terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

Julgamento de América e Potyguar por escalação irregular de atletas é marcado para quinta-feira 5


O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD-RN) marcou para quinta-feira 5 o julgamento do América e do Potyguar Seridoense, acusados de escalar jogadores irregularmente nas primeiras rodadas do Campeonato Estadual. O julgamento se dará na 1ª Comissão Disciplinar do TJD-RN.

Nesta segunda-feira 2, a Procuradoria do TJD apresentou a denúncia formal contra os clubes. No entendimento do órgão, América e Potyguar infringiram o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e o parágrafo 3º do artigo 19 do Regulamento Específico da Competição.

A irregularidade teria ocorrido na escalação de jogadores no Campeonato Estadual com contrato amador, apesar de os atletas já terem completado 20 anos, o que é vedado pelas normas do campeonato.

De acordo com a apuração, o América utilizou de forma irregular o lateral-direito Elias, relacionado nas três primeiras rodadas do Estadual. Ele completou 20 anos em outubro de 2025 e estava inscrito com contrato amador. No caso do Potyguar Seridoense, as irregularidades envolveram os atletas Fabrício e Toró, na mesma condição.

Punição administrativa
Na semana passada, a Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) anunciou punições administrativas aos dois clubes. O América perdeu 18 pontos, enquanto o Potyguar perdeu 15 pontos. Com isso, os dois entraram na zona de rebaixamento da competição faltando três rodadas para o fim da primeira fase.

Com o julgamento no TJD, as punições poderão ser mantidas, derrubadas ou revisadas.

Antes das punições, o América liderava o Campeonato Potiguar, com 10 pontos. Já o Potyguar ocupava a 6ª colocação, com 3 pontos. Após a perda de pontos e os resultados da rodada do último fim de semana, o Potyguar aparece na lanterna da competição, com –12 pontos. Já o América é o vice-lanterna, com –5 pontos. Só faltam duas rodadas para o fim do Estadual (6 pontos em disputa), e o primeiro clube fora da zona de rebaixamento é o Globo, que tem 1 ponto.

Se a punição não for modificada, o Potyguar terá o rebaixamento decretado, independentemente dos próximos resultados. Já o América, atual tricampeão, precisa vencer seus dois últimos jogos e torcer para que o Globo perca os dois próximos compromissos para escapar do rebaixamento.

Fonte Agora RN Foto: Gabriel Leite / AFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário