segunda-feira, junho 10, 2024

Brasil terá quatro enxadristas nos Jogos do Brics 2024


A delegação brasileira contará com quatro enxadristas nos Jogos do Brics 2024, que ocorrerão de 11 a 23 de junho, em Kazan, na Rússia. A sétima edição da competição multiesportiva promovida anualmente pelos países-membros do bloco terá a participação de aproximadamente 60 países. O Brasil será representado por 112 atletas em 15 modalidades.


Os representantes do xadrez serão o Mestre Fide Lucas Aguiar, do Distrito Federal, atual campeão brasileiro nos ritmos rápido e blitz;, a Mestre Internacional Feminina Kathiê Librelato, de Santa Catarina, atual campeã brasileira nos estilos rápido e blitz; e os campeões brasileiros dos Jogos Universitários de 2023, Ryan Wesley (SC) e Isabela Conti (MG), além do técnico Claudionor Pirolla (SC).

"É muito importante a participação do xadrez brasileiro nos Jogos do Brics, são jogos que reúnem grandes potências da modalidade como a China, Índia e Rússia, proporcionando uma importante experiência aos nossos atletas em uma competição que vem crescendo a cada ano", destaca o presidente da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), Máximo Igor Macedo.

Os Jogos do Brics são organizados pelos países-membros do bloco, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e pelos recentemente incorporados Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Em 2025, será a vez de o Brasil assumir a presidência do Brics, e organizar a competição em território brasileiro.

Por Fábio Pacheco cedido ao Lancesportivoficial Foto Divulgação

terça-feira, maio 21, 2024

RN encerra Campeonato Brasileiro de Xadrez com quatro títulos


O Rio Grande do Norte teve grande participação no Campeonato Brasileiro de Xadrez de base, encerrando a competição com quatro títulos nacionais. No evento realizado de 15 a 19/05, em Natal, e que contou com mais de 300 enxadristas de 24 estados, os potiguares se destacaram conquistando duas medalhas de ouro no ritmo Blitz, uma no Rápido e outra no Clássico.


Os responsáveis por essas conquistas foram Benjamim Guedes Morais, que sagrou-se bicampeão brasileiro no Blitz e campeão no Clássico, na categoria Sub-8. A jovem promessa ainda ganhou a medalha de prata no estilo Rápido. Os outros dois campeões foram na categoria Sub-20, com João Vitor Rodrigues vencendo no Clássico e José Carlos da Silva Santos, de Macaíba, conquistando o título nacional no Blitz.

"Vinha há três anos lutando para conquistar este título e finalmente chegou o grande dia, estou feliz e muito realizado, até porque é o meu último ano de categorias de base", disse o macaibense José Carlos Santos que se classificou para jogar o Campeonato Mundial no final do ano, em duas etapas, Santa Catarina e Estados Unidos.

O Rio Grande do Norte também marcou presença no feminino, com Luiz Karollyne Dantas Barbosa conquistando duas medalhas de bronze nos estilos Rápido e Clássico, na categoria Sub-18. Na mesma categoria, Giovani Brandão Tavares ficou em terceiro no Rápido e no Blitz.

O presidente da CBX, Máximo Igor Macedo, analisou os resultados e disse que o equilíbrio da competição é fruto do trabalho de desenvolvimento regional do xadrez brasileiro. "A distribuição das medalhas e grande competitividade evidenciam que o trabalho em busca do desenvolvimento regional está surtindo efeito e com vários talentos sendo revelados, o que muito nos gratifica", avaliou.

Por Fábio Pacheco cedido ao Lancesportivoficial Foto Divulgação

quinta-feira, maio 16, 2024

Potiguares são campeões brasileiros de xadrez


A Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) apresentou nesta quarta-feira (15) os primeiros campeões brasileiros de categorias de base, no estilo blitz, do FENAC & FENAJ 2024. O Rio Grande do Norte conquistou duas medalhas de ouro, a primeira com o bicampeonato de Benjamin Morais, no Sub-8, e a outra com José Carlos Santos, campeão no Sub-20. O maior evento nacional da modalidade, acontece no Praiamar Hotel, em Natal, e reúne mais de 300 jovens atletas.

Os destaques do primeiro dia de disputas, ficaram por conta dos representantes do Sul e Nordeste. Os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná somaram juntos 21 medalhas, sendo sete ouro, seis de prata e oito de bronze. Destaques para as campeãs Maria Eduarda Tiscler/RS (Sub-10), Julia Garghetti/SC (Sub-12), Mariana Santana/SC (Sub-14), Luana Saddi/PR (Sub-18) e Helen Ramazzotte/PR (Sub-20). No absoluto, venceram Pedro Henrique Spagnollo/SC (Sub-14) e Luiz Henrique da Silva/SC (Sub-18).

A região Nordeste fechou a quarta-feira (15) com 16 medalhas, sendo cinco de ouro, seis de prata e cinco de bronze. Destaques para os campeões no absoluto, Benjamin Morais/RN (Sub-18), Lemuel Freires/MA (Sub-10), Benjamin Paiva/PE (Sub-12) e José Carlos da Silva Santos/RN (Sub-20). No feminino, Mariana Lustosa/PE (Sub-8).

Os representantes da região Centro-Oeste conquistaram cinco medalhas, duas de ouro, duas de prata e uma de bronze. Destaque para os campeões Vitor Gabriel Vilela/MS (Sub-6) e Eliza Gevezier/MT (Sub-8). O Sudeste fechou com quatro medalhas, uma de ouro, duas de bronze e uma de bronze, destaque para Beatriz Fernandes/SP, campeã no Sub-16. A região Norte conquistou duas medalhas, uma de ouro e outra de bronze, destaque para Suan Bruno Lira/AM, bicampeão no Sub-16.

O presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, Máximo Igor Macedo, elogiou a qualidade técnica dos jogadores. "As disputas do estilo blitz foram equilibradas e em altíssimo nível técnico dos atletas, todas as regiões estão de parabéns", disse o dirigente.

PROGRAMAÇÃO
O Campeonato Brasileiro (FENAC & FENAJ) prossegue nesta sexta-feira (16) com as disputas do estilo Rápido. Os jogos começam às 10h, no salão de eventos do Hotel Praiamar, em Ponta Negra, na capital do Rio Grande do Norte. Os dias 17, 18 e 19 estão reservados para as competições do estilo Clássico.

CLASSIFICAÇÃO FINAL - BLITZ
SUB-6 - Absoluto
1º - Vitor Gabriel Vilela (MS)
2º - Vinícius Rabelo (PE)
3º - Samuel Mendonça (AM)

SUB-6 - Feminino
1º - Eliza Gevezier (MT)
2º - Helena Hiromi (PE)
3º - Dulce Girardi (SC)

SUB-8 - Absoluto
1º - Benjamin Morais (RN)
2º - Benjamin Barbosa (MT)
3º - Pedro Reck (RS)

SUB-8 - Feminino
1º - Mariana Lustosa (PE)
2º - Emily Carvalho (PR)
3º - Mariana Vilela (MS)

SUB-10 - Absoluto
1º - Lemuel Freires (MA)
2º - Kim Paul Mariani (SC)
3º - Lucas H. Ye Flesch (SC)

SUB-10 - Feminino
1º - Maria Eduarda Tiscler (RS)
2º - Maria Vitória Fortes (MG)
3º - Maria Alice Costa (PE)

SUB-12 - Absoluto
1º - Benjamin Paiva (PE)
2º - Leonardo Lopes (PE)
3º - Arthur Lelinski (PR)

SUB-12 - Feminino
1º - Julia Garghetti (SC)
2º - Paola de Oliveira (SC)
3º - Nathalia Kruger (SC)

SUB-14 - Absoluto
1º - Pedro Henrique Spagnollo (SC)
2º - Samuel Ramazzote (PR)
3º - Pedro Lucas Araújo (PR)

SUB-14 - Feminino
1º - Mariana Nara Santana (SC)
2º - Natalia de Oliveira (PR)
3º - Esther Zilli Ramazzotte (RN)

SUB-16 - Absoluto
1º - Suan Bruno Lira (AM)
2º - Benício Bulhões (BA)
3º - João Franscisco Biz (SC)

SUB-16 - Feminino
1º - Beatriz Fernandes (SP)
2º - Jamilly Maciel (MS)
3º - Clara Dias (SC)

SUB-18 - Absoluto
1º - Luiz Henrique da Silva (SC)
2º - Giovanni Tavares (RN)
3º - Rômulo Cardoso (RJ)

SUB-18 - Feminino
1º - Luana Saddi Vieira (PR)
2º - Sophia Lorena Mota (RJ)
3º - Luyse Victoria Gomes (AL)

SUB-20 - Absoluto
1º - José Carlos da Silva Santos (RN)
2º - João Gabriel Alves (PI)
3º - Vinícius Barbosa (PE)

SUB-20 - Feminino
1º - Helen Ramazzotte (PR)
2º - Letícia Alice da Silva (SC)
3º - Jessica Larissa Gomes (RN)

Por Fábio Pacheco cedido ao Lancesportivoficial Foto Divulgação

CPI do Futebol ouve ex-árbitro que teve áudio vazado falando sobre propina


A CPI do Senado que apura a manipulação de jogos esportivos deve ouvir, na retomada dos trabalhos, no dia 13 de maio, o ex-árbitro de futebol Glauber do Amaral Cunha, suspeito de cobrar propina após supostamente interferir no resultado de uma partida de divisão inferior do Campeonato Carioca. A notícia é do próprio Senado Federal.

A data para o comparecimento de Glauber, que é obrigatório, está agendada para 13 de maio. Ele será ouvido em sessão secreta. Seria do ex-árbitro o áudio apresentado pelo sócio majoritário do Botafogo, John Textor, à CPI, no qual ele diz que marcou um pênalti duvidoso para interferir no resultado do jogo.

Já aposentado, Glauber do Amaral Cunha jamais apitou um jogo da elite de torneios masculinos. Ele trabalhou em uma partida do Carioca Feminino de 2018, uma do Carioca Sub-20 de 2020, duas da Série B2 (Quarta Divisão) do Carioca de 2022 e uma da Série C (Quinta Divisão) de 2022.

A comissão também deve ouvir o presidente da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol, Wilson Luiz Seneme. Para o presidente da CPI, senador Jorge Kajuru, do PSB de Goiás, Seneme não deveria estar ocupando o cargo.

Fonte Agora RN Foto Evaristo Sá/Getty Images

terça-feira, maio 07, 2024

Orgulho! Atletas do RN são convocados para a Copa do Mundo


Júnior França e Maria Rizonaide estão na seleta relação de 13 atletas brasileiros convocados para a etapa da Copa do Mundo de Tbilisi, na Geórgia, que será disputada de 20 a 26 de junho. Essa competição é etapa obrigatória para os halterofilistas que buscam se qualificar para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, caso dos dois potiguares.

Em nono lugar no ranking que classifica para Paris, Júnior diz que está completamente focado em garantir a vaga para a segunda Paralimpíada consecutiva: “eu trabalhei muito nos últimos três anos para me manter competitivo, com uma boa colocação no ranking. Vou dar meu máximo para não desperdiçar a última chance de carimbar o passaporte para Paris”, diz o atleta da Sadef.

Maria Rizonaide ocupa a mesma colocação (9°) no ranking de sua categoria, e também vai para a capital da Geórgia com a missão de subir uma posição, já que os oito primeiros colocados se classificam para os Jogos de Paris.

Para a competição do próximo mês, o CPB convocou apenas atletas que estão no caminho de Paris e que, pelos critérios de classificação, precisam participar de pelo menos duas Copas do Mundo em 2024 até junho deste ano.

A competição na Geórgia será a última competição internacional da modalidade antes dos Jogos Olímpicos de Paris, o que aumenta a responsabilidades dos atletas potiguares.

Fonte Tribuna do Norte Foto Divulgação

quarta-feira, maio 01, 2024

STJD RECONHECE EQUÍVOCO E MANTÉM INDEFERIDO PEDIDO DO BARAÚNAS


O Superior Tribunal de Justiça Desportiva emitiu comunicado nesta quarta-feira (1°) pedindo desconsideração ao ofício 306/2024 e mantendo decisão do ofício 265/2024 do dia 19 de abril, que nega efeito suspensivo à homologação do resultado do Campeonato Potiguar 2024.

O STJD explicou que houve um equívoco no protocolo do processo, o que gerou dois processos distintos. Assim, fica mantida a primeira decisão proferida.

Fonte Jaedson Freitas

STJD ACATA EFEITO SUSPENSIVO DO BARAÚNAS


O Superior Tribunal de Justiça Dsportiva (STJD) aceitou o pedido de efeito suspensivo do Baraúnas e recomendou que a Federação Norte-riograndense de Futebol não homologue o América de Natal como campeão estadual.

Esse efeito suspensivo foi dado através de liminar, a partir solicitação do Baraúnas, que se defende na justiça desportiva da punição injusta de seis pontos, o que provocou a eliminação precoce do clube no Campeonato Estadual.

O STJD entendeu que existe “a possibilidade de reversão judicial” e que “neste momento processual é impossível aferir todas as provas produzidas nestes autos”.

Assim, o Baraúnas irá apresentar as provas da inocência e espera recuperar os seis pontos e garantir o direito de jogar a semifinal do Campeonato Estadual contra o Santa Cruz.

Fonte Carlos Guerra Junior

domingo, abril 28, 2024

TV FNF transmite jogos da Série D no YouTube


O Campeonato Brasileiro Série D tem início neste fim de semana, e a Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol irá transmitir jogos ao vivo no canal da TV FNF no YouTube.

Nesta primeira rodada, o torcedor poderá acompanhar dois jogos dos representantes do RN na disputa. Santa Cruz de Natal x TREZE-PB se enfrentam neste sábado (27) às 15h no Barrettão. No domingo, será transmitido o jogo entre América e Maracanã-CE às 15h30.

As transmissões foram viabilizadas após pedido da FNF e a liberação da CBF para a exibição dos jogos dos filiados América, Potiguar e Santa Cruz pela Série D na plataforma da Federação no YouTube. A FNF negociou com a Federação Cearense a transmissão do jogo do América, que será realizado no Ceará.

Fonte FNF

quinta-feira, abril 18, 2024

Campeonato Potiguar Sub-17 já tem participantes e sistema de disputa


A edição 2024 do Campeonato Potiguar Sub-17 já tem participantes e sistema de disputa. Os detalhes da competição foram definidos no segundo Conselho Técnico, realizado na tarde desta terça-feira (16) na sede da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol.

Quinze times confirmaram participação, e foram divididos em dois grupos, um com sete clubes e outro com oito equipes, determinados em sorteio.

Sistema de disputa
Os clubes se enfrentam dentro do grupo. Os quatro melhores classificados de cada grupo avançam para as quartas de final. Os vencedores se classificam para a semifinal e final. Todas as fases serão em jogo único, sem vantagem.

Locais de jogos
Os Estádios indicados para jogo são a Arena América, Barrettão, Frasqueirão, Pascoal de Lima, além do Juvenal Lamartine.

Transmissão ao vivo
Assim como acontece no Potiguar Sub-15, os jogos no Estádio Juvenal Lamartine terão transmissão ao vivo no canal da TV FNF no YouTube.

Os grupos e confrontos da primeira rodada foram definidos por sorteio.

GRUPO A
ESTRELA POTIGUAR X QFC
AMÉRICA X PARNAMIRIM
CENTENÁRIO X FÁBRICA DE CRAQUES
MONAMY X SANTA CRUZ

GRUPO B
ALECRIM X MONTE LÍBANO
RIACHUELO X POTIGUAR DE MOSSORÓ
POTYGUAR SERIDOENSE X ABC
O Globo folga na primeira rodada.

A data prevista para o início do torneio é dia 25 de maio.

Fonte FNF Foto Divulgação

terça-feira, abril 16, 2024

Potiguares iniciam preparação para o Campeonato Brasileiro de Xadrez


A Academia Potiguar de Xadrez (APX) vai promover o Circuito Blitz, Rápido e Clássico a partir desta terça-feira (16), no ginásio da UFRN, visando a preparação dos enxadristas potiguares para o Campeonato Brasileiro de base (FENAC e FENAJ), que acontecerá em Natal, de 15 a 19 de maio, no Praiamar Hotel.

Os jogos preparatórios serão realizados todas às terças e quintas, no salão de xadrez da UFRN, às 19h30. As etapas de blitz serão nos dias 16 e 25 de abril, o rápido acontecerá nos dias 30 de abril e 10 de maio, enquanto o clássico nos dias 18 de abril e 02 e 05 de maio. As inscrições estão abertas, basta acessar o link da cbx.org.br.

"Vamos sediar pela terceira vez consecutiva o maior evento de categorias de base do Brasil e o circuito da Academia Potiguar de Xadrez visa principalmente preparar nossos atletas para esta grande competição que Natal vai receber", explica o presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, Máximo Igor Macedo.

Entre os principais atletas potiguares que participarão do circuito estão Benjamim Morais, campeão brasileiro Sub-8, e favorito ao bicampeonato, além de Giovani Brandão, atual campeão estadual absoluto e Pedro Lucas Dantas, campeão dos Jerns, na categoria Sub-14, Laura Macedo, de Macaíba, e Carol Cavalcanti, no Sub-12.

O Campeonato Brasileiro de base, em Natal, também faz parte do calendário de comemoração dos 100 anos da CBX. Serão realizadas duas competições simultâneas: o Festival Nacional da Criança (FENAC) que abrange as categorias Sub-6, 8, 10 e 12; e o Festival Nacional da Juventude e Juvenil, nas categorias Sub-14, 16, 18 e 20.

A competição definirá os representantes oficiais e habilitados a representantes extra-oficiais nos Campeonatos Sulamericanos, Panamericanos e Mundiais das respectivas categorias.

De acordo com a CBX, a previsão é de novo recorde de participantes, ultrapassando a marca de 350 enxadristas em 2023. Os jogos serão realizados no Praiamar Natal Hotel & Convention, de 15 a 19 de maio, nos três ritmos: Clássico, Rápido e Blitz.

Por Fábio Pacheco cedido ao Lancesportivoficial Foto Divulgação

domingo, abril 14, 2024

União estreia neste domingo no Campeonato Brasileiro


O União entrará em campo neste domingo (14) na estreia pelo Campeonato Brasileiro Série A3. O desafio será contra o R4 no Inaldão, em Barbalha-CE, às 15h30.

O jogo será transmitido pelo canal da Federação Cearense de Futebol no YouTube, a FCF TV.

Todas as fases do A3 serão em duelos de ida e volta. A equipe vencedora avança para a segunda fase.

O jogo de volta está marcado para o dia 28 de abril, às 15h, no Frasqueirão, em Natal.

Fonte FNF Foto Paulo José 

sábado, abril 13, 2024

União inicia caminhada no Campeonato Brasileiro com apoio da FNF


A Sociedade Esportiva União, Campeã Potiguar de Futebol Feminino, é a representante do Rio Grande do Norte no Campeonato Brasileiro Série A3. O primeiro desafio será no próximo domingo (14) contra o R4 no Ceará.

Para a viagem, o União conta com o apoio da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol, que adiantou o valor a ser repassado pela CBF ao clube pela participação na disputa.

O União viajou nesta quinta-feira para o município de Barbalha, onde o jogo acontecerá no Estádio Inaldão às 15h30 do domingo. O jogo de volta está marcado para o dia 28 de abril, às 15h, no Frasqueirão, em Natal.

Segundo o regulamento da competição, o A3 será disputado em cinco fases. Na primeira, as 32 equipes serão distribuídas em dois grupos. Avançarão para as oitavas de final as 16 equipes melhor classificadas de cada grupo, que vão ser divididos em oito grupos de dois times. Na fase seguinte, os classificados competirão por uma vaga na semifinal e, posteriormente, na final. Em todas as fases, os confrontos acontecerão em partidas de ida e volta.

Fonte FNF Foto Paulo José