sexta-feira, junho 20, 2014

Curitiba vira ‘pequena Quito’ e Equador bate Honduras e segue vivo

Eder Valencia marca dois gols e garante vitória do Equador sobre a Honduras na Copa do Mundo.

Sentindo-se totalmente em casa, o Equador se reabilitou na Copa do Mundo 2014 e venceu Honduras por 2 a 1, na Arena da Baixada, em Curitiba, mantendo viva a chance de classificação para a próxima fase e deixando o adversário apenas com chances matemáticas de seguir. Com as arquibancadas coloridas de amarelo e azul, alguns poderiam até confundir o país, mas, nesta sexta-feira, não era dia de Brasil.

Em maior número, os equatorianos começaram a festa cedo pelas ruas de Curitiba e não fizeram diferente dentro do estádio, transformando as arquibancadas em uma pequena Quito, com muita disposição para cantar. "Sí, se puede’ eram as palavras de quem mantinha a esperança mesmo com a derrota na estreia para a Suíça. O time retribuiu fazendo o aquecimento bem pertinho e interagindo.

A onda azul e branca também não decepcionou, com hondurenhos empolgados, tentando compensar o menor número com muitos gritos e bandeiras tremulando, seja na esplanada em frente à Baixada, sejam espalhados pelas arquibancadas em diferentes pontos. Mas nada parecido com os sul-americanos.

Horas antes da partida, já chamava a atenção também uma mudança na postura da polícia militar, que fechava o perímetro em volta da Arena. Mesmo quem estava com credencial era parado para conferir foto e o que iria fazer na área. Desta vez, apenas torcedores com ingresso nas mãos e moradores cadastrados conseguiam passar pelo pente fino, salvo rara exceções. Tudo pelo medo de invasão.

Com a bola rolando, a festa virou tensão aos 29 minutos, quando Guagua falhou e Costly aproveitou para estufar as redes e abrir o placar para os hondurenhos. A resposta, no entanto, foi rápida, e aos 33 minutos, Enner Valencia aproveitou chute cruzado de Caicedo para completar para as redes. Na segunda etapa, aos 19 minutos, mais uma vez Valencia, de cabeça, decretou a virada.

Honduras fecha sua participação na primeira fase na quarta-feira, diante da Suíça, às 17 horas, na Arena Amazonas, em Manaus. Já o Equador terá pela frente a França, no mesmo dia e horário, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Texto e Foto Gazeta Press

Com primeiro tempo arrasador, França derrota Suíça no grupo E

France's Karim Benzema celebrates scoring his side's fourth goal during the group E World Cup soccer match between Switzerland and France at the Arena...

Com um início de partida avassalador na Arena Fonte Nova, a seleção francesa venceu a Suíça por 5 a 2 e praticamente garantiu a classificação no grupo E da Copa do Mundo, chegando aos 6 pontos, liderando a chave.

Desde o início do jogo a França fez uma marcação muito forte e jogou um futebol para cima do adversário. As mudanças do treinador Didier Deschamps, promovendo a entrada de Giroud e Sissoko deram maior poder ofensivo para a equipe, que com 20 minutos de jogo já ganhava do adversário por dois gols de diferença.

Apesar de ser um jogo tranquilo, mais um polêmica marcou o jogo. Quando Benzema faria o sexto gol dos franceses no jogo o árbitro encerrou a partida invalidando o gol do atacante.

A França volta a campo na próxima quarta-feira para encarar o Equador, no Maracanã. O compromisso pode definir a primeira colocação do grupo para os bleus. Já a Suíça fecha o grupo contra a fraca seleção de Honduras na Arena da Amazônia.

Por Paulo Henrique Tavares via Esporte Interativo

Costa Rica bate Itália, elimina Inglaterra e domina "grupo da morte"


Na tarde desta sexta-feira 20, o duelo entre Itália e Costa Rica na Arena Pernambuco decidiu o futuro da chave C da Copa do Mundo. A zebra latina voltou a passear, desta vez tendo a Azzurra como vítima, e mandou a Inglaterra de volta para casa. Com gol de Bryan Ruiz, os costarriquenhos venceram a seleção tetracampeã do mundo por 1 a 0 para garantir vaga nas oitavas de final e assumir a liderança do “grupo da morte”.

O resultado é amargo para os italianos, mas muito mais desastroso para a seleção inglesa. Com duas derrotas para Itália e Uruguai, o English Team está matematicamente eliminado da Copa do Mundo. É a terceira vez que o selecionado britânico cai na primeira fase, mas a desclassificação em apenas dois jogos é inédita. Os costarriquenhos, por outro lado, celebram por chegar as oitavas de final e igualar a melhor campanha da seleção em Copas, alcançada em 1990.

Classificada com seis pontos, a Costa Rica volta a campo nesta terça-feira para encarar a eliminada Inglaterra, e o compromisso pode render a primeira colocação do grupo D. Já a Itália faz jogo de vida ou morte com o Uruguai, tendo a vantagem do empate para estar nas oitavas de final. Assim, a classificação dos latinos culmina na eliminação de duas seleções campeãs do mundo na mesma chave.

Fonte Gazeta Esportiva Foto Wagner Carmo/Gazeta Press

ABC contrata volante Marcel, ex-Caldense; Rodrigo Silva chega

Marcel, volante do ABC (Foto: Divulgação/ABC)


O ABC voltou aos treinamentos na quarta-feira e apresentou duas novidades para o torcedor alvinegro. A primeira foi a contratação do volante Marcel, ex-Caldense. A outra, já anunciada pelo clube anteriormente, foi o retorno do atacante Rodrigo Silva.

Michel tem 27 anos e chegou a Natal na madrugada de quarta-feira. O jogador já realizou exames médicos e iniciou os trabalhos com o restante do grupo. Além da Caldense, pela qual disputou o Campeonato Mineiro deste ano, tem passagens por Tupi, Democrata, Ipatinga e Águia de Marabá.

Já Rodrigo Silva é a principal contratação do ABC para a volta da Série B, após a Copa do Mundo. O centroavante, de 31 anos, estava no Criciúma e se apresentou à comissão técnica com a meta de reencontrar o bom futebol. Em 2013, ele marcou 30 gols com a camisa alvinegra e espera logo estar à disposição para jogar.

- Todos sabem do meu carinho pelo ABC e estou muito feliz em poder voltar a vestir essa camisa e defender novamente o clube - declarou.

Outras novidades são com relação ao departamento médico. O zagueiro Samuel, o volante Somália e o meia Moisés, que não tiveram recesso e ficaram em tratamento intensivo com os médicos e fisioterapeutas abecedistas, foram reavaliados, estão recuperados e liberados para voltar aos treinos.

Fonte Globo Esporte Natal Foto Divulgação ABC

quinta-feira, junho 19, 2014

Debaixo de chuva, vento e frio: torcedor não arreda pé para ver seus ídolos da Seleção Brasileira


Choveu a tarde toda nesta quinta-feira 19, em Teresópolis; Chuva às vezes forte, acompanhada de frio, vento, um clima gelado mesmo.

Nada capaz de afastar o torcedor e sua admiração pela Seleção Brasileira.

Desde uma hora antes de começar o treino, as pessoas já se aglomeravam na cerca que separa um condomínio de um dos campos de treino na Granja Comary.

Antes, os torcedores fizeram uma grande festa no retorno da delegação à sua casa, depois de um dia de folga, ao Centro de Treinamento da Seleção Brasileira, em Teresópolis.

Fonte Site da CBF

Em Natal, médico francês participa de cirurgia de goleiro do América-RN

Andrey, goleiro do América-RN (Foto: Jocaff Souza)

O goleiro Andrey, do América-RN, foi submetido na manhã desta quinta-feira, em Natal, a uma artroscopia, para a correção de uma lesão no menisco do joelho direito. O procedimento cirúrgico foi realizado pelos médicos do clube alvirrubro, Márcio e Marcelo Rêgo, e contou ainda com a presença do médico francês Bertrand Sonnery-Cottet, considerado um dos maiores especialistas em cirurgia de joelho no mundo. Entre os jogadores que se submeteram a cirurgias com o médico, está o atacante da seleção francesa, Karim Benzema. Alguns brasileiros já passaram pelas mãos do médico francês, como o meia Ederson, do Lyon.

De acordo com Marcelo Rêgo, a operação foi realizada com sucesso e o jogador passará por sessões de fisioterapia nas próximas quatro semanas.

- Era uma lesão de menisco, que evoluiu para um quadro em que foi necessária a cirurgia. O procedimento foi um sucesso e contamos com a ajuda do médico francês Bertrand Sonnery-Cottet, que está em Natal devido à Copa do Mundo. A nossa expectativa é de o quadro clínico do jogador possa melhorar e vamos aguardar os trabalhos feitos com a fisioterapia, que serão de três a quatro semanas - explicou.

Andrey sofria com dores no joelho direito desde fevereiro, após uma queda no gramado do Estádio Marizão, em Caicó.

Dudu sofre fratura
Outro jogador que precisará passar por uma cirurgia é o volante Dudu. O jogador sofreu uma fratura da fíbula, osso que fica na parte lateral da canela, durante o treino de quarta-feira, no CT Abílio Medeiros, em Parnamirim. A cirurgia será realizada nesta sexta-feira, em Natal.

Fonte Globo Esporte RN Foto Jocaff Souza

Grécia segura Japão com um a menos, sobrevive e classifica Colômbia

AFP

A Grécia entrou em campo na Arena das Dunas para se defender e contra-atacar, estratégia reforçada com a expulsão de Katsouranis ainda no primeiro tempo. A equipe marcou bem, segurou o 0 a 0 com o Japão e manteve a esperança de classificação às oitavas de final da Copa do Mundo.

O resultado assegurou a presença na próxima fase da seleção colombiana, que lidera o Grupo C com seis pontos. Costa do Marfim (3), Japão (1) e Grécia (1) brigarão pela segunda vaga em partidas marcadas para a próxima terça-feira, na Arena Pantanal e no Castelão.

O Japão terá uma tarefa complicada, buscando uma classificação improvável em Cuiabá, contra a boa equipe da Colômbia. A Grécia, que exibe o pior saldo de gols da chave, tentará ultrapassar a formação da Costa do Marfim em um confronto em Fortaleza.

Fonte Gazeta Esportiva

Luis Suárez comanda o Uruguai em vitória sobre a Inglaterra em São Paulo



O mundo inteiro presenciou mais um jogo emocionante na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O bicampeão Uruguai (1930 e 1950) e a campeã Inglaterra (1966) protagonizaram um confronto de duas seleções que haviam sido derrotadas na primeira rodada e precisavam vencer para manter boas chances de classificação. Comandado pelo atacante Luis Suárez, o Uruguai se saiu melhor e ganhou por 2 x 1 a partida disputada na Arena Corinthians, em São Paulo, nesta quinta-feira (19.06).

Os dois gols dos sul-americanos foram assinalados por Suárez. No primeiro, aos 38 minutos do primeiro tempo, ele aproveitou cruzamento de Cavani e, de cabeça, tirou o goleiro Hart da jogada. Na comemoração, correu para abraçar o fisioterapeuta Walter Ferreira, que o ajudou a se recuperar de uma cirurgia no menisco a tempo de estar em campo. No segundo gol uruguaio, aos 39 minutos do segundo tempo, ele aproveitou uma chance que se apresentou após um chutão para cima na saída de bola do goleiro Muslera, do Uruguai. Ele avançou em velocidade pela direita do ataque, entrou na área e chutou forte, cruzado, na saída de Hart. Os ingleses marcaram com Rooney, que havia conseguido seu primeiro gol em Copas do Mundo aos 29 minutos do segundo tempo.

"Eu dedico à minha mulher, aos meus filhos. Por tudo que eu vivi neste último mês, não foi fácil, eu dedico também a Walter Ferreira. Sem ele eu não estaria aqui. E também aos meus companheiros que me dão uma força impressionante. Agradeço a todos por me apoiar e aos uruguaios por seguir acreditando. Eu e meus companheiros somos os primeiros a querer levar tudo isso adiante", disse Luis Suárez.

Ele também revelou que sonhou com a partida e com o momento vivido na Arena Corinthians. "Sonhei, era algo que eu imaginei muitas vezes, mas também tinha que me acalmar, para que a ansiedade não me atrapalhasse. Um momento, um jogo assim, são coisas incríveis", finalizou o jogador eleito o melhor do jogo. Acompanharam a partida 62.575 pessoas.


Fonte Portal da Copa Foto Getty Images

Colômbia supera a Costa do Marfim em Brasília com grande apoio da torcida



Jogando “em casa”, a Colômbia conquistou sua segunda vitória na Copa do Mundo da FIFA 2014 nesta quinta-feira (19.06). Em Brasília, 68.748 pessoas lotaram o Estádio Nacional Mané Garrincha, grande parte colombianos, para assistir o triunfo de 2 x 1 dos colombianos sobre a Costa do Marfim. O resultado isola os sul-americanos na liderança do Grupo C com seis pontos, deixando os marfinenses com três. Japão e Grécia completam a rodada ainda hoje, às 19h.

A Costa do Marfim teve mais posse de bola no primeiro tempo, mas não conseguiu assustar o goleiro Ospina. Quem esteve mais perto de abrir o placar foi mesmo a Colômbia. O atacante Teofilo Gutierrez teve as melhores oportunidades. Na melhor delas, aos 28 minutos, recebeu excelente cruzamento de Rodríguez na pequena área, mas bateu errado de pé esquerdo e jogou a bola para fora.

Antes, o mesmo Gutierrez já havia tido outra boa chance em bola que sobrou na entrada da área. Mas o pé esquerdo falhou, soltando um chute mascado, sem perigo. Os marfinenses tiveram apenas uma finalização para o gol. O lateral direito Aurier fez jogada individual aos 31, puxou para o meio e bateu rasteiro de esquerda, mas Ospina segurou com tranquilidade.

O cenário do jogo seguiu igual depois do intervalo. A Costa do Marfim ficava mais com a bola, mas eram os colombianos que assustavam mais. Aos 15 minutos, Cuadrado fez linda jogada individual pela direita, pedalou para cima do marcador e bateu forte, quase sem ângulo. O goleiro Barry desviou e a bola pegou no travessão antes de sair.

De tanto tentar, a Colômbia abriu o placar pouco depois. Aos 19, Cuadrado cobrou escanteio na cabeça de James Rodríguez. O camisa 10 finalizou com precisão, abrindo o placar para os sul-americanos em Brasília. Aos 24, outro gol da Colômbia. Rodríguez roubou a bola no campo de ataque, Gutierrez ficou com e ela e deixou Quintero na cara do gol. O atacante tocou na saída do goleiro Barry e fez o segundo.

Três minutos depois, a Costa do Marfim conseguiu diminuir. Gervinho fez linda jogada pela esquerda, passou por três marcadores e bateu firme no canto. Ospina ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o gol. Os africanos partiram com tudo ao ataque nos minutos finais, porém a defesa colombiana conseguiu segurar o resultado e assegurar a vitória.

A última rodada do Grupo C será disputada em 24 de junho. A Colômbia enfrenta o Japão na Arena Pantanal, em Cuiabá, às 17h (horário de Brasília), mesmo horário em que Costa do Marfim e Grécia jogam no Castelão, em Fortaleza.

Fonte Portal da Copa 

Gregos e japoneses fazem duelo de vida ou morte na Arena das Dunas


Japão e Grécia farão duelo de vida ou morte na Arena das Dunas, em Natal, nesta quinta-feira, às 19 horas, em jogo válido pela segunda rodada do Grupo C da Copa do Mundo. O confronto pode ser considerado uma decisão, já que as duas seleções foram derrotadas em suas estreias. Perder neste confronto significa a eliminação precoce e jogar a última partida da primeira fase apenas para cumprir tabela.

Os asiáticos, que não somam nenhum ponto, vêm de um revés para a Costa do Marfim, no último sábado, por 2 a 1, em jogo que foi marcado pela virada africana em menos de três minutos. Já pelo lado grego, a situação é ainda mais complicada. 

Isso porque, com a goleada sofrida pela Colômbia (3 a 0) na primeira rodada, os helênicos são os lanternas da chave e têm a obrigação de vencer, de preferência com boa margem de gols, se quiserem manter vivas as chances de classificação às oitavas de final. Fato que seria inédito para o time europeu. Quem vencer entre Japão e Grécia volta a brigar por uma faz vagas às oitavas.

Fonte Gazeta Esportiva Foto AFP

Derrotados na estreia, Uruguai e Inglaterra duelam por sobrevivência


Os resultados da primeira rodada do grupo D da Copa do Mundo colocaram Inglaterra e Uruguai em uma situação incômoda no torneio. As duas seleções foram derrotadas em suas respectivas estreias e, por isso, chegam ao segundo jogo já com a necessidade de vitória pela sobrevivência. Nesta quinta-feira, às 16 horas (de Brasília), os dois campeões mundiais duelam no estádio do Corinthians, em São Paulo.

Em caso de nova derrota na Copa do Mundo, o Uruguai terá de torcer por uma combinação de resultados para ainda ter chance de se classificar. A Inglaterra passa por situação semelhante, já que também se complicará bastante se não vencer. Para evitar a queda precoce, a seleção inglesa tenta esquecer o que aconteceu na primeira rodada, dando mais atenção à chance de reagir contra o Uruguai.

Por Bruno Ceccon e Luiz Ricardo Fini São Paulo (SP) Foto Djalma Vassão/Gazeta Press

quarta-feira, junho 18, 2014

Croácia elimina Camarões, ajuda Brasil e vai brigar com México por vaga



A Croácia não encontrou maiores dificuldades para eliminar Camarões da Copa do Mundo. Bem mais organizada do que a equipe africana, a formação do leste europeu se impôs, aproveitou a expulsão de Song ainda no primeiro tempo e levou a melhor por 4 a 0 na Arena da Amazônia.

O resultado ajudou o Brasil no sentido de que os comandados de Luiz Felipe Scolari enfrentarão uma equipe eliminada na última rodada do Grupo A, na próxima segunda-feira. A Croácia duelará com o México – que jogará pelo empate – para avançar às oitavas de final.

No cenário menos complicado que causaria uma eliminação da Seleção, é necessária uma derrota para Camarões, com empate entre croatas e mexicanos em Pernambuco. A outra possibilidade é o México perder e o Brasil ser derrotado por dois gols de diferença a mais. Em resumo, a situação verde-amarela é confortável.

Na próxima rodada, a seleção de Camarões se despede do Mundial diante do Brasil na segunda-feira, às 17h00, no Estádio Mané Garrincha. Por sua vez, a Croácia busca a classificação contra o México no mesmo dia e horário, na Arena Pantanal.

Fonte Gazeta Esportiva Foto AFP