quinta-feira, 3 de julho de 2014

América-RN procura ‘garçom’ para retomada da Série B do Brasileiro

Fase de Pimpão será a aposta do América fora de casa (Foto: Wellington Rocha)

Ter um camisa 10, um meia-armador é o sonho de consumo de qualquer equipe. E o América encontrou esse jogador no jovem Arthur Maia. Infelizmente para os rubros uma lesão no calcanhar tirou o atleta dos últimos jogos da Série B, mesmo que o jogador não tenha sido o mesmo em que levou os rubros ao título Estadual e à semifinal da Copa do Nordeste. Agora, o time potiguar tenta encontrar um substituto à altura para superar a ausência que tem feito falta ao meio de campo.

Contratados, apresentados e treinando com o elenco americano estão os recém-chegados Andrezinho e Morais. A dupla desembarcou em Natal como uma esperança para assumir um setor combalido pelo desfalque de Maia. Para a função, Oliveira Canindé utilizou na ausência do camisa 10 os meias Jeferson e Daniel Costa. A dupla não agradou.

O volante Fabinho e o lateral Wanderson chegaram a ser utilizados na função alternando com jogadores de ofício para dar um reforço ao setor, além dos eventuais recuos do atacante Rodrigo Pimpão para pegar a bola e munir os colegas na direção do gol. E justamente o atacante é o “rei das assistências” no time rubro na Série B

Rodrigo Pimpão foi responsável por originar quatro dos 14 gols marcados pelo Alvirrubro na Segundona deste ano. Não bastasse o número de assistências bem-sucedidas, o jogador ainda foi um dos que mais arriscou, com um total de 23 tentativas. Além disso, ele marcou cinco dos gols americanos na 2ª Divisão.

A contratação da dupla de meias é uma iniciativa do departamento de futebol americano para encontrar não apenas um substituto à altura de Arthur Maia, mas um jogador que possa desempenhar a função de “garçom” que vem sendo assumida por jogadores de outra posições.

Curiosamente, Arthur Maia, destaque no Estadual e na Copa do Nordeste, não foi o mesmo na Série B. Além de não ter feito gols, o jogador não conseguiu nas partidas em que esteve em campo dar uma assistência sequer para que seus companheiros balançassem as redes, apesar de ter tentado seis vezes.

Os pretensos substitutos, Jeferson e Daniel Costa, juntos, não conseguiram dar uma assistência correta e, mesmo nas tentativas, somam juntos 12 assistências, metade do que Pimpão conseguiu oferecer em campo nos 10 primeiros jogos do América na Série B.

Fabinho, oscilando do ponto de vista ofensivo, também tentou, mas não teve nas assistências seu ponto alto. Wanderson, por outro lado, encaminhou três parceiros para a comemorações, errando outras 15 tentativas.

O América volta a campo pela Série B, no próximo dia 15 de julho, quando enfrentará o Bragantino-SP. A partida está marcada para as 21h50, na Arena das Dunas. O América ocupa atualmente a 11ª posição na Segundona com 13 pontos.

Por Bruno Araújo Foto Wellington Rocha via Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário