quarta-feira, 16 de março de 2016

CBF amplia número de clubes na Série D e RN terá dois representantes na competição

RN terá duas vagas na Série D (Foto: Fernando Torres / CBF)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu nessa terça-feira (15) que a quantidade de participantes da Série D do Campeonato Brasileiro de futebol será ampliada de 40 para 48, já a partir da edição deste ano. Com a mudança, o futebol do Rio Grande do Norte recebeu mais uma vaga e agora terá dois representantes na competição.

De acordo com publicação no site oficial da entidade máxima do futebol nacional, o critério escolhido para a distribuição das vagas foi o Ranking Nacional de Federações (RNF). O RN ocupa a 11ª colocação, com 13.436 pontos.

O presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), Zé Vanildo, comemorou a nova vaga para o futebol do estado e destacou a importância.

“Essa vaga abre uma possibilidade melhor no calendário dos clubes do RN. Essa vaga não caiu do céu. Havia uma necessidade de democratizar a competição e privilegiou as federações melhores ranqueadas”, comentou.

Ceará, Alagoas, Pará também foram premiados e terão dois representantes. Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Goiás e Bahia já tinham duas vagas no certame.

Rio de Janeiro e Minas Gerais receberam uma vaga e terão três clubes na competição. São Paulo contará com quatro clubes na disputa.

Na briga
Ainda de acordo com o presidente da FNF, o critério para classificação não sofreu alteração. A diferença é que, além do campeão, o vice-campeão também terá vagas. Se ABC e América ocuparem os devidos lugares, as vagas ficarão com os times que somarem mais pontos na soma dos dois turnos.

Após o primeiro turno e duas rodadas do segundo, Potiguar e Globo estão no topo da briga. A dupla tem 18 e 16 pontos, respectivamente, e são os principais concorrentes. Com 15 pontos, o Assu também corre por fora, seguido do Baraúnas, que tem 12.

Sistema de disputa
Os 48 times serão divididos em 12 grupos com quatro times, com jogos de ida e volta. Os dois primeiros se classificam. Além deles, os oito melhores terceiros colocados também avançarão. A partir da segunda fase, a competição será disputada através do sistema mata-mata até a sua conclusão. A Quarta Divisão está prevista para começar no dia 29 de maio.

Por Heilysmar Lima Foto: Fernando Torres / CBF via Portal No Ar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário