sexta-feira, maio 19, 2017

Com bagagem de seleção, fixo Neto Caraúbas projeta experiência internacional!


O fixo Neto Caraúbas está vivendo a sua melhor fase na carreira. Recentemente, o atleta defendeu a seleção brasileira de futsal em amistosos clássicos contra Argentina na casa do adversário, atuando como capitão da equipe, e agora ele está na iminência de voltar para o futsal do sul do país ou até mesmo para o exterior.

“Não há uma oficialidade, mas existe uma negociação em andamento”, disse o atleta.

No início da tarde desta quinta-feira, 18, Neto Caraúbas estava no Estação Shopping, centro de Mossoró, ao lado de um amigo, e concedeu uma entrevista à reportagem do DE FATO. Além das expectativas para a sequência da temporada, ele falou do começo da carreira, satisfação em defender a seleção brasileira e futuro.

JORNAL DE FATO – Na sequência da temporada, você já sabe onde vai atuar?

NETO CARAÚBAS – Acredito que devo retornar neste segundo semestre para o sul do país ou para atuar no exterior na França ou República Tcheca. Não há uma oficialidade, mas existe uma negociação em andamento.

VOCÊ já foi convocado duas vezes para defender a seleção brasileira – uma em 2015 e agora em 2017. Isso mostra claramente que Neto Caraúbas venceu na carreira?

ENTENDO que sim. Costumo dizer que é muito gratificante para um jogador que saiu do sertão, do interior, superar as dificuldades que passei e ainda passo para conquistar o meu espaço num meio tão concorrido. É, realmente, uma vitória.

VOCÊ é genuinamente do futsal ou já atuou no futebol de campo?

MINHA base foi no futebol de campo, participando dos jogos escolares aqui em Mossoró. Na sequência, passei pelo América, ABC e Sousa da Paraíba, mas não aconteceu.

POR QUÊ?
TIVE problema de contrato. Eles (dirigentes) dificultaram, mas prefiro não revelar o nome do clube. Por isso, voltei para o futsal.

Por Marcos Santos/Defato.com Foto Futsal Em Pauta 

Arbitragem do fim de semana jogos clubes do RN no Brasileiro

A1
A2
A3
A5

Neste final de semana terá início a disputa da Série D do campeonato Brasileiro. Ao todo três times do RN estarão lutando para conquistar o acesso a série C do ano seguinte. 

A expectativa é das melhores possíveis para os representantes do RN. Confira a escala de arbitragem para os respectivos jogos.

Geninho convoca 19 jogadores no ABC para enfrentar o Internacional

Geninho relacionou 19 jogadores do ABC para o jogo contra o Internacional, no Beira-Rio (Foto: Andrei Torres/ABC)

ABC seguiu para Porto Alegre com 19 jogadores para o jogo contra o Internacional. O confronto acontece neste sábado, às 19h, no Beira-Rio. O técnico Geninho segue com cinco desfalques no elenco: o zagueiro Léo Fortunato e os laterais Romano e Marquinhos, que se recuperaram de lesões e estão em processo de transição; o volante Márcio Passos, que ainda faz fisioterapia após uma cirurgia no joelho direito; além do zagueiro Filipe, que cumpre suspensão pela expulsão no último compromisso do seu ex-clube, o Botafogo-SP, na Série C de 2016.

Confira a lista dos relacionados do ABC:
Goleiros: Edson e Jota;
Laterais: Bocão, Levy e Eltinho;
Zagueiros: Oswaldo, Cleiton e Tonhão;
Volantes: Anderson Pedra, Felipe Guedes e Jardel;
Meias: Gegê, Erivélton, Echeverría e Zotti;
Atacantes: Nando, Caio Mancha, Adriano Pardal e Dalberto.

Por GE Natal Foto: Andrei Torres/ABC

América-RN fará treino na Arena das Dunas e técnico pede atenção com Murici

Leandro Campos quer jogadores do América-RN concentrados para buscar vitória na estreia (Foto: Canindé Pereira/Divulgação)

Leandro Campos fará nesta sexta-feira 19, os últimos retoques do América-RN para o duelo contra o Murici, na estreia da Série D do Campeonato Brasileiro, neste domingo. O treino será realizado na Arena das Dunas, palco do jogo, com início às 15h. Nesta quinta-feira, o treinador comandou uma atividade tática na Arena América, com muita cobrança e pediu mais concentração dos atletas no início do trabalho.

Os times no treinamento foram formados por 10 jogadores de cada lado. O titular foi composto por Fred; Robert, Cleyton, Paulão e Danilo; Robson, Jonathas, Marcos Júnior; Cascata e Jean Silva. Lucão, atacante de área presente no time inicial nos dois últimos amistosos, ficou no time reserva. Por causa da lesão do atacante Wellington Sabão e da saída de Bruno Furlan, Leandro Campos fica sem opção de reposição para usar da velocidade e afirmou que a equipe inicial deve ser a mesma que figurou nos coletivos desta semana.

O técnico rubro não quer vacilar para conquistar a vitória em casa e iniciar bem a trajetória em busca da classificação para a segunda fase. Apenas os primeiros lugares de cada chave e os 15 melhores (de 17 grupos) segundos colocados passam para o mata-mata.

Cuidado com o Murici
Para isso, o técnico estuda o Murici e espera dificuldade para o domingo. Apesar de desconhecida para a torcida americana, a equipe teve um bom desempenho no Alagoano e ficou em quarto lugar, atrás de CRB, CSA e ASA; e foi até a terceira fase da Copa do Brasil. Eliminou o Juventude na primeira fase por 3 a 1, e o América-MG na segunda, nos pênaltis. Caiu apenas no duelo contra o Cruzeiro.

- Eu conheço vários jogadores. Alguns trabalharam comigo, outros joguei contra. É importante ressaltar que a equipe do Murici foi a quarta colocada no Campeonato Alagoano e fez uma campanha muito boa na Copa do Brasil, indo até a terceira fase. Eles têm a base do estadual, atletas da região e outros reforços. Sabemos que é uma equipe com mais tempo de trabalho. É importante dizer que vai ser um jogo difícil, onde é preciso respeitar o adversário. Nós jogamos dentro de casa, mas é preciso 'fazer por onde' para ter um bom resultado - completou o técnico.

Fonte GE Natal Foto: Canindé Pereira

Potiguar de Mossoró confirma Mastrillo Veiga como novo treinador

Mastrillo Veiga trabalhou no Maranguape em 2015 e assume o Potiguar nesta sexta-feira (Foto: Tom Alexandrino)

A três dias da estreia na Série D do Campeonato Brasileiro, o Potiguar de Mossoró, enfim, anunciou seu novo técnico. Trata-se de Mastrillo Veiga, ex-Maranguape e Atlético de Alagoinhas. Ele se apresenta ao time Macho nesta sexta-feira, às 15h30, e comanda o treino no campo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Mastrillo Veiga é baiano, tem 51 anos e foi jogador profissional, começando a carreira no Vitória e passando por vários clubes do Ceará na década de 1990. Como treinador, trabalhou em clubes como Crateús, Uniclinic, Guarany de Sobral, Ipitanga, Bacabal, River-PI, CSE e Imperatriz.

Ele é o sexto técnico do Potiguar de Mossoró apenas em 2017. Antes, passaram pelo clube: José Roberto, Dário Lourenço, Emanoel Sacramento, Pedrinho Albuquerque e Edivaldo Oliveira.

O Time Macho estreia neste domingo na Série D. O adversário é o Maranhão e o jogo será realizado no Estádio Edgarzão, na cidade de Assú, com início às 17h.

Fonte GE RN Foto: Tom Alexandrino

Ex-ABC e América-RN, volante Reinaldo Silva deve assinar com o Globo FC

Reinaldo Silva está disputando a divisão de acesso do Gauchão pelo Pelotas; volante chega ao Globo FC nesta segunda (Foto: Bruno De La Rocha)

Após emprestar Pablo Oliveira para o Guarani, o Globo FC deve apresentar na próxima segunda-feira o experiente volante Reinaldo Silva, de 32 anos, que já passou por ABC e América-RN. O jogador está no Pelotas e disputa a divisão de acesso no Campeonato Gaúcho. A competição está nas quartas de final e o clube joga neste sábado contra o Lajeadense. O Tricolor estreia na Série D do Campeonato Brasileiro contra o Parnahyba, neste domingo, às 17h, no Estádio Mão Santa.

O técnico Luizinho Lopes revelou ao GloboEsporte.com que o jogador possui um pré-acordo com a Águia de Ceará-Mirim, mas ainda não assinou qualquer documentação. A assinatura do contrato deve acontecer após a chegada do jogador ao Rio Grande do Norte.

- Reinaldo é um jogador muito experiente, que já passou por vários clubes nacionais e internacionais e está em ótima atividade. Disputou o Campeonato Gaúcho pelo Caxias, foi emprestado ao Pelotas e está em ótima forma. Chega ao Globo FC para nos ajudar com muita experiência frente ao grupo jovem que nós temos. Pesquisei informações do atleta, verifiquei algumas fichas médicas e ele está muito bem - contou o treinador do Globo.

Reinaldo José Zacarias da Silva é paulistano e iniciou a carreira no futebol paulista. Passou pelo Nacional-SP, Palmeiras e Grêmio Barueri. Em 2007, vestiu a camisa do América-RN e disputou a Série A do Brasileirão, quando acabou rebaixado com o clube potiguar. Quatro anos depois, foi contratado pelo ABC e jogou o Campeonato Potiguar, Copa do Brasil e Série B. Após passagens pelo Bragantino, Lajeadense e CSA, voltou ao Rio Grande do Norte para se recuperar de uma cirurgia no tendão do tornozelo direito. Acabou acertando com o Alecrim para a disputa do estadual, em 2015, mas não entrou em campo. O volante ainda passou pelo futebol da Argentina, Portugal, Romênia e Jordânia. Esse ano, atuou pelo Caxias na elite do Gauchão, antes de se transferir para o Pelotas.

Por Jocaff Souza, Nata via GE RN Foto: Bruno De La Rocha

quinta-feira, maio 18, 2017

Geninho dá bronca em treino do ABC e segue com dúvida para enfrentar o Internacional

Geninho soltou a

O treinamento do ABC nesta quarta-feira 17, foi marcado por muita cobrança de Geninho para os homens de criação e do ataque. O treinador optou por não realizar o coletivo e focou a atividade em um trabalho de finalizações, mas saiu de campo chateado com o baixo rendimento do elenco. Ele paralisou o treinamento por diversas vezes para reclamar das jogadas no ataque. O Mais Querido realiza o último treino em Natal na manhã desta quinta-feira, no CT Alberi Ferreira de Matos, e embarca para Porto Alegre às 14h15.

Elogiada por Geninho após a estreia na Série B, a parte defensiva do Alvinegro não sofrerá alterações e vai permanecer com Edson no gol; os laterais Bocão e Eltinho; os zagueiros Oswaldo e Cleiton; e os volantes Anderson Pedra e Felipe Guedes. Do meio para a frente, o treinador criticou a lentidão para a execução das jogadas e revelou que ainda tem uma dúvida antes de confirmar a equipe titular. No primeiro jogo, Gegê, Echeverría e Erivélton foram utilizados. Zotti, contratado para a Segundona, é outra opção para o setor.

- Acho que a gente tem que melhorar bastante, com uma saída rápida e uma recomposição rápida. A parte da defesa está boa, mas o setor ofensivo precisa melhorar, com boas finalizações. É preciso ter um bom aproveitamento no treino para ter o mesmo nível no jogo. Acabou saindo uma bronca geral, porque as coisas não estavam como o planejado. Uma bronca naquele momento foi para chamar a atenção do grupo. Em alguns momentos, é importante dar essa chamada para despertar o elenco. Devo definir a equipe apenas amanhã (quinta-feira) pela manhã. Até o meio, eu não tenho dúvida. As dúvidas são da meia para a frente - contou Geninho.

O objetivo do ABC é "beliscar" um ponto do Internacional e, conforme enfatizou o técnico Geninho, permanecer pontuando na competição. Para o treinador, a missão fora de casa será complicada, mas se o Mais Querido conseguir pelo menos o empate será bom para o planejamento do clube na competição.

- A nossa ideia é tentar trazer o maior número de pontos de lá (Beira-Rio). O que a gente conseguir tirar do Inter será importante, porque não serão todas as equipes que farão isso. Se somarmos um ponto vai ser bom. Se somarmos três, será ótimo - planejou.

O treinador alvinegro voltou a citar a limitação orçamentária como um problema para o ABC ao longo da competição. Com pouco poder para investimento, Geninho tenta extrair ao máximo as qualidades das peças que tem no grupo. Ele ainda confessou que, até a quinta rodada, os jogadores vão enfrentar muitas dificuldades, em razão de diferentes estilos de adversários.

- Temos que procurar a solução aqui dentro. Serão muitos jogos ao longo do ano, deveremos ter muitas mudanças, seja por lesão, por suspensão, por opção técnica. Por isso, o time tem que estar bem. As primeiras cinco rodadas serão bem complicadas, mas ainda é muito cedo para avaliar. É um campeonato muito longo e, nos últimos anos, alguns clubes demonstraram que perdem o fôlego ao longo da competição - analisou o treinador.

Fonte GE Natal Foto: Andrei Torres/ABC

Primeiro desafio do Potiguar na Série D é por jogo no Nogueirão


Tem se tornado rotina aos dirigentes dos clubes do futebol de Mossoró quebrar a cabeça com o estádio Nogueirão às vésperas de competições. Dessa vez, o dilema já visto este ano antes do Estadual se repete com o Potiguar. Domingo, 21, o Time Macho estreia na Série D do Campeonato Brasileiro, mas ainda enfrenta a incerteza de poder jogar na cidade.

O Corpo de Bombeiros deve vetar o estádio para a partida contra o Maranhão – informou o Potiguar à Reportagem. O motivo são as questões de segurança que a praça esportiva ‘insiste’ em não atender.

A diretoria alvirrubra corre para buscar uma solução até o fim da tarde desta terça-feira, 16, de acordo com o próprio clube. Até porque, conforme lembrado na mensagem enviada ao Portal No AR, é preciso informar à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) onde se vai jogar.

Na manhã desta terça, o jornal mossoroense De Fato informou a possibilidade do estádio ser liberado, desde que com portões fechados.

“Ontem (15) eu me reuni com o major Queiroz (do Corpo de Bombeiros) e ele disse que não teria problema nenhum em que a partida fosse realizada em Mossoró de portões fechados. Mas para isso, a LDM (Liga Desportiva Mossoroense) precisa enviar um ofício”, disse o presidente do Potiguar, Marcos Fernandes, à publicação.

O estádio Edgarzão, em Assu, poder ser a casa do time alvirrubro.

Por Ayrton Freire Foto Marcelo Diaz a

Com acesso à Série C no currículo, Robson utiliza experiência para ajudar o América-RN

Robson pretende utilizar experiência na Série D para ajudar América-RN na competição (Foto: Canindé Pereira/Divulgação)

O volante Robson chegou ao América-RN há uma semana com a experiência da conquista do acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. O atleta participou da campanha do Ypiranga-RS na Série D de 2015, quando o time foi até a semifinal e subiu para a Terceirona. Para repetir o feito no Alvirrubro, o jogador corre contra o tempo para conquistar o entrosamento com o restante do elenco antes da estreia e superar as dificuldades da competição - onde é preciso passar por quatro fases para chegar ao acesso.

- Já tive oportunidade de jogar a Série D. É uma competição muito difícil. Tive o acesso da Série D para a C com o Ypiranga-RS em 2015 e conheço a dificuldade da competição. Tem que ter dedicação ao máximo, atenção ao que é pedido pelo professor e entrar concentrado para conseguir o melhor resultado - enfatizou o volante.

O grupo do América-RN é o A9, que conta com o Murici, Jacobina e Sergipe. O torcedor alvirrubro tem na memória recente apenas o Sergipe, adversário do Mecão na Copa do Nordeste. Os resultados não foram positivos, com duas derrotas nos dois jogos da primeira fase: 1 a 0 em Aracaju e 2 a 0 em Natal. Do elenco que disputou esses jogos restam poucos, mas a dificuldade dos oponentes é alertada.

- Não vai ter jogo fácil. Todas as partidas são dificeis. É preciso estar concentrado e ligado o tempo inteiro para conquistar os objetivos, passo a passo, jogo a jogo, para ter o acesso - continua o volante.

Entre os titulares
Desde que chegou ao América-RN, Robson aparece entre os titulares nos coletivos comandados pelo técnico Leandro Campos. O jogador também esteve na equipe inicial no amistoso contra o Campinense, no último sábado. Para ele, ainda não existe lugar certo no Alvirrubro e a dedicação permanece para levar o time de volta à Série C do Campeonato Brasileiro. Há quatro dias da estreia em casa contra o Murici, às 16h deste domingo, a ansiedade aparece.

- A minha expectativa é a melhor possível. Eu acho que vim para um grande clube. A gente quer vir para cá, mostrar o trabalho e poder fazer o melhor para conseguir o acesso. Quero ajudar o América-RN nessa trajetória. Independente de jogar ou não, isso é o professor quem sabe. Se eu tiver a oportunidade quero entrar para fazer o meu melhor - completou.

Fonte GE Natal Foto: Canindé Pereira

Globo FC ajusta detalhes para estreia na Série D e busca reposição no meio-campo

Luizinho Lopes acerta os últimos detalhes no Globo FC para a estreia na Série D contra o Parnahyba (Foto: Rhuan Carlos/Divulgação)

A saída do volante Pablo Oliveira abriu uma vaga no meio-campo do Globo FC. Às vésperas da estreia na Série D do Campeonato Brasileiro, a Águia segue em ritmo forte de treinamento em Ceará-Mirim e se prepara para enfrentar o Parnahyba, no Estádio Mão Santa. O técnico Luizinho Lopes confirmou ao Globo Esporte que o clube vai buscar um novo volante no mercado. As outras duas baixas - saíram o volante Leomir e o atacante Luizão - serão repostas com jogadores formados nas categorias de base da equipe.

- Saíram três jogadores. Pablo teve confirmada a saída ontem (terça-feira) e só para a vaga dele teremos reposição. As demais, não. Ficarão disponíveis os espaços para novas oportunidades aos jovens do grupo. De antemão, nós não temos autorização para novas contratações, só repondo a vaga deixada pelo Pablo - revelou Luizinho.

Da equipe titular que foi vice-campeão potiguar, os outros oito jogadores estão confirmados para o jogo deste domingo. O time é composto por Rafael; Ângelo, Negretti, Jamerson e Renatinho Carioca; dois volantes, Bismarck, Tiago Lima; Romarinho e Gláucio, que atuou na decisão do estadual contra o ABC e que será o dono da camisa 9 do Tricolor no Brasileirão. Para a posição de volante, o Globo tem no elenco profissional jovens atletas como Cosme e Erick, que integraram a equipe no estadual deste ano.

A Águia faz o último trabalho em Ceará-Mirim nesta quinta-feira e viaja para Parnaíba na sexta pela manhã. No sábado, o elenco faz um treinamento pela tarde e entra em campo no domingo, às 17h, contra o Parnahyba, no Estádio Mão Santa. O Tricolor está no grupo A5 da Série D, que ainda tem América-PE e Guarani de Juazeiro.

- Seguimos com o nosso treinamento e o planejamento para a estreia na Série D será com a viagem na sexta-feira pela manhã, em um deslocamento grande. Treinaremos lá no sábado à tarde para jogar no domingo. No mais, segue o mesmo plantel para a Série D. Mais para frente, se as coisas melhorarem financeiramente, pode ser que a gente invista em alguma situação. De momento, vamos manter a base da equipe e dar oportunidade aos garotos do clube - completou.

Por Jocaff Souza, Natal via GE Natal Foto: Rhuan Carlos

Destaque do Globo FC é emprestado ao Guarani para jogar a Série B

Pablo Oliveira foi vice-campeão do Campeonato Potiguar esse ano pelo Globo FC (Foto: Rhuan Carlos/Globo FC)

O volante Pablo Oliveira, um dos destaques do Globo FC nos últimos dois anos, foi emprestado pelo clube de Ceará-Mirim ao Guarani e vai integrar a equipe de Campinas na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. O jogador de 21 anos deve seguir para o novo clube nesta quinta-feira. Ao Globo Esporte, Pablo falou sobre a negociação, conduzida pelo técnico Luizinho Lopes, e a expectativa em vestir a camisa do Bugre, vice-campeão da Série C do Brasileirão de 2016.

- Desde a semana passada que alguns diretores do Guarani já estavam em contato com Luizinho (Lopes, técnico do Globo FC) e ele estava passando para mim. Nessa semana, chegaram aos valores do empréstimo e deu tudo certo. A viagem deve ser na quinta-feira, porque a documentação já foi enviada com todos os pontos do contrato, com a opção de compra. Deu tudo certo, graças a Deus - contou o volante, que estendeu o vínculo com o Globo até o final de 2019.

No Guarani, Pablo Oliveira vai trabalhar com o técnico Oswaldo Alvarez, o Vadão, e alguns jogadores experientes como Fumagalli e Richarlyson. O jovem atleta espera conquistar espaço na equipe e só pretende voltar para casa, no Rio Grande do Norte, para mostrar as vitórias na carreira e desfrutar das férias com a família.

- Eu tenho as melhores expectativas do mundo em jogar uma Série B. É uma competição totalmente diferente das que eu já joguei, espero fazer boas partidas, conquistar meu espaço e, se Deus quiser, voltar para casa só de férias - completou.

Gildson Pablo de Oliveira Silva é natural de Natal e começou a carreira nas categorias de base do ABC e disputou a Copa do São Paulo de Futebol Júnior, em 2013, pelo Alvinegro. Vestiu ainda a camisa do Currais Novos durante a segunda divisão potiguar de 2014. No ano seguinte, teve uma rápida passagem pelo Santa Cruz-RN no estadual. Em seguida, foi para o Assu e foi campeão da segunda divisão. Em 2016, foi contratado pelo Globo e acabou premiado como revelação e um dos melhores volantes do Campeonato Potiguar. Após a eliminação da Águia na Série D, acabou emprestado para o América-RN e disputou apenas dois jogos na Série C do Brasileirão. Esse ano, foi vice-campeão potiguar pelo Globo.

Por Jocaff Souza, Natal via GR RN Foto: Rhuan Carlos/Globo FC

Seleção Brasileira será convocada nesta sexta feira!


A próxima convocação da Seleção Brasileira está marcada para a próxima sexta-feira (19), às 11h, na sede da CBF. O técnico Tite divulgará a lista de jogadores que disputarão os dois amistosos de junho, contra Austrália e Argentina. 

Para a imprensa, o credenciamento será realizado entre 9h30 e 10h45, direto na sede da CBF. Como de costume, após a divulgação da lista, haverá entrevista coletiva.

Em junho, a Seleção Brasileira enfrentará a Argentina, no dia 9, e a Austrália, no dia 13. Os dois jogos serão disputados em Melbourne, no Melbourne Cricket Ground.

Fonte Site da CBF