quinta-feira, setembro 07, 2023

RN inicia trajetória nos Jogos da Juventude 2023 com 15 medalhas e Curraisnovense brilha!


O Rio Grande do Norte conquistou 15 medalhas no primeiro bloco dos Jogos da Juventude 2023, em Ribeirão Preto. Foram dois ouros, duas pratas e 11 bronzes. Maycon Gabriel Nascimento foi ouro no wrestling, estilo livre (-80kg). Ele é aluno da Escola Municipal Vereador José Sotero, de Natal.

- Foi minha primeira medalha nos Jogos da Juventude. Foi incrível essa oportunidade que o estado me deu, pois depois dessa grande conquista quero seguir competindo e fazer carreira no esporte - declarou.

O segundo ouro foi conquistado por Ingryd Luana (foto), do Centro Educacional Logos, de Currais Novos. Ela foi campeã no salto em distância, e também além de medalha de bronze na prova de arremesso de peso.

O primeiro bloco de competições dos Jogos da Juventude envolveu as modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, taekwondo e wrestling. A maior competição escolar do Brasil segue até o dia 16 de setembro.

Medalhas do RN
Wrestling
Maycon Gabriel (ouro), wrestling, livre, EM Vereador José Sotero, e Thayssa Camile (bronze), no estilo livre, do Colégio Êxito, ambos de Natal.

Atletismo
Ingryd Luana (ouro) salto em distância, Centro Educacional Logos, Currais Novos, e bronze no arremesso de peso; Levi Júnior (prata), lançamento de disco, Escola Estadual Professor Paulo Freire, Baía Formosa, Fred Júnior (bronze), salto em altura, do CCT de Currais Novos, e João Arthur (bronze), pentatlo, Escola Estadual Querubina Silveira, Cerro Corá.

Taekwondo
Brandon Luduvino (prata), -73kg, aluno do Centro de Educação Integrada Monsenhor Honório, Macau; Ryane Patrícia (bronze), até 49kg - EE Marcos Alberto Sá Leitão; Paloma Jennifer (bronze), taekwondo, até 55kg - Centro Estadual de Educação Gilmar Rodrigues de Lima; Nickolly Yasmin (bronze), acima de 63kg - EE Professor Varela Barca.

Ginástica rítmica
Júlia Bessa, Complexo Educacional Contemporâneo, Natal foi medalha de bronze no arco e na bola, além da prata por equipe geral e bronze por individual geral.

Fonte Ge Foto Beto Noval/COB

POTYGUAR E VISÃO EMPATAM NAS QUARTAS DE FINAL DO CAMPEONATO POTIGUAR SUB-20


Encerrando a rodada de ida das quartas de final do Campeonato Potiguar Sub-20, Potyguar Seridoense e Visão Celeste empataram em 1 a 1 nesta quarta-feira (6), no Estádio Juvenal Lamartine. Brenno marcou para o Leão do Seridó. Gabriel fez o gol do Visão. O resultado deixou a disputa equilibrada, sem vantagens para o jogo de volta que decidirá quem avança à semifinal.

Os jogos de volta da fase acontecerão no próximo fim de semana. No sábado (9), América e Estrela Potiguar se enfrentam às 14h30 na Arena América, com transmissão ao vivo da TV FNF e TV Mecão+. Globo e Atlético Potengi duelam às 15h no Barrettão.

No domingo (10), Visão Celeste e Potyguar Seridoense se encontram novamente no Juvenal Lamartine às 14h30. Às 15h, ABC e Laguna decidem no Frasqueirão.

Fonte FNF

quarta-feira, setembro 06, 2023

Definidos os confrontos das quartas de final do 3º Campeonato Seridoense de Futebol Master de Parelhas!


Foram definidos os confrontos das quartas de final do 3º Campeonato Seridoense de Futebol Master de Parelhas promovido pela Liga Parelhense de Desportos-LPD.

No último final de semana aconteceu os dois jogos restantes que definiram a fase seguinte. A Sociedade Master de Equador venceu o Parelhas Master por 1 a 0, e garantiu sua vaga. Na outra partida o União Sport Parelhas derrotou o Master Santanense por 5 a 2, e assegurou a última vaga.

Nesta próximo final de semana acontecem os duelos válidos pelas quartas de final da competição. A rodada sera aberta no sábado e complementada no domingo. Confira os jogos!

Quartas de Final
Sábado
Data 09/09/23
Horário 15h
Local 
Estádio Laurentino Bezerra, Parelhas-RN.
Jogos
1° de A Vs 2° de B
Serra Negra Vs Veteranos de Acari

Domingo 10/09/23
Horário 15h
Local 
Estádio Laurentino Bezerra, Parelhas-RN.
1° de B Vs 2º de A
Cerâmica Tavares Vs Master Carnaubense

Local 
Estádio José Rodrigues, Povoado Juazeiro Parelhas-RN.
Horário 08h30
1° do C Vs 2º do D
Barcelona de São Vicente Vs União FC Povoado Juazeiro 

Local 
Estádio José Rodrigues, Povoado Joazeiro, Parelhas-RN.
Horário 15h
1° do D Vs 2º do C
Equador Vs América da Barra

Por Jarbas Fonsêca Foto Divulgação

terça-feira, setembro 05, 2023

RN larga com 15 medalhas nos Jogos da Juventude


Os alunos/atletas enviados pelo Governo do Estado para representarem o Rio Grande do Norte no primeiro bloco dos Jogos da Juventude de Ribeirão Preto/SP, encerraram a participação com 15 medalhas conquistadas. O Time RN fechou a primeira parte da maior competição escolar do Brasil com dois ouros, duas pratas e onze medalhas de bronze.

Destaque para o campeão Maycon Maycon Gabriel, ouro no wrestling, estilo livre, -80kg, aluno da Escola Municipal Vereador José Sotero, de Natal. "Foi minha primeira medalha nos Jogos da Juventude, foi incrível essa oportunidade que o Estado me deu, pois depois dessa grande conquista quero seguir competindo e fazer carreira no esporte", disse Maycon.


O segundo ouro do Time RN foi conquistado por Ingryd Luana, do Centro Educacional Logos, de Currais Novos. Ela pertence a modalidade de atletismo e foi campeã no salto em distância, além de medalha de bronze na prova de arremesso de peso. O primeiro bloco de competições dos Jogos da Juventude envolveu as modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, taekwondo e wrestling.

O subsecretário de Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte, Cezinha Nunes, celebrou os resultados. "Fechamos o primeiro bloco de competições com 15 importantes medalhas para o nosso RN. Isto reflete o trabalho do Governo do RN através da Educação e Esporte. Estamos muito felizes e satisfeitos com o resultado até aqui e parabenizamos todos atletas que estiveram defendendo o nosso Estado com garra e determinação", comentou.


O quadro geral de medalhas do RN ficou assim no wrestling: Maycon Gabriel (ouro), wrestling, livre, EM Vereador José Sotero, e Thayssa Camile (bronze), no estilo livre, do Colégio Êxito, ambos de Natal. No atletismo, Ingryd Luana (ouro) salto em distância, Centro Educacional Logos, Currais Novos, e bronze no arremesso de peso; Levi Júnior (prata), lançamento de disco, Escola Estadual Professor Paulo Freire, Baía Formosa, Fred Júnior (bronze)- salto em altura, do CCT de Currais Novos, e João Arthur (bronze), pentatlo, Escola Estadual Querubina Silveira, Cerro Corá.

No taekwondo, Brandon Luduvino (prata), -73kg, aluno do Centro de Educação Integrada Monsenhor Honório, Macau; Ryane Patrícia (bronze), até 49kg - EE Marcos Alberto Sá Leitão; Paloma Jennifer (bronze), taekwondo, até 55kg - Centro Estadual de Educação Gilmar Rodrigues de Lima; Nickolly Yasmin (bronze), acima de 63kg - EE Professor Varela Barca.

Na Ginástica Rítmica, Júlia Bessa, Complexo Educacional Contemporâneo, Natal foi medalha de bronze no arco e na bola, além da prata por equipe geral e bronze por individual geral. O segundo bloco de atletas embarca nesta terça-feira (5) para Ribeirão Preto, onde serão disputadas as modalidades de ginástica artística, judô, tênis de mesa, triatlon e voleibol.

Por Fábio Pacheco cedido ao Lancesportivo1 Foto Divulgação

segunda-feira, setembro 04, 2023

CBFS confirma datas e locais das finais da Copa do Brasil de Futsal


A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) confirmou as datas e locais dos dois jogos da decisão da Copa do Brasil 2023. A final vai reunir Sorocaba (SP) e Apodi (RN).

O jogo de ida será realizado no dia 21 de outubro, às 19h, no ginásio Vilson Custódio, na cidade de Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte.

A partida da volta será no dia 29 de outubro, às 11h, na Arena Sorocaba.

O Apodi chegou à final após bater o Brasília Futsal nos pênaltis. É a primeira vez que um representante do Rio Grande do Norte chega à decisão do torneio.

O Sorocaba goleou o São João do Jaguaribe (CE) na outra semifinal.

Fonte Ge

domingo, setembro 03, 2023

Potiguar Antônia é convocada para Seleção Brasileira por novo treinador


O técnico da Seleção Brasileira Feminina, Arthur Elias, anunciou nesta sexta-feira (1) a lista de 30 atletas convocadas para um período de treinamento na Granja Comary, em Teresópolis.

Minutos antes, o técnico do Corinthians foi anunciado como novo técnico da Seleção Brasileira. Na Granja, ele terá como auxiliar a ex-jogadora Rosana Augusto, que foi apresentada nesta sexta para comandar a Seleção Sub-20.

A potiguar Antônia Silva foi novamente convocada para defender a Canarinho, após participar da disputa da Copa do Mundo 2023.

Confira a lista de convocadas:
GOLEIRAS
Leticia Izidoro - Corinthians
Luciana - Ferroviária
Camila - Santos
Kemelli - Corinthians

ZAGUEIRAS
Rafaelle - Orlando Pride (EUA)
Tainara - Bayern de Munique (ALE)
Kathellen - Real Madrid (ESP)
Antonia - Levante (ESP)

LATERAIS
Tamires - Corinthians
Yasmim - Corinthians
Kati - Corinthians
Bruninha - Gotham (EUA)

MEIAS
Ary Borges - Racing Louisville (EUA)
Luana - Corinthians
Duda Sampaio - Corinthians
Angelina - O.L Reign (EUA)
Ana Vitória - PSG (FRA)
Brena - Santos

ATACANTES
Kerolin - North Carolina (EUA)
Debinha - Kansas City (EUA)
Bia Zaneratto - Palmeiras
Geyse - Manchester United (ING)
Nycole - Benfica (POR)
Gabi Portilho - Corinthians
Jheniffer - Corinthians
Eudimila - Ferroviária
Amanda - Palmeiras
Adriana - Orlando Pride (EUA)
Marta - Orlando Pride (EUA)
Cristiane - Santos

Fonte CBF

sábado, setembro 02, 2023

Delegação do RN estreia hoje nos Jogos da Juventude


A delegação do Rio Grande do Norte estreia neste sábado (2) nos Jogos da Juventude 2023, a maior competição escolar do país. Depois da abertura oficial na noite da sexta-feira, no teatro municipal de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, mais de 4 mil atletas, de 15 a 17 anos, dos 27 estados brasileiros iniciam as disputas em 18 modalidades esportivas.

Com um time formado por 150 alunos/atletas e 36 técnicos e oficiais, o Rio Grande do Norte chega forte para a disputa. De acordo com o subsecretário de Esporte e Lazer, Cezinha Nunes, o Governo do Estado realizou uma grande seletiva com mais de 12 mil participantes em 164 municípios potiguares, trazendo os melhores para os Jogos da Juventude.

"Iniciamos mais uma competição em que o RN chega forte graças ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado através da Secretaria Estadual da Educação, Cultura, do Esporte e do Lazer. Nossa delegação tem 150 atletas selecionados nos Juverns, entre 12 mil participantes abrangendo 164 municípios. Acreditamos nos resultados positivos e no talento de cada um dos nossos atletas que disputarão a competição", comentou Cezinha.

O atleta Levi Júnior, do município de Baía Formosa, é um dos atletas da delegação potiguar que chega muito forte para as provas de atletismo. "A expectativa para a conquista de medalhas é muito boa, estou preparado fisicamente e psicologicamente para representar o meu estado e brigar por medalhas", disse Levi que pertence a Escola Estadual Prof. Paulo Freire.

Os Jogos da Juventude são realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e neste ano contarão com 18 modalidades esportivas: águas abertas, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, esgrima, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia, voleibol e wrestling.

Por Fábio Pacheco cedido ao Lancesportivo1 Foto Divulgação

LPD divulga complemento da rodada e escala de arbitragem!


