terça-feira, junho 23, 2020

Em clima de tristeza e comoção, ex-craque do Seridó, Canteiro, é sepultado em Jardim do Seridó! Amigos do futebol relembram grandes momentos


Em clima de muita tristeza e comoção, o ex-craque do Seridó e do Centenário de Parelhas, Canteiro, foi sepultado em Jardim do Seridó-RN, e sobre seu caixão a bandeira do Clube que com tanto amor defendeu. Na manhã desta segunda feira dia 22, na presença de poucas pessoas em virtude da pandemia de corona vírus, o senhor Cantidiano Bezerra da Silva, conhecido no meio da bola como Canteiro, recebeu as ultimas homenagens de seus amigos e familiares.

Canteiro, morre aos 75 anos e deixará muitas lembranças para o conheceu e o viu jogar. Inclusive, alguns amigos que o viram jogar e puderam atual com ele e em times opostos, relatam grandes momentos e falam dele com satisfação. 

O Blog Lance Esportivo falou com alguns amigos. Brejeiro das Águas, grande desportista de Jardim do Seridó, relembrou grandes partidas com Canteiro em campo. "Joguei no clube da Petrobrás em Natal e lá o vi jogar, era uma pessoa super atenciosa fora de campo e dentro de campo era um gênio, um verdadeiro craque de bola", falou Brejeiro.

Outro que falou ao Blog foi Merion Medeiros de Acari-RN. "Conhecia demais, era um verdadeiro craque e homem, dentro e fora de campo. Um fato curioso contato por Merion foi que, eles tinham um bom goleiro, "cujo apelido era macaco", que quando Canteiro ia jogar o goleiro se tremia todo. Era uma grande jogador disse Merion que também lamentou sua partida".


O ex-árbitro e hoje comentarista da Rádio Globo Natal Cézar Virgílio (na foto a direita ao lado de Canteiro). “Olha Jarbas fiz alguns jogos com ele em campo e posso aqui destacar dois, ambos na festa de São Sebastião, Parelhas, em janeiro de 71 e 72. Centenário x Treze e Centenário x Riachuelo. Foram dois grandes jogos”. Eram os chamados "jogos da festa. Grandes jogos com grandes públicos. “Canteiro era um grande jogador, inteligente, habilidoso, driblador e disciplinado dentro de campo. E fora de campo, um amigo e bom caráter. Gostava muito dele, de conversarmos. Com certeza, deixa saudades”, disse Cézar Virgílio que é natural na cidade de Parelhas-RN.

Seu Geraldo Chamba outra grande abnegado do esporte Jardinense falou sobre Canteiro. "Eu o assisti muito ele jogar. Jogava muito. Foi um dos melhores jogadores que já pisou aqui na Região do Seridó. Inclusive, tanto jogava futebol quanto futsal. O cara jogava muito. Vai deixar saudades", disse Geraldo Chamba.

Abismael da cidade de Parelhas-RN falou a nossa reportagem. "Todo Seridó sabe da trajetória de Canteiro, era um grande craque. Fez história na conquista da Copa Aluísio Alves em 1968 pelo Centenário. Por onde passou ele sempre foi muito bem quisto", disse o ex-atleta. 

O Blog ouviu essas grandes personalidades do futebol Seridoense e resolveu prestar essa simples homenagem. O Lance Esportivo se solidariza com os familiares e amigos. 

FNF APRESENTA PROTOCOLO DE INTENÇÕES PARA O RETORNO DO FUTEBOL POTIGUAR


Aconteceu na manhã desta segunda-feira (22), uma reunião com os clubes e comissão médica para discutir o retorno do futebol potiguar e a conclusão do Estadual 2020.

O Presidente da FNF, José Vanildo, apresentou um plano de trabalho para o retorno e conclusão do Campeonato Potiguar e definiu uma provável data de retorno do certame, lembrando que a FNF espera um novo decreto e a liberação do Governo do Estado para que os treinamentos dos clubes profissionais possam voltar, porém a sugestão da entidade esportiva do RN é para que o retorno dos treinamentos dos clubes profissionais da primeira divisão aconteça no dia 29 de junho, sendo obrigada a cumprir com as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e com as exigências do protocolo da FNF.

Após análise da FNF, a sugestão é que o Campeonato Potiguar 2020 possa voltar as atividades coletivas (jogos) no próximo dia 23 de julho, (segue protocolo) podendo essa data ser alterada a depender órgãos públicos responsáveis pela saúde da população potiguar e brasileira. É importante lembrar da importância de acontecer essa reunião para saber a opinião de todos os representantes dos clubes.

O próximo passo agora será dado pelo chefe da Comissão Médica da FNF, dr. Antônio Araújo, que vai levar o protocolo feito pela Federação para o departamento científico da Secretaria Estadual de Saúde do Governo do Estado, onde será analisado e posteriormente seguirão as datas sugeridas pela gestora do futebol do Rio Grande do Norte.


Por FNF RN Foto: Iuri Seabra / FNF

Preparação de clube do Paulistão terá "praia" e jogadores isolados


O Mirassol luta pela classificação no Grupo C do Campeonato Paulista. Pronto para voltar a trabalhar, o Leão tomou algumas medidas como o isolamento dos jogadores, cozinheiro especial e até mesmo a criação, em pleno CT, de uma "praia" para realizar futevôlei.

"A irregularidade da areia estimula a própriocepção ou sinestesia (capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais sem utilização da visão)", explicou Rafael Tamarindo, preparador físico do clube.

"Correr na areia produz um impacto reduzido, poupa as articulações e ossos. Por outro lado, esse terreno exige esforço muscular, fazendo com que o atleta consiga manter os músculos de forma bem ativa e fortalecida", completou.

BASE FORTE!
O Mirassol terá 13 jogadores das categorias da base. Ao longo da pandemia, manteve apenas sete jogadores: Kewim, Daniel Borges, Matheus Rocha, Renie, Wellington, Maicon Souza, Eduardo Junior e Bruno Mota. Foram contratados o lateral-direito Danilo Boza e o zagueiro Wellington Silva.

O clube do interior, vice-líder do Grupo C com 16 pontos, já realizou testes de COVID-19 e todos deram negativo. O retorno dos treinos acontecerá em 1.º de julho, conforme autorização do governo do Estado de São Paulo.

"Durante os dias de treinamento, o CT ficará 100% isolado de agentes externos. Todos os dias protocolos de segurança serão realizados, como medição de temperaturas, higienização e utilização de máscaras e totens de álcool gel. Além disso, cada jogador terá o seu produto de higienização personalizado com adesivo e foto", explicou o clube.

"Além do entretenimento, a diretoria do Mirassol também apostará na culinária para manter o isolamento mais agradável. O clube contratou um cozinheiro para ficar confinado com o elenco e preparou uma cardápio variado para agradar os jogadores, planejando, inclusive, um churrasco para o elenco durante os dias de treinamento", completou o clube.

Por Agência Futebol Interior Foto Mirasol Divulgação

Retomada do Campeonato Cearense pode ser antecipado para o dia 6 de julho

Campeonato Cearense pode ser retomado no início de julho

O Campeonato Cearense está cada vez mais próximo de ser retomado. Nesta segunda-feira, o protocolo com as medidas que devem ser tomadas na volta do Estadual foi finalizado.

A principal novidade é que o retorno do Cearense pode acontecer antes do previsto. A proposta no protocolo é que a bola volte a rolar no campeonato a partir do dia 6 de julho.

"Nossa proposta é verificar se é possível antecipar para a terceira fase os jogos das competições com os portões fechados", disse o secretário do Esporte e da Juventude, Rogério Pinheiro.

Inicialmente, a previsão de retorno do Campeonato Cearense era a partir do dia 20 de julho, quando começa a quarta fase do plano de retomada das atividades feito pelo Governo do Ceará.

PASSO A PASSO
Antes do protocolo chegar nas mãos da Secretaria da Saúde e do governador Camilo Santana (PT), ele precisa ser aprovado pelo grupo de trabalho da Casa Civil, que atua na retomada do Campeonato Cearense.

"Se nossa proposta for aprovada, o protocolo de retorno às competições poderia ser liberado a partir de 6 de julho. Essa é a intenção. Mas volto a ressaltar: a proposta será apresentada ao grupo de trabalho para aprovar essa possibilidade", encerrou Pinheiro.

O CAMPEONATO
O Estadual foi paralisado faltando duas rodadas para o fim da segunda fase - exceção da vitória do Ferroviário sobre o Pacajus, por 1 a 0, antes da pausa do campeonato por conta da pandemia do novo coronavírus.

O Ferroviário é o único classificado antecipadamente para as semifinais, enquanto Fortaleza, Ceará e Guarany de Sobral completam o G4.

Por Agência Futebol Interior

CBF aceita e competição do Nordeste terá sede única no retorno


A Copa do Nordeste terá seu encerramento com sede única. Foi o que afirmou Eduardo Rocha, presidente da Liga do Nordeste. O pedido foi feito pelos clubes e aceito pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

E A CIDADE?
Eduardo explicou que não há prazo para escolher a cidade e que a CBF estuda como estão os locais em relação à pandemia do novo coronavírus. Recife, esta como favorita, Fortaleza e Salvador aparecem como opções - nos três locais, os treinos já foram liberados, mas os jogos seguem suspensos.

Outro ponto que precisa ser decidido é a data. Certo mesmo é que a Liga do Nordeste arcará com as despesas de viagem, hospedagem e testes para covid-19 para os clubes participantes.

Também conhecida como 'Lampions League', a competição seguirá os passos da Champions League, da Europa, que definiu Lisboa como sede única.

COMO ESTAVA?
A Copa do Nordeste foi paralisada restando uma rodada para o fim da primeira fase. Após os oito jogos da oitava rodada, apenas oito equipes avançarão às quartas de final.

Atualmente, no Grupo A, o Fortaleza está na liderança, com 14 pontos, na frente de Bahia, 14, Botafogo-PB, 12 e ABC, nove. Os quatro primeiros colocados do Grupo B são Confiança, 13 pontos, Vitória, 13, Náutico, 11, e Ceará, 11.

Por Agência Futebol Interior

PLACAR FI: Com goleada do City, confira TODOS os resultados desta SEGUNDA-FEIRA

Manchester City fez 5 a 0 no Burley

Apesar dos jogos do Campeonato Carioca que estavam agendados para essa segunda-feira (22) terem sido adiados e nenhuma partida ter acontecido futebol brasileiro, a bola rolou com força nas principais ligas europeias, com partidas dos Campeonatos Espanhol, Inglês, Italiano e Português, com o Placar FI acompanhando tudo de perto. E, agora, como já é tradição, o Portal Futebol Interior trás para você, internauta, todos os resultados do dia.

Destaque para a goleada do Manchester City em cima do Burley, pelo placar de 5 a 0, que manteve a equipe sonhando com o título do Campeonato Inglês, além de ter impedido que o Liverpool se aproximasse ainda mais do título. O time comandado pelo espanhol Pep Guardiola está na segunda colocação, com 63 pontos, 20 atrás da equipe do alemão Jurgen Klopp, que deve erguer a taça em breve.

Na Itália, por sua vez, a Juventus segue caminhando a passos largos para ficar pelo título, ainda mais após a vitória sobre o Bologna, pelo placar de 2 a 0. O Milan, que não vem bem na tabela, também conseguiu um bom resultado, ao bater o Lecce, por 4 a 1, fora de casa. Fiorentina e Brescia empataram por 1 a 1.

Já no Campeonato Espanhol aconteceu dois empates: Villarreal 2 x 2 Sevilla e Leganés 0 x 0 Granada. E no Português, o Portimonense venceu o Marítimo, por 3 a 2.

CONFIRA TODOS OS RESULTADOS DESTA SEGUNDA-FEIRA:
ESPANHOL
Villarreal 2 x 2 Sevilla
Leganés 0 x 0 Granada

INGLÊS
Manchester City 5 x 0 Burley

ITALIANO
Fiorentina 1 x 1 Brescia
Lecce 1 x 4 Milan
Bologna 0 x 2 Juventus

PORTUGUÊS
Portimonense 3 x 2 Marítimo

Por Agência Futebol Interior

Irmã de Cristiano Ronaldo faz crítica à Juventus em rede social e esposa de Buffon rebate

Irmã afirmou que Cristiano Ronaldo tem jogado sozinho na Juventus(Getty Images)

A irmã de Cristiano Ronaldo, Elma Aveiro, se envolveu em uma polêmica nas redes sociais e que motivou uma resposta de Ilaria D'Amico, esposa de Buffon. Elma criticou o time da Juventus em um post do Instagram.

"Que mais o Cristiano pode fazer? É isso e não passa disso, por isso meu querido, sozinho não faz milagres... Não consigo perceber como se joga assim. Enfim... Cabeça erguida, mais não podes fazer", afirmou.

Ilaria D'Amico respondeu em outro tom, afirmando que Elma não deveria fazer esse tipo de comentário nas redes sociais e que "familiares não têm de se tornar comentaristas".

"Eu pertenço à velha escola: familiares, irmãos e esposa não usam as redes sociais, porque os maridos e os irmãos não costumam gostar disso. Se eu fosse futebolista, gostaria de expressar os meus sentimentos, mas não gostaria que o Giggi (Buffon) ou o meu irmão escrevessem por mim. Familiares não têm de se tornar comentaristas".

Por Redação do Esporte Interativo Getty Images

Nunca foi pelo Carioca, mas sim para iniciar o Brasileirão

É bem difícil hoje projetar quando o Campeonato Brasileiro 2020 começará

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, disse nesta segunda-feira, em entrevista à CNN Brasil, que o pensamento da CBF e dos clubes é iniciar o Campeonato Brasileiro de 2020 na última semana de julho, no máximo, no início de agosto. O principal torneio do futebol nacional deveria ter começado no dia 2 de maio, mais foi adiado, bem como todas as competições esportivas no país, em função da pandemia do Coronavírus.

A declaração do dirigente rubro-negro só escancara o que foi dito neste blog há quase um mês: a intenção do Flamengo ao iniciar o debate para a retomado do futebol no Brasil nunca foi terminar o Campeonato Carioca, mas sim desenhar um cenário em que forçasse o início do Campeonato Brasileiro. Os cartolas rubro-negros, junto com a federação do Rio e outros clubes (menos Botafogo e Fluminense) só não contavam com um ponto: o discurso deles não colou nos outros estados.

O quadro hoje, segunda, dia 22 de junho, é que os outros três principais campeonatos estaduais do país, Paulista, Mineiro e Gaúcho, não vão retornar antes da última semana de julho, no exato período em que CBF e Flamengo pensam em começar o Brasileirão. Como a CBF garantiu às federações que terminará todos os estaduais, é consenso entre os clubes que não se jogará o Campeonato Brasileiro antes de terminar o estadual. Dois dirigentes de clubes paulistas e um de um clube gaúcho me confirmaram que essa possibilidade não existe.

Além disso, o que não se esperava era que a crise do Coronavírus iria piorar nesses locais. O quadro está piorando no interior do Rio Grande do Sul, com previsão de se agravar também na capital. Em Minas Gerais, estuda-se adotar um lockdown, um de verdade, em várias localidades, com os números de contágio piorando. Se continuar assim, pode ser que esses estaduais não retornem na última semana de julho.

A crise financeira agravada na maioria dos clubes por causa do Coronavírus praticamente não teria alívio algum com a retomada dos estaduais, que geram receitas de direitos de televisão bem pequenas considerando o orçamento dos clubes e a maioria já foi paga. Isso só aconteceria mesmo com o início do Brasileirão, com cotas de TV bem maiores. Com o cenário atual, é bem improvável imaginar que o Campeonato Brasileiro começar antes do meio de agosto.

Por Vitor Sérgio Rodrigues via BandSports Foto Divulgação

Zanardi tem quadro estável e médico mostra confiança em recuperação


O boletim médico sobre estado de saúde de Alessandro Zanardi divulgado neste domingo, 21, mostrou que o ex-piloto da Fórmula 1 e paratleta tem quadro estável. Ele segue na UTI do hospital Santa Maria alle Scotte, em Siena, na Itália, após acidente sofrido na última sexta-feira durante uma prova de paraciclismo.

“O Departamento de Saúde informa que o paciente passou a noite em condições de estabilidade cardiorrespiratória e metabólica. As funções do órgão são adequadas. É sempre sedado, entubado e ventilado mecanicamente. O neuromonitoramento em andamento mostrou alguma estabilidade, mas esse número deve ser tomado com cautela, porque o quadro neurológico permanece sério. As condições atuais de estabilidade geral ainda não permitem excluir a possibilidade de eventos adversos e, portanto, o paciente sempre permanece em um prognóstico reservado”, relatou o boletim médico.

Diretor de emergência do hospital, Sabino Scolletta mostrou confiança sobre a situação e disse que o quadro estável aumenta a esperança de recuperação.

"Confiamos em sua possibilidade de recuperação, estamos todos confiantes. É um grande atleta, e esperamos que isso o ajude nesta situação. Isso significa que não há uma piora (quadro estável), o que nos dá uma grande esperança. Confiamos que as condições clínicas continuarão estáveis, e isso pode nos dar a possibilidade de pensar em avaliá-lo neurologicamente", afirmou Scolletta.

A equipe médica planeja retirar Zanardi do coma induzido nos próximos dias para avaliar possíveis sequelas do acidente.

Da Redação BandSports Foto: Divulgação

Messi treina com marca 'feia' na perna após entrada dura do brasileiro Diego Carlos


O Barcelona empatou com o Sevilla nesta sexta (19), sem gols. O lance mais discutido do jogo passou longe de ser bonito. E ficou por conta de uma entrada duríssima do brasileiro Diego Carlos sobre Messi, que provocou uma confusão generalizada em campo.

Neste domingo (21), o Barça voltou aos treinamentos e Messi, treinando com meias baixas, "ostentou" uma marca de guerra - mais precisamente, das travas da chuteira do zagueiro adversário.

A dura dividida de Diego Carlos com Messi(Getty Images)

Em uma imagem divulgada pelo Twitter do clube catalão, internautas chamaram a atenção para arranhões e marcas na canela do argentino, exatamente no ponto onde foi acertado por Diego Carlos.

O Barcelona voltará a campo na próxima terça (23), para enfrentar o Athletic Bilbao. Os blaugrana lideram La Liga, com três pontos de vantagem sobre o Real Madrid, que tem um jogo a menos.

Por Redação do Esporte Interativo Fotos Twitter/FC Barcelona e Getty Images

Fórmula 1 lança campanha para promover diversidade


A Fórmula 1 lançou nesta segunda-feira, 22, uma iniciativa para promover a diversidade no esporte. Chamada de "We Race as One" ("Nós Corremos como Um" em português), a iniciativa vai divulgar diferentes causas sociais a cada fim de semana de corrida. A primeira etapa da temporada, no dia 5 de julho, terá como tema o racismo.

“Em nossa primeira corrida na Áustria, a Fórmula 1 se unirá para dizer alto e claro que o racismo deve acabar. Mostraremos nosso total apoio na luta contra a desigualdade durante o fim de semana e aceleraremos nossos próprios esforços para tornar a Fórmula 1 mais diversificada e inclusiva. Como Como um esporte global, devemos representar a diversidade e as preocupações sociais de nossos fãs, mas também precisamos ouvir mais e entender o que precisa ser feito e seguir em frente,” disse o Chase Carey, chefe da F1.

A novidade anunciada pela categoria vem após a cobrança pública de Lewis Hamilton. No mês passado, o hexacampeão criticou a falta de engajamento da F1 e dos próprios pilotos no combate ao racismo. "Eu vejo aqueles de vocês que ficam calados, alguns de vocês são as maiores estrelas, e ainda assim ficam calados no meio da injustiça. Não há sinal de ninguém na minha indústria que, é claro, é o esporte dominado por brancos", disse o piloto na Mercedes.

A campanha da Fórmula 1 também deve promover uma ação no combate à homofobia. Um arco-íris foi utilizado como símbolo da iniciativa.

“O arco-íris foi escolhido por ser um símbolo internacional para aproximar comunidades em crises recentes. Acreditamos que esse é um gesto importante que vai encorajar fãs a se unir a nós para agradecer. A iniciativa do arco-íris vai continuar ao longo da temporada”, diz um trecho do comunicado divulgado pela entidade.

Da Redação BandSports Foto: Divulgação/F1

Ferj adia mais uma vez restante da 4ª rodada da Taça Rio

Ferj mais uma vez fez mudanças na tabela do Campeonato Carioca(2020 Getty Images)

A noite deste domingo (21) reservou mais uma reviravolta na tabela do Campeonato Carioca. Após um sábado (20) confuso nas decisões, a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) remarcou as partidas da 4ª rodada da Taça Rio para os próximos dias 26 e 27. A Decisão foi tomada após decreto da Prefeitura do Rio que suspendeu competições esportivas até o dia 25.

Quatro jogos da referida rodada ainda não foram disputados: Vasco x Macaé, Madureira x Resende, Botafogo x Cabofriense e Fluminense x Volta Redonda. Dos duelos, aconteceram a vitória por 3 a 0 do Flamengo sobre o Bangu e o empate sem gols entre Portuguesa e Boavista.

O confronto entre Vasco e Macaé, por exemplo, a princípio estava marcado para este domingo (21), mas foi reagendado para a próxima quarta (24) após o decreto de Marcelo Crivella. Desta vez, ainda não se sabe se o Cruz-Maltino vai entrar em campo na sexta (26) ou no sábado (27). Fluminense e Botafogo continuam contrários à decisão de jogarem em junho.

"As partidas da 4ª rodada da Taça Rio do Campeonato Carioca serão realizadas nos dias 26 e 27/06/2020, na forma indicada na tabela a ser publicada pelo DCO no prazo de 24h. As partidas da 5ª rodada da Taça Rio do Campeonato Carioca serão publicadas na forma dos regulamentos, obedecido o intervalo regulamentar entre elas", afirmou em nota a Ferj.

Por Redação do Esporte Interativo Foto Getty Images