sexta-feira, 11 de julho de 2014

Despedida fria: Seleção dá adeus à Granja sob chuva; hexa fica no adesivo

Frio e chuva, 10 graus no ultimo dia de treino na Granja Comary (Foto: Janir Júnior)

No dia 26 de maio, em meio aos sorrisos e declarações otimistas num dia de sol no Rio de Janeiro, os jogadores subiram a Serra para dar início à preparação para a Copa do Mundo; nesta sexta-feira, dia 11 de julho, com chuva, frio, termômetros marcando 10 graus e desculpas para o vexame da eliminação na derrota por 7 a 1 para a Alemanha, a seleção brasileira faz sua última atividade na Granja Comary e se despede de Teresópolis. Às 15h, o ônibus com a inscrição "preparem-se, o hexa está chegando", desce a serra não para levar o time para à tão sonhada final, mas sim para o aeroporto de onde seguirá para Brasília. Neste sábado, exatamente um mês após estrear no Mundial com vitória por 3 a 1 sobre a Croácia, a equipe de Felipão enfrenta a Holanda, às 17h, na disputa pelo terceiro lugar.

Neymar, que se reintegrou ao grupo, segue com a delegação para Brasília. Nesta sexta, jogadores poderão ter o último contato com torcedores de Teresópolis, que, no último mês e meio, enfrentaram frio, vararam madrugadas, gritaram, invadiram o campo da Granja e, mesmo depois do vexame diante da Alemanha, estiveram presentes no treino desta quinta para demonstrar apoio à Seleção.

O carinho serviu como combustível para a paixão infantil. Como no dia 8 de junho, quando o pequeno Bernardo Ramos, de 8 anos, invadiu o campo. Um dos seguranças tentou retirar o menino, mas Neymar correu na direção da grade que separa o condomínio do campo 2 da Granja Comary e chamou o garoto para bater bola e tirar foto com alguns titulares que ainda estavam no gramado.

O apoio foi total e irrestrito. Todo santo dia lá estavam os torcedores marcando presença nas cercanias da Granja, com faixas e cartazes. Quando o ônibus deixava a concentração para o deslocamento para as partidas, dezenas de torcedores; quando voltava, quase sempre na madrugada, era recepcionado com o calor humano de quem se contentava com o mais simples aceno.

Depois da derrota por 7 a 1 na terça-feira, a Seleção retornou de Belo Horizonte e chegou à Granja por volta de 2h. Eram poucos, seis torcedores apareceram para dar apoio. Logo ao lado, uma faixa com a palavra “vergonha” foi rapidamente retirada.

Teresópolis se vestiu de verde e amarelo durante a Copa. Foi a cidade da Seleção. Nesta sexta, depois do treino pela marcado para às 10h30, o time de Felipão deixará a Granja às 15h.

Resta saber se os torcedores lá estarão em peso, enfrentando a chuva insistente e o frio. Apenas cinco torcedoras apareceram nas primeiras horas da manhã desta sexta. Será a última oportunidade de receber um aceno que seja.

Escoltado pela polícia, o ônibus seguirá com a delegação para a disputa do terceiro lugar. E com o adesivo estampado nas janelas: “preparem-se, o hexa está chegando”. Talvez uma versão atualizada bem poderia dizer: “aguardem, o hexa agora só em 2018”.

Por Janir Júnior Teresópolis, RJ via GE Foto Janir Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário