sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

Série B terá playoff para duas vagas do acesso e não terá pausa na Copa do Mundo


Os clubes da Série B de 2026 aprovaram, nesta quinta-feira 5, a criação de um sistema de playoff para a definição de duas vagas de acesso à Série A. A decisão foi tomada durante reunião do Conselho Técnico realizada na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. No encontro, também ficou definido que a competição não será paralisada durante a disputa da Copa do Mundo, no meio do ano.

Pelo novo formato, os dois primeiros colocados da Série B garantirão acesso direto à Série A de 2027. As outras duas vagas serão definidas em confrontos eliminatórios, em jogos de ida e volta, entre o 3º e o 6º colocados e entre o 4º e o 5º colocados. O Ceará votou a favor da mudança, enquanto o Fortaleza foi contrário ao modelo aprovado.

A CBF apresentou três propostas de formato para votação entre os 20 clubes participantes. A primeira previa a manutenção do sistema atual, com acesso direto para os quatro primeiros colocados. A segunda propôs playoffs entre 3º x 6º e 4º x 5º. A terceira previa apenas um playoff entre 4º e 5º colocados. A segunda proposta recebeu 17 votos, incluindo o do Ceará, e foi aprovada. O Fortaleza votou na terceira opção, enquanto Náutico e Sport defenderam a permanência do formato anterior.

Com a adoção dos playoffs e a decisão de manter a competição durante o Mundial, haverá maior intervalo entre as partidas. A rodada final da fase classificatória, a 38ª, está prevista para o dia 14 de novembro. Os jogos de ida dos playoffs do acesso serão disputados em 21 de novembro, e as partidas decisivas ocorrerão em 28 de novembro, data definida no calendário para o encerramento da Série B.

A competição nacional terá início em 21 de março de 2026. O calendário divulgado inicialmente pela CBF previa a paralisação da Série B entre 11 de junho e 19 de julho, durante a Copa do Mundo, mas essa previsão foi alterada após a reunião do Conselho Técnico.

A Série B de 2026 marcará o retorno de Ceará e Fortaleza à mesma divisão. A última vez em que os dois clubes disputaram a Segundona juntos foi em 2009. Nos últimos anos, o regulamento previa o acesso direto dos quatro primeiros colocados ao fim dos pontos corridos.

Fonte Agora RN Foto: Junior Souza / CBF