinta-feira 5 o julgamento do América e do Potyguar Seridoense, acusados de escalar jogadores irregularmente nas primeiras rodadas do Campeonato Estadual. O julgamento se dará na 1ª Comissão Disciplinar do TJD-RN.

Nesta segunda-feira 2, a Procuradoria do TJD apresentou a denúncia formal contra os clubes. No entendimento do órgão, América e Potyguar infringiram o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e o parágrafo 3º do artigo 19 do Regulamento Específico da Competição.

A irregularidade teria ocorrido na escalação de jogadores no Campeonato Estadual com contrato amador, apesar de os atletas já terem completado 20 anos, o que é vedado pelas normas do campeonato.

De acordo com a apuração, o América utilizou de forma irregular o lateral-direito Elias, relacionado nas três primeiras rodadas do Estadual. Ele completou 20 anos em outubro de 2025 e estava inscrito com contrato amador. No caso do Potyguar Seridoense, as irregularidades envolveram os atletas Fabrício e Toró, na mesma condição.

Punição administrativa
Na semana passada, a Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) anunciou punições administrativas aos dois clubes. O América perdeu 18 pontos, enquanto o Potyguar perdeu 15 pontos. Com isso, os dois entraram na zona de rebaixamento da competição faltando três rodadas para o fim da primeira fase.

Com o julgamento no TJD, as punições poderão ser mantidas, derrubadas ou revisadas.

Antes das punições, o América liderava o Campeonato Potiguar, com 10 pontos. Já o Potyguar ocupava a 6ª colocação, com 3 pontos. Após a perda de pontos e os resultados da rodada do último fim de semana, o Potyguar aparece na lanterna da competição, com –12 pontos. Já o América é o vice-lanterna, com –5 pontos. Só faltam duas rodadas para o fim do Estadual (6 pontos em disputa), e o primeiro clube fora da zona de rebaixamento é o Globo, que tem 1 ponto.

Se a punição não for modificada, o Potyguar terá o rebaixamento decretado, independentemente dos próximos resultados. Já o América, atual tricampeão, precisa vencer seus dois últimos jogos e torcer para que o Globo perca os dois próximos compromissos para escapar do rebaixamento.

Fonte Agora RN Foto: Gabriel Leite / AFC