quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Sindicato realiza projeto com atletas sem clubes para manter a forma no RN

Projeto Mantendo a Forma - Safern (Foto: Reprodução)

O Sindicato dos Atletas de Futebol Profissional do Rio Grande do Norte (Safern) desenvolve o projeto "Mantendo a Forma". A ideia é que os jogadores que estejam sem clubes e fora do mercado do futebol não caiam no ócio e percam oportunidades na árdua carreira de atleta profissional. A profissão é incerta para grande número de pessoas que precisam lidar com desclassificações nas competições, meias temporadas e contratos curtos, que forçam a procurar novas atividades financeiras e perdendo a forma física, necessária para ser jogador profissional.

Para auxiliar na recuperação física, dois ídolos do América-RN coordenam o projeto: o ex-goleiro Fabiano "Paredão" e o ex-zagueiro Robson "Capitão". A parceria da dupla foi além dos campos de futebol e, com a experiência acumulada durante a carreira, sabem a importância da condição física na vida do atleta.

- Existem jogadores parados em todas as posições, inclusive goleiro. Hoje, nós estamos com três goleiros aqui e procurando manter a forma para que eles possam se empregar da melhor maneira possível - conta Fabiano.

O projeto existe há quatro anos e conta com 14 atletas atualmente. Os treinos são de forma gratuita e contam com o suporte de um preparador físico. Para os participantes, é a chance de resistir ao sonho de ser um atleta de futebol, independente das dificuldades.

- É difícil (ser jogador de futebol), principalmente para a gente que joga no Nordeste (onde a estrutura do futebol é menos desenvolvida). De jeito nenhum a gente pode baixar a cabeça. Temos que ficar focados e trabalhar bastante, porque as coisas vão dar certo - declara Ruan, que atua como goleiro.

O atacante Binha, que disputou a segunda divisão do Campeonato Potiguar deste ano pelo Força e Luz, reforça que a preparação extra ajuda no condicionamento físico e facilita nos planos para negociar com os clubes de futebol.

- Você tem que estar sempre bem fisicamente, para quando chegar ao clube, estar com um patamar mais avançado e não sofrer tanto com a pré-temporada - completou Binha.

Por GE Natal Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Nenhum comentário:

Postar um comentário