O ABC encerrou o primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro com uma campanha que não agrada nem ao torcedor mais pessimista. Com apenas 17 pontos em 19 partidas, o Alvinegro está na zona do rebaixamento – é o 18º colocado – há quatro rodadas e deve permanecer na incômoda situação por, no mínimo, mais duas rodadas, caso reencontre os caminhos da vitória. Ao todo, o clube tem somente 29% de aproveitamento.
O último triunfo abecedista na competição aconteceu na 11ª rodada, diante do Atlético-GO por 2 a 1, no estádio Serra Dourada, em Goiânia. Na ocasião, Edno marcou os dois gols. Desde então, o time potiguar amarga oito jogos sem vitórias.
Simultaneamente à derrocada no certame, o torcedor alvinegro viu sua defesa entrar em colapso e de oitava melhor passou a ser a segunda pior, com 31 gols sofridos. Nos últimos oito jogos na Série B, o ABC sofreu 19 gols, nove deles em partidas no estádio Frasqueirão, com destaques para as goleadas sofridas frente ao Paraná (4 a 1), na 13º rodada, e diante do Bahia (3 a 0), pela 16ª rodada. Apenas o Mogi Mirim-SP sofreu mais: 34.
O sistema defensivo da equipe sofreu gols em 16 das 19 partidas disputadas e também agrava a situação. A partida diante do CRB, em Alagoas, pela sexta rodada, foi a última em que a defesa abecedista não foi vazada.
O ataque alvinegro, liderado por Kayke durante boa parte do primeiro turno, não figura entre os piores, mas também não está entre os melhores. Com apenas 19 gols marcados, o setor é apenas o 14º melhor do primeiro turno. Apesar do baixo número, o time potiguar balançou a rede em 13 partidas. No entanto, apenas em cinco ocasiões marcou dois ou mais gols na mesma partida.
Risco de rebaixamento
Distante cinco pontos do primeiro clube fora da zona do rebaixamento, o Alvinegro tem a missão de reverter a incômoda situação para seguir na Série B. De acordo com o site chancedegol.com.br, o ABC tem 87,7% de chance de ser rebaixado à Terceira Divisão.
O mesmo site aponta que para escapar do descenso, o clube da Rota do Sol precisaria atingir 48 pontos. Atualmente com 17, os potiguares atingiriam a marca com mais 21 pontos. Assim, teria a obrigação de vencer, no mínimo, mais sete partidas.
Em 2009, ano do último rebaixamento do Mais Querido, a equipe também encerrou o primeiro turno no Z4. Naquela edição, nos 19 primeiros jogos, a equipe tinha somado apenas 15 pontos e ficou na vice-lanterna.
No segundo turno, o ABC não conseguiu reagir e somou apenas mais 20 pontos e foi o lanterna da Segunda Divisão de 2009.
Por Heilysmar Lima Foto: Wellington Rocha via PortalNoAr
Nenhum comentário:
Postar um comentário