sexta-feira, janeiro 30, 2026

Dentro de campo, América e QFC duelam pela liderança e a semifinal


O América-RN entra em campo neste sábado, às 16h, na Arena das Dunas, para um dos jogos mais decisivos da primeira fase do Campeonato Potiguar. Diante do QFC, o Alvirrubro disputa mais do que três pontos: está em jogo a briga direta por uma das duas vagas que garantem classificação antecipada à semifinal. Em um cenário de extremo equilíbrio, América, ABC e QFC seguem empatados ponto a ponto e gol a gol no topo da tabela, transformando cada rodada em uma verdadeira decisão.

O duelo ganha ainda mais peso pelo contexto da competição. Restando três rodadas para o fim da primeira fase, um tropeço pode custar caro, obrigando o clube derrotado a disputar o mata-mata intermediário. A partida só não é tratada como o único fator determinante da rodada por conta da pendência jurídica que envolve o América no Tribunal de Justiça Desportiva, situação que pode resultar em perda de pontos e acrescenta um elemento de atenção extra ao momento alvirrubro.

Fonte Tribuna do Norte Foto: Gabriel Leite/América FC

quinta-feira, janeiro 29, 2026

Copa do Brasil: ABC, América e o Laguna conhecem seus adversários


A Copa do Brasil 2026 já tem seus primeiros confrontos definidos, e os três representantes do Rio Grande do Norte conheceram seus caminhos iniciais no torneio. Logo de saída, chama atenção o fato de que apenas o América-RN fará seu duelo eliminatório como mandante, enquanto ABC e Laguna terão de buscar a classificação fora de casa.

O Alvirrubro enfrentará o Grêmio Sampaio-RR na segunda fase, em Natal; o ABC decidirá sua vaga longe de casa contra Baré-RR ou Madureira-RJ; e o Laguna, estreante na competição, visitará o Maguary-PE na primeira fase. Em caso de classificação histórica, o Laguna terá pela frente um gigante nordestino: o Fortaleza, já na segunda fase.

A edição de 2026 marca uma reformulação profunda no torneio, que agora reúne 126 clubes e se estende até dezembro. A CBF ampliou o número de participantes e reorganizou as fases, mantendo o formato de jogo único até a quarta etapa e reservando confrontos de ida e volta apenas a partir da quinta fase, quando entram os clubes da Série A. As primeiras partidas estão previstas para os dias 18 e 19 de fevereiro, enquanto a segunda fase ocorrerá entre 25 de fevereiro e 4 de março.

No aspecto financeiro, a Copa do Brasil segue sendo uma das principais fontes de receita para clubes de médio porte. Embora a CBF ainda não tenha divulgado oficialmente os valores de 2026, a tendência é que as cotas sigam o padrão recente, com cerca de R$ 750 mil para a primeira fase e R$ 900 mil para a segunda, valores que podem ultrapassar R$ 2 milhões a partir da terceira etapa. Isso significa que Laguna, América e ABC têm não apenas desafios esportivos pela frente, mas também oportunidades importantes de reforçar seus cofres.

Fonte Tribuna do Norte Foto: CBF

Futebol feminino: atacante potiguar é contratada pelo Fluminense


A atacante potiguar Kaline Duarte é o novo reforço do Fluminense. Ela assinou contrato com o Tricolor até o fim de 2027.

A jogador de 19 anos passou pelos exames médicos e iniciou os trabalhos com as Guerreiras do Fluzão, no Rio de Janeiro.

- Estou me sentindo muito feliz em fazer parte desse elenco. As expectativas para a temporada são as melhores. Espero que seja um ano de muitas conquistas e que possamos colher todos juntos os frutos do nosso trabalho - disse Kaline ao site oficial do Fluminense.

Kaline é natural de Nova Cruz, na região Agreste do Rio Grande do Norte. Após se destacar pelo ABC, a atacante seguiu para o Sport em 2024. Em sua passagem pelo Rubro-Negro, ela somou 27 jogos e cinco gols pelo time adulto e 22 jogos e 13 gols pelo sub-20.

Em 2025, a potiguar foi convocada pela primeira vez para a seleção brasileira sub-20, participando de amistosos contra o México, em Goiânia.

Fonte GE RN Foto: Comunicação/FFC

Rebaixamento: América-RN e Potyguar-CN podem ter irregularidade e perderem pontos. Entenda!

Rebaixados? Segundo gira na imprensa do Rio Grande do Norte, América-RN e Potyguar-CN teriam relacionado, de forma irregular, alguns jogadores: no time da capital o atleta mencionado foi Elias. Já pelo clube seridoense dois jogadores: Toró e Fabrício.

Os garotos foram relacionados em partidas válidas pelo campeonato Potiguar 2026, já com 20 anos e sem estarem com contrato profissional assinado, algo que o regulamento da competição não permite.

A controvérsia envolve o artigo 19, parágrafo 3º, do Regulamento Específico da Competição (REC), que proíbe a utilização de atletas não profissionais que completem 20 anos. Caso a irregularidade seja confirmada, América de Natal e Potyguar de Currais Novos-RN podem sofrer sanções previstas no regulamento, como perda de pontos, além de outras penalidades esportivas, que podem impactar diretamente na classificação e em possível rebaixamento.


Por Jarbas Fonsêca Fotos América-RN e Marcos Vinicius Jovem Pan News

quarta-feira, janeiro 28, 2026

QFC x América será disputado na Arena das Dunas no sábado pelo Campeonato Potiguar


O jogo entre QFC e América, válido pela quarta rodada do Campeonato Potiguar, será realizado na Arena das Dunas, em Natal. A partida está marcada para o próximo sábado 31, às 16h. A confirmação foi feita nesta segunda-feira pelo departamento técnico da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF).

De acordo com resolução emitida pelo departamento médico da FNF, a definição do local ocorreu a pedido do clube mandante, o QFC. Conforme o regulamento específico do Campeonato Potiguar, a Arena das Dunas é considerada um estádio comum para todas as equipes participantes.

Inicialmente, a diretoria da SAF de Parnamirim buscou levar a partida para o Estádio Frasqueirão, também em Natal. No entanto, por questões de segurança, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) recomendou que o confronto fosse transferido para a Arena das Dunas.

Fonte Agora RN Foto: José Aldenir/Agora RN

CBF anuncia salário fixo para árbitros profissionais e cria sistema de bonificação e rebaixamento


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta terça-feira 27 o modelo de profissionalização da arbitragem da primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Inicialmente, 72 profissionais farão parte de um grupo de elite, formado por 20 árbitros centrais, 40 assistentes e 12 árbitros de vídeo (VAR).

Os árbitros serão vinculados à entidade como prestadores de serviço. Os contratos serão assinados ao longo do mês de fevereiro, com duração até o final do ano. Todos serão remunerados, com salários mensais, taxas variáveis e bônus por desempenho, e deverão se dedicar prioritariamente à atividade, mas sem obrigação de exclusividade.

Os salários fixos têm diferenças por categorias. Árbitros vinculados à Fifa terão remuneração maiores do que aqueles vinculados somente à CBF, por exemplo. Os contratados também receberão por partida, como já acontece atualmente. A entidade não vai divulgar os valores específicos de cada categoria, mas, em média, cada um dos 72 contratadores terá vencimentos de R$ 13 mil por mês —esse valor poderá chegar a até R$ 30 mil fixos para o grupo de árbitros centrais.

Juridicamente, a CBF não pode exigir dedicação exclusiva de prestadores de serviço. Apesar disso, a ideia da entidade é oferecer um pacote de remuneração e formação que leve os profissionais a ter a arbitragem como única fonte de renda. Essa é a principal diferença em relação ao modelo atual, com os árbitros também atuando de forma autônoma, mas sem a previsibilidade de uma remuneração fixa.

Ao fim de cada temporada, ao menos dois árbitros serão rebaixados para atuar em divisões inferiores do futebol nacional. Também haverá promoção de profissionais. A análise de quem entra em quem sai da elite será feita a partir de um ranking, atualizado rodada a rodada, mas sem divulgação pública. Apenas a CBF terá acesso. A lista também vai balizar as escalas para os jogos.

Fonte Agora RN Foto: Rodrigo Ferreira/CBF

Confira a 5ª rodada do Potiguar 2026 e classificação!


O Potiguar 2026, terá prosseguimento neste final de semana.  Quatro jogos movimentam a 5ª rodada. 

A competição mostra um equilíbrio inicial entre os principais clubes, com destaque especial para os três líderes que somam a mesma pontuação nesta fase da competição.

O América-RN, ABC e Quinho FC (QFC) formam o trio de frente com 10 pontos cada. O América e o ABC conseguiram empatar em 0 a 0 no tradicional Clássico-Rei, realizado na 4ª rodada, e mantêm sua trajetória sem derrotas até aqui.

O América-RN lidera a disputa pelo critério de saldo de gols (9 gols de saldo e 12 marcados), mantendo um ataque eficiente nos primeiros jogos.

O ABC aparece logo atrás, também com 10 pontos e um impressionante desempenho defensivo, com nenhum gol sofrido até agora.

O QFC segue invicto e com 10 pontos, ocupando a terceira posição pelo saldo de gols. As outras equipes correm por fora por um lugar na 2ª fase. 

Classificação:

  • Por Jarbas Fonsêca 
  • segunda-feira, novembro 03, 2025

    FNF define segunda fase do campeonato Potiguar Série B!


    O departamento técnico da FNF publicou nesta segunda-feira (3) a tabela dos jogos do quadrangular final do Campeonato Potiguar Segunda Divisão 2025.

    A segunda fase da Competição tem início no próximo domingo (9) e será disputada pelos classificados QFC, Mossoró, Baraúnas e Potyguar Seridoense, que jogarão entre si em turno único.

    Iniciando a primeira rodada, o Baraúnas recebe o Mossoró no domingo às 17h no Estádio O Fião, em Serra do Mel. Na segunda-feira (10), o QFC enfrentará o Potyguar Seridoense às 15h no Estádio Francisco Ribeiro, em Parnamirim. 

    Segundo o regulamento específico da competição, ao iniciar a 2ª fase, todos os clubes irão ter seus pontos zerados, começando assim uma nova contagem. Nesta fase, o sistema de disputa continuará com pontos corridos.

    Os dois clubes que obtiverem os melhores aproveitamentos técnicos na 1ª Fase, QFC e Mossoró, têm a vantagem de atuar como mandantes em duas partidas.

    Os dois clubes com maior pontuação ao final do quadrangular ascenderão à primeira divisão do Campeonato Potiguar 2026.

    Sequência de jogos do Quadrangular Final
    _1ª rodada_
    Baraúnas x Mossoró: domingo (9) às 17h no Fião 
    QFC x Potyguar Seridoense: segunda-feira (10) às 15h no Francisco Ribeiro 

    _2ª rodada_
    Mossoró x QFC: domingo (16) às 16h, no Edgarzão 
    Potyguar x Baraúnas: terça-feira (18) às 19h30 no Cel. José Bezerra. 

    _3ª rodada_
    QFC x Baraúnas: domingo (23) às 15h, Francisco Ribeiro 
    Mossoró x Potyguar: domingo (23) às 15h, Edgarzão 

    Fonte FNF Foto Divulgação

    terça-feira, junho 03, 2025

    Potiguar Victória Barros elimina cabeça 7 e se classifica em Roland Garros


    A potiguar Victória Barros avançou às oitavas de final da chave juvenil de Roland Garros após vencer de virada a tcheca Jana Kovackova, sétima favorita e número 12 do ranking mundial juvenil, por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/3. A partida durou 1h54min.

    “Estou muito feliz. Consegui me manter bem focada. No primeiro set, ela estava muito bem e me incomodando bastante, com bolas profundas. Eu consegui ajustar meu jogo, variar mais, ir pra frente. Acho que isso fez a diferença no final”, afirmou Victória após a vitória.

    Na próxima rodada, a potiguar enfrentará a americana Julieta Pareja, 14ª do ranking, que foi vice-campeã do Trofeo Bonfiglio, torneio J500 disputado em Milão.

    “Eu sabia que ela era uma das favoritas do torneio, número 12 do mundo, e estava jogando muito bem. Eu já tinha jogado com ela uma vez, perdido, então estava com muita vontade de ganhar. Entrei com o pensamento de jogar ponto a ponto, bola por bola, e deu certo”, completou Victória.

    Outros brasileiros foram eliminados. No feminino, Nauhany Silva, 47ª do ranking, perdeu para a búlgara Rositsa Dencheva, 43ª, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/5) e 6/2, na segunda rodada. Pietra Rivoli caiu na estreia para a francesa Ksenia Efremova por 6/4 e 6/1.

    No masculino, Luis Guto Miguel, 21º do mundo e campeão em Charleroi, na Bélgica, foi derrotado pelo francês Pierre Antoine Faut, 103º, por duplo 6/4.

    Fonte Agora RN Foto Nicolas Gouhier/FFT

    Ferreira desfalca o América-RN nos próximos dois jogos; entenda


    Titular absoluto no meio de campo do América, o volante Ferreira será desfalque da equipe nos dois próximos jogos contra CSA/AL e Sousa/PB, pela Copa do Nordeste e a Série D do Campeonato Brasileiro, respectivamente. O camisa 33 recebeu o terceiro cartão amarelo nas duas competições e cumpre suspensão automática.

    Para a posição, o técnico Moacir Júnior tem à disposição como alternativas os volantes Robson, Mikael e Marquinhos. O segundo chegou a receber oportunidade entre os titulares e até a braçadeira de capitão sob o comando de Moacir, mas perdeu sequência por conta de uma lesão.

    “É a oportunidade que vai ter o Robson, Mikael ou Marquinhos. A gente pode oportunizar alguém para fazer o jogo e o Ferreira está merecendo um descanso. Também o Davi Gabriel, que fez todas as partidas do ano. Vamos analisar isso também”, explicou o treinador do alvirrubro.

    Desde 2024 no elenco do América, Ferreira acumula 62 jogos e três gols marcados. O volante também conquistou o Campeonato Potiguar em duas oportunidades: 2024 e 2025.

    Na atual temporada, junto ao goleiro Renan Bragança é o segundo jogador mais atuou, com 24 jogos, atrás somente do lateral-esquerdo Davi Gabriel, que disputou 25 partidas.

    Com chances de classificação para a segunda fase da Copa do Nordeste, o América recebe o CSA/AL neste sábado (7), às 17h30, pela última rodada da fase de grupos. O alvirrubro precisa de uma vitória simples somada a uma combinação de resultados para avançar ao mata-mata.

    Já a partida contra o Sousa/PB será no dia 11 de junho (quarta-feira), às 19h30, no Estádio Marizão, na Paraíba, pela 8ª rodada da Série D.

    Fonte Tribuna do Norte Foto Gabriel Leite/América FC

    ABC não vence em casa há dois meses; aproveitamento no ano é de 45%


    Nesta temporada o ABC demonstra não saber utilizar o fator casa a seu favor, diferente dos últimos anos quando fazia jus ao mando de campo. A equipe está sem vencer há 78 dias (dois meses e 18 dias) como mandante. O último triunfo aconteceu no dia 16 de março contra o Laguna, ainda pelo Campeonato Potiguar.

    Desde então, o alvinegro realizou cinco jogos como mandante, contabilizando sendo três empates e duas derrotas — uma delas para o rival América, que resultou na perda do título do Campeonato Potiguar em pleno Frasqueirão. A outra foi mais recente: para o Ituano/SP por 3 a 2 pela Série C do Campeonato Brasileiro.

    Trazendo o retrospecto geral na atual temporada, em onze jogos realizados em casa, o ABC venceu apenas três, que resulta em um aproveitamento de 45%, conforme levantamento feito pela TRIBUNA DO NORTE. Nas demais partidas, o alvinegro empatou seis vezes e saiu derrotado em duas oportunidades. Dos 33 pontos disputados em casa, 15 foram conquistados.

    Já o aproveitamento em casa pela Série C, o ABC é a pior equipe neste quesito, com 25%. Como mandante na competição, o time ainda não venceu nos quatro jogos disputados até o momento, sendo três empates e uma derrota. Junto ao alvinegro, o lanterna Anápolis/GO também não venceu em casa.

    Questionado após o empate sem gols com o Náutico/PE no último sábado (31), sobre o retrospecto abaixo do esperado em casa, o técnico do alvinegro Evaristo Piza admitiu um desconforto quanto a isso. “Isso me chateia muito. Porque o que eu mais queria era vencer e nos colocar mais perto do G8. Muita coisa envolvia esse jogo e, mais uma vez, a gente não conseguiu trazer (a vitória)”, disse.

    “Tem que entender se é emocional, se é psicológico, se é a que pesa jogar em casa. Porque a gente joga muito fora de casa e chega em casa, às vezes você tem um jogo para fazer, faz dois jogos que a gente não consegue”, completou Piza.

    Completados 90 dias à frente do comando técnico do alvinegro, Evaristo contabiliza duas vitórias em 12 jogos disputados. Nos demais jogos, foram oito empates e duas derrotas, resultando em um aproveitamento de aproximadamente 39%.

    O próximo jogo do ABC em casa será daqui a 27 dias. O alvinegro recebeu no dia 29 de junho — no aniversário de 110 anos do clube — o Ypiranga/RS, em jogo válido pela 10ª rodada da Série do Campeonato Brasileiro.

    Confira o retrospecto do ABC como mandante em 2025ABC 0 x 0 Maracanã – Pré-Copa do Nordeste
    ABC 1 x 1 Laguna – Campeonato Potiguar
    ABC 3 x 0 Santa Cruz de Natal – Campeonato Potiguar
    ABC 1 x 0 América – Campeonato Potiguar
    ABC 0 x 0 Globo – Campeonato Potiguar
    ABC 1 x 0 Laguna – Campeonato Potiguar
    ABC 0 x 1 América – Campeonato Potiguar
    ABC 1 x 1 CSA – Série C
    ABC 2 x 3 Ituano – Série C
    ABC 3 x 3 Anápolis – Série C
    ABC 0 x 0 Náutico – Série C

    Total (em 2025)11 jogos
    3 vitórias
    6 empates
    2 derrotas
    45% de aproveitamento

    Total (na Série C)4 jogos
    3 empates
    1 derrota
    25% de aproveitamento

    Por André Luís Fonte Tribuna do Norte Foto Léia Ventura/UDE

    quinta-feira, maio 29, 2025

    Aluno da UFRN lidera o Campeonato Brasileiro de Xadrez


    O estudante da UFRN, Vitor Firmo, é quem está liderando o Circuito Nacional de Xadrez. Aluno do curso de Gestão de Políticas Públicas, Vitor é Mestre Nacional e está à frente de Grandes Mestres brasileiros como Darcy Lima, do Rio de Janeiro, e André Diamant, de Santa Catarina.

    Segundo Vitor, a liderança, atualmente com 20 pontos, se deve ao empenho e ao novo calendário da Confederação Brasileira de Xadrez que está proporcionando torneios no Norte e Nordeste do país. "Tenho me empenhado muito nos treinos, mas é importante destacar que a democratização dos torneios pela CBX também ajudou, pois consigo disputar o circuito nas regiões Norte e Nordeste, aumentando minha pontuação", revelou.

    Sobre a possibilidade de chegar ao título brasileiro em dezembro, o universitário disse que no momento a meta é se tornar um Mestre Fide. "Pretendo continuar a longo prazo e brigar pela conquista do campeonato, mas o objetivo é chegar aos 2.300 pontos no rating e alcançar o título de Mestre Fide", disse Firmo que precisa de mais 150 pontos.

    O Circuito Nacional de Xadrez 2025 chega à metade do calendário com motivos de sobra para comemorar. Em uma temporada marcada por recordes e alto nível técnico, o xadrez brasileiro consolida seu maior circuito da história, reunindo 1.375 enxadristas em 13 etapas realizadas em todas as regiões do país.

    O crescimento do circuito nos últimos anos é notável. De 22 etapas em 2022 pulou para 40 em 2024, mantendo a curva ascendente na edição de 2025, com recordes de participação e presença de público. A pluralidade regional e o equilíbrio entre veteranos consagrados e jovens talentos têm sido marcas desta temporada.

    Para o presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, o potiguar Máximo Igor Macedo, o crescimento do xadrez é a consolidação de um projeto nacional. “O que estamos vendo em 2025 é mais que um circuito: é a consolidação de um projeto nacional. O xadrez está em todos os cantos do país com qualidade, disputa e representatividade. Agora é hora de manter o ritmo e elevar ainda mais o nosso esporte”, comentou.

    Por Fábio Pacheco cedido ao Lancesportivoficial Foto Divulgação