A Liga Parelhense de Desportos-LPD informou nesta sexta feira dia 1º de setembro de 2023, o complemento da 3ª rodada que encerram os jogos da 1ª fase e que definirá os classificados a 2ª fase da competição.

Parelhas Master e Sociedade Máster de Equador ambas tem 4 pontos e um empate classifica as duas a fase seguinte. Já o outro jogo Santana Máster e União do Juazeiro precisam da vitória e torcendo por uma derrota de um dos clubes acima para avançarem na competição.

3° Rodada (complemento)
Estádio Laurentino Bezerra em Parelhas-RN.
Dia 02/09/2023 às 15h30
Parelhas Máster Vs Sociedade Máster Equador
Á Sebastião Francisco
A1 Ivanaldo Souto
A2 Gerinaldo Palmeiras

Em Santana do Seridó-RN
Dia 02/09/2023 às 15h30
Santana Máster Vs União F.C. do Povoado Joazeiro.
Ár Antônio Bezerra
A1 Dormari de Souza
A2 Sebastião Ângelo

Por Jarbas Fonsêca Foto Divulgação

Após empate no jogo de ida, meia do Ferroviário fala sobre vencer em casa


Agora será a vez do Ferroviário receber o time do Maranhão no estádio Presidente Vargas para a partida de volta das quartas de final do Brasileirão Série D, que acontecerá neste domingo dia 03, a partir das 17h30. As equipes se enfrentarão sem vantagem já que na primeira partida o placar final foi de 1x1.

O meia Tarcísio, que está desde o início da competição no Ferroviário, fala sobre a partida decisiva que vale o acesso para a Série C: “Vai ser mais um jogo difícil. Esse é o jogo mais importante da nossa temporada e precisamos entrar 100% para aproveitar as oportunidades que teremos. Essa semana de treino é muito importante para os ajustes finais para a decisão”, reconhece o jogador.

Tarcísio ainda fala sobre a importância de ter a casa cheia para enfrentar o adversário maranhense que viajará até o Ceará para o confronto: “Nossa torcida já nos apoiou ao longo de toda a competição e, agora, tenho certeza que não será diferente. Contamos com a força deles na arquibancada para conseguirmos juntos nossa vitória e o tão sonhado acesso que vai fazer o Ferrão voltar para a Série C”, afirma o meia.

Fonte JRSportsMKT Foto Lenilson Santo

sexta-feira, setembro 01, 2023

CAMPEONATO POTIGUAR SUB-20 ENCERRA FASE DE GRUPOS NESTA SEXTA (1º)


O último jogo da primeira fase do Campeonato Potiguar Sub-20 2023 acontece nesta sexta-feira (1º) no Estádio Juvenal Lamartine. Alecrim e Parnamirim se enfrentam no jogo válido pela 4ª rodada do Estadual. A partida foi remarcada em função da viagem do Alecrim para a Copa do Brasil Sub-20. Ambas as equipes não tem mais chances de avançar na competição.

As quartas de finais do Campeonato Potiguar Sub-20 se iniciam no próximo domingo. Atlético Potengi e Globo se enfrentam às 8h30. Às 14h30, o Estrela Potiguar encara o América. Tudo no Juvenal Lamartine.

Na segunda-feira (4), Laguna e ABC duelam no Nazarenão às 15h. Na quarta-feira (6), Potyguar Seridoense e Visão Celeste encerram a rodada às 14h30 no Juvenal Lamartine.

Fonte FNF

quinta-feira, agosto 31, 2023

Atuação do profissional de Educação Física vai além das academias


Em 1º de setembro, o Brasil celebra o Dia do Profissional de Educação Física, que tem sua atuação regulamentada desde a década de 1990.

Falar em Educação Física e em seus profissionais pode remeter, quase imediatamente, à figura do instrutor de esportes ou aquele que instiga treinos pesados em ambientes cheios de anilhas e máquinas de exercício físico. Mas com a proximidade da data em que estes profissionais são celebrados no Brasil, na próxima sexta-feira, dia 1º de setembro, o professor e coordenador do curso de Educação Física da Universidade Potiguar (UnP), Leandro Medeiros da Silva, explica sobre a ampla atuação que a área permite e a importância da formação superior para quem deseja atuar na área.

Cheios de responsabilidade, uma vez que atuam como promotores e mantenedores da saúde, os profissionais de Educação Física têm se tornado agentes atuantes nos ciclos de vida das pessoas. “Eles têm por atribuição conduzir o aprendizado, através do movimento e exercício, seja com a criança na escola, através de direcionamentos de hábitos saudáveis que se perduram pelo resto da vida, seja com o jovem no esporte, no controle de comorbidades que possam surgir durante a vida adulta, até no cuidado da saúde da pessoa idosa”, destaca Leandro.

“Com a possibilidade de contribuir com a saúde e educação da sociedade, também pela pesquisa e extensão no ambiente acadêmico, cada profissional da área deve zelar pelo cuidado e bem-estar humano, usando o movimento e os exercícios como suas ferramentas de trabalho”, acrescenta o docente.

Atualmente, com o reconhecimento adquirido pela atuação sólida da categoria, os profissionais da Educação Física estão nos mais diversos espaços: na área de reabilitação, quando atuam com pacientes que passaram por doenças, cirurgias ou têm problemas físicos e necessitam de ajuda profissional para retomar seus movimentos. Nessa área, é comum que estejam em parceria com os fisioterapeutas.

“Hoje, o profissional de Educação Física pode atuar em hospitais e clínicas, no cuidado pré e pós-hospitalar. Também está habilitado para contribuir com a avaliação física das pessoas auxiliando outros profissionais, como esteticistas e nutricionistas”, afirma Leandro.

Gestão
Outra área não muito conhecida, mas que conta com a expertise desse profissional é a área de gestão. De acordo com informações do Conselho Federal de Educação Física, “eles podem atuar na gestão de espaços e projetos relacionados à prática de exercício físico e esportes, elaborando e executando programas de combate ao sedentarismo e de incentivo à prática de atividades físicas”.

Aos futuros profissionais, o coordenador do curso de Educação Física da UnP faz questão de lembrar da importância da formação profissional. “A área é muito versátil e o ensino superior, por exemplo, garante que chegue à sociedade informações corretas e alinhadas ao saber científico da prática de atividades físicas. É muito gratificante ser responsável por causar mudanças significativas na vida das pessoas, contribuindo com a saúde e o desenvolvimento social da população. Esse é um grande motivador para quem escolhe a profissão”, pontua o especialista.

Por Ideia Comunicação cedido ao Lancesportivo1 Foto Divulgação

quarta-feira, agosto 30, 2023

Copa Jorge Guimarães: etapa teve quase 300 jogos e movimentou mais de R$ 1 milhão na economia local


Após 297 partidas e disputas em mais de 10 categorias, todas de base, chegou ao fim a primeira etapa da Copa Jorge Guimarães de 2023. A avaliação é positiva, destacando o 'boom' que a competição trouxe para a economia local, movimentando, segundo estimativas da própria organização, de mais de R$ 1 milhão.

A edição atual, que já se desenhava como a maior de sua história, se confirmou após quatro dias de disputa. As finais foram disputadas neste domingo (27). As definições do campeões ocorreram com partidas disputadas em oito ginásio espalhados pela cidade.

“A competição cresce ano após ano. Está muito próximo da cidade não comportar mais o tamanho da Copa Jorge Guimarães, que segue atraindo cada vez um número maior de amentes de vôlei“, afirma Afrânio Aurélio, organizador da competição.

Economia local comemora
A organização da competição aponta uma movimenta que ultrapassou o R$ 1 milhão. Os recursos foram aplicados direta e indiretamente na economia local, que contou com comércio, restaurantes e rede hoteleira completamente lotados. Com equipes de seis estados do Brasil, algumas delegações tiveram que se hospedar em cidades vizinhas como Acari, Lagoa Nova e Cerro Corá pela lotação máxima dos leitos no município currais-novense.

Como a etapa só compreende a disputa de categorias de jovens, as delegações vem com um maior número de acompanhantes. Um exemplo foi a equipe do Vôlei Teen, do Pernambuco. De acordo com a organização, o clube contou com uma delegação de 200 pessoas, entre atletas, comissão técnica e acompanhantes.

A 27ª Copa Jorge Guimarães tem o patrocínio da Prefeitura de Currais Novos e do Programa RN + Esporte e Lazer, através do Atacadão Vicunha, Mineração Tomaz Salustino e Rede Mais Venâncio; e apoio do Colégio Camilo Toscano (CCT), Diretoria Criativa, Sidy's TV e Internet.

Por Antonny Medeiros cedido ao Lancesportivo1 Foto Diretoria Criativa