sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Gol no primeiro clássico pode fazer Neymar quebrar sina de antecessores


Iniciando sua trajetória no Barcelona, Neymar ainda tem longo caminho à frente caso queira igualar os feitos de outros astros brasileiros que vestiram a camisa do clube: Romário, Rivaldo, Ronaldo e Ronaldinho, além de conquistar títulos importantes, levaram o prêmio de melhor jogador do mundo no Barça. Porém, neste sábado, às 14h (de Brasília), no Camp Nou, o atual camisa 11 blaugrana pode conseguir algo que seus antecessores não alcançaram: um gol logo no primeiro clássico contra o Real Madrid.


Puxando a fila, Romário demorou três partidas para saber como é marcar um gol no 'El Clásico' - mas, quando o fez, deixou seu nome na história. Em 7 de janeiro de 1994, marcou três gols na famosa goleada do time catalão sobre o rival por 5 a 0 - o Barça viria a ser campeão, e Romário, o artilheiro daquela edição do Campeonato Espanhol, com 30 gols. Ao todo, o Baixinho jogou cinco vezes contra o Real, vencendo duas vezes e empatando uma, sendo seus três gols de 1994 os únicos diante do rival.


Eleito o melhor jogador do mundo em 1999 jogando no Camp Nou, Rivaldo também só marcou contra os merengues em seu terceiro clássico, na vitória blaugrana por 3 a 2, no dia 31 de outubro de 1997. Foi seu primeiro de cinco gols marcados sobre o Real, em 12 jogos - cinco vitórias, quatro empates e três derrotas.


Já Ronaldo tem um capítulo à parte no 'El Clásico', por ter vestido a camisa dos dois clubes e levado o prêmio de melhor do mundo em ambos. No primeiro clássico de sua carreira, no Barcelona, passou em branco. Porém, balançou as redes no segundo, no dia 27 de janeiro de 1997. Com a camisa azul e grená, fez apenas quatro jogos contra o Real Madrid, com duas vitórias, um empate, uma derrota e dois gols marcados. Com a camisa merengue, estreou com um gol, no dia 18 de abril de 2003 e colecionou seis jogos, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas em clássicos - marcou, ainda, quatro gols.

Último astro brasileiro a jogar no Barcelona antes de Neymar, Ronaldinho fez seu primeiro gol no segundo 'El Clásico' que disputou, em 20 de novembro de 2004, mas entrou para a história do duelo um ano depois. O camisa 10 - que soma oito clássicos, três vitórias, dois empates, três derrotas e cinco gols - foi aplaudido pelo Santiago Bernabéu após uma atuação histórica com dois gols na vitória por 3 a 0 sobre o rival - a primeira lembrança que o atual camisa 11 tem de uma das maiores rivalidades da Europa.


- Se não me engano foi em 2005, quando o Ronaldinho fez dois gols. Esse é o que eu mais lembro. É um clássico que, para todo jogador, é o mais importante. Todos querem jogar, querem demonstrar seu futebol em um jogo tão importante. Esse será o meu primeiro e espero que eu comece com vitória - projetou Neymar.

Fonte Globo Esporte Barcelona Espanha Foto Agência Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário