sexta-feira, 6 de setembro de 2013
Edição 2013 dos Jogos Escolares da Juventude é aberta em Natal
Atletas de todo o Brasil participaram da abertura dos Jogos Escolares da Juventude Natal 2013, para jovens de 12 a 14 anos. A solenidade reuniu mais 4.000 pessoas nesta quinta-feira, no ginásio Nélio Dias, na zona Norte da capital potiguar. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, prestigiou o evento e destacou a importância de trazê-lo para a região Nordeste mais uma vez.
A Companhia da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM) abriu a cerimônia com o espetáculo “Gonzagando”, com uma homenagem a Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”. A apresentação chamou a atenção do ministro Aldo Rebelo, mas não empolgou muito o público.
Contudo, o ministro destacou o fato dos jogos acontecerem na região Nordeste, local segundo ele, possui uma grande tradição em realizar competições estudantis.
- No Nordeste, os jogos escolares tem uma grande tradição, um grande vigor. Sempre os estados do Nordeste procuram atrair esses eventos, já que muitas vezes não conseguem atrair eventos internacionais. Mas com esse tipo de competição, a nível nacional, conseguimos trazer para cá com muita organização e sucesso - disse Rebelo.
Já o secretário de Esporte e Lazer de Natal, Eduardo Machado, acredita que os atletas e os integrantes da delegações escolares sairão da cidade prestigiando a organização do evento.
- Nós queremos que os atletas dos outros estados levem para suas casas só coisas boas de Natal. Espero que possamos ter um grande evento, para que outros deste porte possam vir a acontecer em nossa cidade - destacou Eduardo Machado.
Na sequência, Igor Brasil, da luta olímpica do Colégio Êxito, de Natal, fez o juramento do atleta, enquanto Carlos Barreto, do judô, fez o dos árbitros. No momento mais esperado da noite, o potiguar Vicente Lenílson abriu o revezamento da tocha olímpica, que foi feito por todos os embaixadores dos Jogos. A judoca Mayra Aguiar, medalha de bronze dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, foi a responsável por acender a pira olímpica. Logo após, a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, declarou aberto os jogos. Encerrando o evento, a banda Uskaravalho fez show que embalou os atletas.
Competições começam nesta sexta
Mais de 4.300 alunos de 12 a 14 anos, recorde de participação, começam a buscar o pódio em nove modalidades individuais nesta sexta-feira: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez. As modalidades coletivas - basquete, futsal, handebol e vôlei - começarão na terça-feira. O público poderá acompanhar, gratuitamente, todas as competições.
- Estamos muito felizes com o clima acolhedor vivido aqui em Natal. Temos certeza de que os Jogos Escolares da Juventude serão um sucesso e esperamos contar com o apoio da população. Mais importante que a disputa de medalhas é a semente da transformação na vida de muitos jovens que estamos plantando através do esporte - destacou o diretor geral dos Jogos, Edgar Hubner.
Fonte Globo Esporte RN
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário