quinta-feira, 4 de junho de 2020

Veja datas e condições de retorno das principais ligas de futebol do mundo

Na Alemanha, até clássico entre Borussia Dortmund e Bayern de Munique já aconteceu  (Foto: Federico GAMBARINI / POOL / AFP)

Aos poucos o futebol pelo mundo vai tendo suas datas e previsões para retornar. A ânsia do torcedor por assistir ao esporte ao vivo já está sendo matada na Alemanha, que retornou com a Bundesliga. Mas, em junho, outras ligas vão ter os seus reinícios oficiais pelo planeta. O Esportes O POVO listou todas as datas oficiais dos recomeços dos principais campeonatos em três continentes.

EUROPA
Alemanha: 
A primeira e segunda divisões alemãs voltaram no último dia 16 de maio (16/05). Após criação de um protocolo rígido de segurança sanitária, a chanceler do país, Angela Merkel, liberou o retorno da Bundesliga, mas sem a presença de público. Até o momento não tiveram problemas quanto ao reinício.

Espanha: 
A La Liga, a primeira divisão nacional, está marcada para retornar no próximo dia 11 (11/06), com o clássico entre Sevilla e Bétis. Um protocolo similar ao da Alemanha será utilizado, e os clubes já estão se preparando para o reinício dos jogos oficiais. Também sem presença de público.

Inglaterra: 
Se na Espanha o futebol volta no dia 11, na Inglaterra teve seu reinício marcado para o dia 17 (17/05), seis dias depois. Protocolo sanitário já foi estabelecido e partidas acontecerão sem a presença de público. Aston Villa x Sheffield United e Manchester City x Arsenal são os embates que marcam o recomeço da primeira divisão inglesa. Equipes já estão em fase de treinamentos.

Itália: 
Na Terra da Bota, a Serie A está marcada para voltar no próximo dia 20 de junho (20/06), sem a presença de público e também com protocolos rígidos de segurança. Contudo, o futebol volta sete dias antes, quando Juventus e Milan se enfrentam pela partida de volta da semifinal da Coppa Italia. Clubes já estão treinando.

Portugal: 
Com menos casos que outros países de ligas grandes na Europa, Portugal tem seu recomeço marcado para semana que vem, no dia 3 de junho (03/06). Jogos da Liga Nos, primeira divisão local, vão acontecer sem a presença de público e também seguindo protocolos sanitários. Clubes já treinam desde o início de maio.

Suíça: 
Confirmada a volta do campeonato suíço está estabelecido para o próximo dia 19 de junho (19/06). A liga seguirá protocolos rígidos de segurança sanitária, mas não informou se o reinício será com ou sem público. A expectativa é que seja sem a presença de torcedores.

Rússia: 
O campeonato russo de futebol está marcado para voltar no próximo dia 21 de junho (21/06), seguindo protocolos sanitários. Contudo, há uma diferença para as principais ligas europeias: na Rússia, terá presença de público, mas apenas 10% da capacidade dos estádios. Isso faz parte de uma fase teste e se tiver resultados considerados positivos, a porcentagem vai aumentando com o tempo.

Hungria: 
Assim como a Alemanha, a Hungria também já voltou com o seu futebol, no último dia 23 de maio (23/05). Protocolos também são seguidos e até então tem acontecido jogos sem presença de público. Isso, porém, vai mudar. Em anuncio nesta sexta-feira, 29, a federação liberou o retorno dos torcedores ao estádio, mas respeitando a distância de três metros entre si. Fica a cargo dos clubes mandantes se querem ou não vender os ingressos. Se decidirem por comercializar os bilhetes, eles têm de garantir o distanciamento entre os presentes.

França e Holanda: 
Os dois países cancelaram o seu futebol e só retornam para a próxima temporada. Campeões e rebaixados foram definidos. Governo impediu prática do esporte até setembro, o que ocasionou no fim precoce. 

ÁSIA
Coréia do Sul: 
Um dos principais campeonatos do continente asiático, a K-League, primeira divisão coreana, já teve o retorno das atividades futebolísticas. Por lá, a bola rola desde o dia 8 de maio (08/05), quando começou o campeonato, que tinha início previsto para fevereiro. Não há presença de torcedores.

Japão: 
Paralisado desde fevereiro, a J-League, primeira divisão japonesa, tem seu reinício programado para o dia 4 de julho (04/07), chegando a ficar quatro meses sem futebol. A liga japonesa também vai seguir protocolos rígidos e não terá presença de público.

China: 
A Superliga Chinesa, primeira divisão nacional, deve ter o seu retorno em 24 de junho (24/06). Inicialmente, a volta aconteceria no último dia 18 de maio, mas foi adiada pelas autoridades em conjunto com federação. Detalhes do recomeço, como se vai ter presença de público ou não, ainda não foram divulgados.

AMÉRICA DO SUL
Argentina: 
Único país sul-americano a seguir calendário europeu, a Argentina decidiu cancelar o seu futebol no fim de abril (liga terminaria em maio se tivesse seguido o curso normal). Boca Juniors já havia sido campeão e com o encerramento, Vélez Sarsfield, River Plate e Racing garantiram vagas na Libertadores de 2021. Não haverá rebaixamentos. Um torneio no segundo semestre de 2020 deve acontecer para definir vagas restantes nos torneios continentais. País também deve ter calendário de janeiro a dezembro para próxima temporada.

Brasil:
Assim como em muitos outros países no Mundo, o futebol brasileiro ainda está paralisado devido a pandemia causada pela covid-19 mas, alguns clubes já começam a se movimentar. Provavelmente no final de junho a bola volte a rolar.

Colômbia: 
Um protocolo está sendo avaliado pelo governo para o retorno das atividades futebolísticas no país. Ainda não tem data de retorno, mas há uma previsão que em fim de julho ou começo de agosto, as partidas voltem. Não há nenhuma precisão sobre presença de público.

Peru: 
Tem situação parecida com a da Colômbia. Com atividades futebolísticas paralisadas, ainda não se tem data precisa para o reinício, mas espera-se que aconteça apenas em agosto. Nada definido quanto a presença de público.

Uruguai: 
É possível que as equipes voltem a treinar no Uruguai no meio de julho, com os campeonatos voltando em agosto. Isso só acontecerá se a situação sanitária do país estiver controlada, segundo autoridades.

Chile: 
Ainda sem data ou previsões para retorno do futebol no país.

Por GERSON BARBOSA via O Povo.com Foto: Federico GAMBARINI / POOL / AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário