terça-feira, 3 de novembro de 2015

Jornal enumera três segredos para o sucesso de Neymar no Barcelona

Neymar treino Barcelona (Foto: Reprodução / Facebook)

Chegando à metade de sua terceira temporada no Barcelona, Neymar já é ídolo da torcida e peça fundamental no esquema de Luis Enrique, deixando para trás qualquer dúvida que possa ter surgido em seu primeiro ano. E o jornal "Sport", em sua edição desta terça-feira, enumera três segredos para que o astro possa ter alcançado o sucesso rapidamente no clube catalão: a contratação de um preparador físico e um fisioterapeuta brasileiro e a atuação da nutricionista do próprio Barça.

A publicação frisa a importância da gestão da carreira de Neymar por seu pai e toda uma equipe contratada para isso, através da empresa "NR Sports". A reportagem afirma que trajetória do camisa 11 no Barcelona deveria ser muito diferente dos outros brasileiros que fizeram sucesso no Barça - como Ronaldo, Romário, Rivaldo e Ronaldinho - uma vez que o time catalão seria, para Neymar, seu primeiro clube na Europa. Por isso, deveria haver um maior cuidado com sua adaptação.

As primeiras chaves teriam sido as contratações do preparador físico Ricardo Rosa e do fisioterapeuta Rafael Martini, que trabalharam com Neymar no Santos. Para isso, o pai de Neymar obteve autorização do Barcelona - que, a princípio, teria ficado com o pé atrás. Segundo o empresário e familiar do craque, a maior dificuldade era mudar a cultura, saindo de um país onde se treina mais vezes e com menos intensidade para outro onde as atividades são mais fortes e apenas uma vez por dia.

- Coordenamos com o Barcelona e introduzimos seu próprio preparador e um fisioterapeuta. Julgamos que era necessário deixar Neymar nas melhores condições físicas possíveis junto com o Barça, e os resultados chegaram. Neymar tem uma porcentagem maior de finalizações, e conseguimos protegê-lo das lesões. É claro que ele ganhou massa muscular, mas o que buscamos são outras coisas. Essa estrutura é para evitar que determinadas lesões ocorram - disse o pai de Neymar.

Entretanto, uma profissional do Barcelona também teve papel importante para Neymar. A atuação da nutricionista do clube teria sido fundamental para que o atacante alterasse sua dieta, o que não teria sido fácil, diante do hábito brasileiro de comer arroz e feijão diariamente.

Por Globo Esporte Barcelona, Espanha Foto: Reprodução / Facebook

Novembro quente: GLORY na Itália, Belfort em SP, Ronda Rousey em estádio, estréia coreana no UFC, luta histórica no KSW

Belfort e Henderson se enfrentam em São Paulo - Alexandre Loureiro/Inovafoto

O mês de novembro prepara grandes emoções para os fãs do mundo das lutas. Começando nesta semana, dois grandes eventos agitam o próximo final de semana. Na Itália, o GLORY, maior evento de kickboxing do mundo faz sua terceira edição na cidade de Milão, no dia 6 de novembro.

Com o retorno da estrela italiana Giorgio Petrosiyan, um dos maiores pesos leves da atualidade, o lutador encara o americano Josh Jauncey diante de sua apaixonada torcida.

No mesmo evento, a disputa de cinturão pelo leve terá o campeão holandês Robin Van Roosmalen defendendo seu título contra o tailândês considerado uma das sensações da organização, Sittichai.

Um dia depois, a cidade de São Paulo recebe a edição do UFC no sábado. Contando com o retorno do brasileiro Vitor Belfort na luta principal, contra o americano Dan Henderson, ambos atletas revivem uma trilogia aonde cada um venceu uma vez (Hendo no PRIDE e Vitor no UFC Goiânia).

Com vários nomes de prestígio do Brasil no evento, como Thomas Almeida, Fábio Maldonado e Glover Teixeira, a cidade de São Paulo recebe pela terceira vez um evento do UFC. Uma semana depois, um dia promete ser histórico no mundo das lutas.

O Etihad Stadium na cidade de Melbourne, na Austrália recebe a edição 193 da organização americana. Para encher os 70 mil lugares e bater o recorde de arrecadação e bilheteria, o UFC convocou sua maior estrela: a campeã peso galo feminina, Ronda Rousey.

Em um duelo que promete ser o mais difícil de sua carreira, Ronda enfrenta a compatriota Holly Holm, ex campeã mundial de boxe. No mesmo evento, a campeã polonesa peso palha, Joanna Jedrzejczyk defende seu cinturão pela segunda vez contra a canadense Valerie Letourneau.

No fim do mês, dois grandes eventos no mesmo dia prometem manter os ânimos dos fãs em altíssimo nível. No dia 28 de novembro, a Polônia terá um duelo inesquecível na história de seu país. O maior ídolo polonês, Mamed Khalidov enfrenta o atual campeão peso médio do KSW, o compatriota Michal Materla.

Em um duelo de amigos, que pode ser comparado a Anderson Silva vs Vitor Belfort em termos de história e grandeza, Khalidov e Materla é a aposta do KSW para colocar mais de 18 mil fãs na Arena Krakow. Além do combate histórico, o brasileiro Kleber Koike disputa o cinturão inaugural peso pena do evento contra o polonês Artur Sowinski.

No mesmo dia na Coréia do Sul, o UFC faz sua estréia. Com nomes conhecidos como Mirko Crocop, Yoshihiro Akiyama, Dong Hyun Kim, o grande destaque é o duelo entre o brasileiro Thiago Alves que enfrenta o ex campeão do UFC, o americano Benson Henderson.

Outras menções honrosas são dois eventos do ONE Championship, com dois brasileiros lutando por cinturões. No dia 13 deste mês, Luis “Sapo” Santos, enfrenta o americano Ben Askren em uma revanche, aonde a primeira luta ficou sem resultado devido a um dedo no olho não intencional do lutador americano.

Já no dia 21, o brasileiro Adriano “Mikinho” Moraes coloca seu cinturão peso mosca em jogo contra o lutador do Cazaquistão, Kairat Ahkmedov. Além de 2 edições do evento russo M-1 Challenge, que faz sua estréia na República Checa no fim do mês.

No Brasil, teremos a edição 13 do XFC com Bruno Macaco defendendo seu cinturão contra José “Sem Chance” Tomé além de importantes lutas em São Paulo. Além do XFC, outros eventos como o Aspera FC, WGP Kickboxing e Imortal FC realizam edições neste mês.

Por Bruno Massami Alexandre Loureiro/Inovafoto via Gazeta Esportiva

Seleção masculina estreia em Grand Prix de Futsal nesta quarta

Brasil treinou nos períodos da manhã e da tarde desta segunda-feira para o Grand Prix de Futsal (Foto: Ricardo Artifon/CBFS)

A Seleção masculina de futsal mal desembarcou em Uberaba (MG) e já deu início aos treinos para o Grand Prix da categoria nesta segunda-feira. No Grupo A da 10ª edição do torneio, o Brasil enfrentará Zâmbia, Paraguai e Guatemala. A estreia da seleção será na quarta, às 19h15, diante da Zâmbia.

Os atletas de Corinthians e Intelli, que disputam a semifinal da Liga Nacional de Futsal, foram liberados da convocação a pedido dos próprios clubes. Desta forma, outros atletas ganharam oportunidade na equipe, como o pivô Diego, do Jaraguá.

“Sempre esperamos uma oportunidade na seleção, desde que começamos a jogar quando criança. Ficamos pensando: será que um dia vou chegar lá? E esse dia chegou! Agora preciso aproveitar e fazer um bom campeonato. Assim, se Deus quiser e eu merecer, vou conseguir voltar e defender meu país outras vezes”, afirma.

A expectativa de atuar ao lado de atletas como Rodrigo, Falcão e Tiago deixa Diego ansioso para o início do torneio, realizado em Uberaba ao longo desta semana.

“Já fiquei imaginando como seria jogar ao lado de grandes jogadores. Sempre jogamos contra, mas agora estamos do mesmo lado. Atletas que já ganharam vários títulos, possuem uma história no esporte mundial, e estão aqui, com a gente. Espero aprender muito e continuar evoluindo”, diz.

Além do confronto com a Zâmbia, o Brasil enfrenta a Guatemala na quinta-feira e o Paraguai na sexta. Já o Grupo B é formado por Colômbia, Irã, Uruguai e Angola. Na primeira fase do Grand Prix, as equipes de cada chave jogam entre si. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para as semifinais, que ocorrerão no sábado. A final será no domingo.

“O futsal evoluiu muito ultimamente e acredito que este Grand Prix será muito forte. Esperamos conquistar o título, claro. A Seleção Brasileira sempre entra em quadra com esta responsabilidade. Mas temos consciência de que o caminho é difícil e que precisamos respeitar os adversários para conseguir êxito. Contamos também com o torcedor de Uberaba, que tenho certeza que irá lotar o ginásio para nos apoiar do início ao fim. Essa força das arquibancadas é sempre muito importante e bem vinda”, avalia o pivô.

Fonte Gazeta Esportiva Foto: Ricardo Artifon/CBFS

No Z-4 da Série B, ABC estuda vender mando para diminuir gastos do clube

Rogério Marinho, vice-presidente administrativo e financeiro do ABC (Foto: Jocaff Souza)

A derrota em casa para o Sampaio Corrêa no último sábado deixou o ABC com chances remotas de permanência na Série B do Campeonato Brasileiro em 2016. Na 18ª colocação, com 28 pontos, a direção alvinegra já começa a articular o planejamento para os últimos cinco jogos da competição e estuda até vender um mando de campo para quitar débitos adquiridos durante a temporada. 

No último dia 27 de agosto, o clube havia descartado uma proposta para mandar o jogo contra o Botafogo no Mané Garrincha, em Brasília. Na ocasião, a notícia foi dada após o Mais Querido reatar a parceria com o consórcio Arena das Dunas. O Mais Querido tem ainda mais duas partidas como mandante. No dia 13 de novembro, enfrenta a já rebaixada equipe do Mogi Mirim, pela 36ª rodada. No dia 21 de novembro, pela 37ª rodada, encara o atual líder da competição, o Botafogo. 

Ao Globo Esporte, o vice-presidente administrativo e de relações institucionais do ABC, Rogério Marinho, explicou que a negociação será debatida em reunião entre a direção do clube e a comissão técnica. Um dos pontos da reunião será, inclusive, a manutenção de alguns jogadores para 2016. 

- Nós vamos ver esse ponto juntamente com a nossa comissão técnica. Estou no clube, junto com outros dirigentes, para conversarmos sobre esse e outros assuntos. Nesse momento, o que temos que fazer é terminarmos a competição de uma forma digna, caso sejamos rebaixados. O que podemos fazer depois disso é avaliarmos os jogadores que ficarão no clube para diminuir um eventual passivo que nos restará - contou.

Uma situação semelhante aconteceu em julho deste ano, quando o Avaí recusou uma proposta de uma empresa para levar o duelo da 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, contra o Fluminense, para o estádio Mané Garrincha, em Brasília. Em troca, receberia R$ 700 mil. 

Questionado se a venda de um mando de campo para outro estado poderia ser tratada como uma forma de desrespeito o torcedor abecedista que comparece aos jogos no Frasqueirão, Rogério Marinho esclareceu que "o maior desrespeito ao torcedor alvinegro seria deixar o ABC com um déficit financeiro". A justifica do dirigente se refere aos processos trabalhistas que o clube enfrenta contra ex-jogadores, que pedem a penhora de bens e de bloqueio de renda dos jogos como mandante do time potiguar.

- Eu não vejo nem como desrespeito ao clube nem ao nosso torcedor. O maior desrespeito ao torcedor alvinegro que poderíamos fazer seria deixar o ABC com um déficit financeiro, com o descrédito de investidores e com descrédito dos torcedores. Nesse momento, é necessário pensar com a razão e não com a emoção. Por isso, estuda-se a venda de um mando de campo para outra cidade, já o regulamento da CBF nos proíbe a inversão no mando de campo - finalizou.

Texto e Foto por Jocaff Souza Natal

SÉRIE C: Vila Nova elimina Brasil nos pênaltis e decide Série C com o Londrina


O Vila Nova-GO garantiu sua vaga na decisão do Campeonato Brasileiro da Série C ao eliminar o Brasil, de Pelotas (RS), na cobrança de pênaltis, por 4 a 3, depois de empatar sem gols no tempo normal. Agora vai decidir com o Londrina, que eliminou o Tupi, o título da temporada. Além dos finalistas, Tupi e Brasil, também já tinham garantido o acesso para a Série B em 2016. Foram cobrados sete pênaltis para cada lado, com sete penalidades desperdiçadas.

Este jogo foi disputado, nesta segunda-feira à noite, no estádio Serra Dourada, em Goiânia, com a presença de 25.045 pagantes e para uma renda de R$ 207.500,00. As datas e horários das finais serão definidas pelo departamento de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesta terça-feira, no Rio de Janeiro (RJ). O primeiro jogo será em Londrina, que somou 34 pontos, contra 41 do Vila Nova, que vai decidir em Goiânia.

Com a presença maciça de sua torcida a expectativa é de que o Vila Nova fosse para cima do Brasil. Mas isso não aconteceu. Os dois times foram cautelosos, criaram poucas chances de gols e não mereceram sair do zero. Por isso, tiveram que arriscar a sorte e o lado psicológico na cobrança de penalidades máximas.

Por Agência Futebol Interior