quarta-feira, 29 de abril de 2015

América-RN e ABC iniciam ‘decisão centenária’ na Arena das Dunas por título do campeonato Potiguar

América e ABC iniciam luta pelo título (Foto: Wellington Rocha)

América e ABC entram em campo nesta quarta-feira (29), às 19h45, para iniciar a briga pelo título do Campeonato Potiguar no ano do centenário dos clubes. Com a primeira partida agendada para a Arena das Dunas, o campeão da Copa Cidade do Natal e o da Copa RN duelam nos primeiros 90 minutos do Clássico Rei mais importante da temporada.

Para garantir a vaga na decisão, o Alvirrubro sobrou na largada do certame e conquistou o turno de forma invicta, sem dar chances para os adversários. O mesmo aconteceu com o Alvinegro no turno final. Além da invencibilidade, o time da Frasqueira venceu todos os seus compromissos e só sofreu um gol.

Após as irretocáveis campanhas, será o terceiro Clássico Rei de 2015. No primeiro encontro, as duas equipes empataram em 1 a 1 no Frasqueirão enquanto no segundo jogo o Mais Querido conquistou a vitória por 2 a 0 na Arena das Dunas.

“É verdade que somos o único clube invicto no campeonato, único clube que pode conquistar título histórico, essas coisas tem que servir para motivar a gente. Por outro lado, é preciso deixar a empolgação para torcida, para a direção, para a imprensa, acharem que somos favoritos. Não somos favoritos, clássico não tem favorito, clássico com duas camisas muito fortes não tem isso”, avaliou o treinador Josué Teixeira.

“Precisa voltar a ser o América do 1º turno, da primeira fase da Copa do Nordeste, aonde era uma equipe que girava em alta rotatividade, uma equipe com transição rápida, recomposição, votar a ser essa equipe intensa”, destacou Roberto Fernandes.

Pelo segundo clássico consecutivo, o árbitro paraense Dewson Fernando Freitas Silva, do quadro de arbitragem da Fifa, comandará o confronto desta noite. A definição aconteceu na tarde desta segunda-feira (27), pela Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF).

Por Miguel Medeiros Foto: Wellington Rocha

Decisão do Potiguar terá melhor ataque contra defesa menos vazada

Leandro Amaro e Max - ABC América-RN (Foto: Editoria de Arte/Fabiano de Oliveira)

ABC e América-RN começam a decidir nesta quarta-feira 29, o título do Campeonato Potiguar 2015. A decisão marca o reencontro dos arquirrivais centenários numa final de estadual depois de três anos. O clássico também levará a campo o mais eficiente ataque da competição, com 37 gols marcados pelo Mecão, contra a defesa menos vazada, a do Alvinegro, que sofreu apenas sete gols. A primeira partida será na Arena das Dunas, com início às 19h45, e os ingressos já estão à venda.

Após vencer o primeiro turno invicto e garantir uma vaga na final, o time comandado por Roberto Fernandes ainda ostenta o ataque mais positivo da competição. E essa marca foi construída com o apoio da sua torcida, já que em seus domínios o Alvirrubro marcou 65% dos gols. Como mandante, o América perdeu apenas um jogo, em 16 disputados - a única derrota foi justamente para o ABC, quando o rival comemorou o título do segundo turno com uma rodada de antecedência. 

Quem puxa a fila dos goleadores do Mecão é o atacante Max, que marcou oito vezes e ocupa a vice-artilharia do campeonato. Outro que se destaca é o meia Daniel Costa, que tem cinco gols. O atacante Alfredo aproveitou algumas oportunidades de sair do banco de reservas e fez três gols ao longo da competição. Antes de se machucar, o meia Thiago Potiguar era titular na equipe e marcou dois - o mesmo número de gols feitos por Cascata. 

No quesito "melhor ataque", o ABC vem logo atrás, com 34 gols marcados. Mas quando se fala no setor defensivo, o Alvinegro leva a melhor. A defesa do Mais Querido sofreu apenas sete gols nos dois turnos do Potiguar - contra 11 sofridos pelo rival. O goleiro Saulo não foi vazado nenhuma vez no segundo turno, quando o ABC tomou só um gol, na última rodada, quando Gilvan jogou como titular no gol e Mael substituiu Leandro Amaro na zaga.

Tabela campanhas ABC x América-RN estadual 2015 (Foto: Editoria de arte)

Nos 16 jogos disputados, a equipe alvinegro foi vazada em cinco confrontos, mas ainda não perdeu e segue para a disputa do título estadual invicto na temporada. Além do "paredão" Saulo, dois dos responsáveis pelos bons números do ABC são os zagueiros Suéliton e Leandro Amaro, que atuaram juntos em praticamente todas as partidas, fechando a porta para os ataques adversários. Capitão do time e xerife da zaga, Amaro é também o vice-artilheiro do Alvinegro com cinco gols, atrás apenas para Kayke, que tem 12.

América-RN e ABC fazem a primeira partida da final nesta quarta, na Arena das Dunas. O jogo da volta teve a data alterada e será no sábado, no Frasqueirão. De acordo com o regulamento do Campeonato Potiguar 2015, ocorrendo empate em pontos ganhos e saldo de gols entre as equipes nos dois jogos da decisão, o campeão estadual será definido nas cobranças de pênaltis.

Fonte GE RN Foto: Editoria de Arte/Fabiano de Oliveira

FNF e clubes promovem campanha de doação de sangue antes da final

Arena das Dunas - TR - América-RN (Foto: Fabiano de Oliveira)

No clima da decisão do Campeonato Potiguar, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol lançou nesta terça-feira a campanha "O sangue que ferve na arquibancada também pode salvar vidas". O objetivo é conscientizar os torcedores sobre a importância da doação e garantir a reposição do estoque de sangue do Hemonorte, em Natal. 

Em parceria com ABC e América-RN, a FNF irá sortear entre os doadores uma camisa oficial de cada equipe (usada na final e autografada pelos jogadores), além de uma bola oficial utilizada na decisão de sábado. As doações podem ser feitas até sábado e o sorteio será realizado na segunda-feira.

Para participar da ação, os interessados devem procurar os postos de coleta de sangue em Natal: o Hemocentro Dalton Cunha ( Hemonorte), que fica localizado na Avenida Alexandrino de Alencar, próximo ao Parque das Dunas, que funciona das 7h às 18h de segunda a sábado; Posto de Coleta da Zona Norte, que funciona na Biblioteca Américo de Oliveira Costa, na Avenida Itapetinga, Conjunto Santarém, das 7h30 às 17h, quarta e quinta, e das 7h30 às 12h na sexta e sábado; e o Posto de Coleta da Secretaria Estadual de Saúde, na Avenida Deodoro, das 8h às 17h, quarta e quinta-feira.

Para ser doador, é preciso seguir alguns critérios como ter entre 16 e 69 anos, ser saudável, pesar acima de 50kg, ter dormido no mínimo de seis horas na noite anterior, evitar alimentos gordurosos antes da doação e não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores.

Fonte GE RN Foto: Fabiano de Oliveira