quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Jadson André para na semi de Sunset, mas se garante na elite em 2017

Jadson André em Sunset Beach (Foto: Ed Sloane/WSL)

A cada bateria, a emoção tomava Jadson André neste domingo. O potiguar tinha no Sunset Beach a última chance de se garantir na elite do surfe em 2017. Mal no Mundial de Surfe, ele agarrou a oportunidade no QS 10.000 para chegar à semifinal e somar os pontos necessários para ficar no top 10 do QS, a divisão de acesso à elite. O sul-africano Jordy Smith foi o campeão na Ilha de Oahu, mas Jadson também festejou no Havaí. O pernambucano Ian Gouveia também confirmou sua posição no top 10 e se classificou para o Mundial de Surfe do ano que vem.

Semifinalista no QS 10.000 de Haleiwa, Jadson sabia que precisava de um resultado semelhante para subir da 12ª colocação para o top 10. E foi sofrido. Na quarta rodada, ele conseguiu entrar na zona de classificação nos minutos finais. O roteiro se repetiu na quartas de final, com tons ainda mais dramáticos. Ele precisava de uma nota alta e conseguiu um 8,17 pontos para avançar com somatório de 14,60 contra 12,87 do australiano Joel Parkinson.

Na semifinal, porém, Jadson não conseguiu surfar bem, só somou 4,70 pontos e foi o quarto colocado. Na final, o sul-africano Jordy Smith travou um duelo particular com o português Frederico Morais. O havaiano Torrey Meister e o americano Tanner Gudauskas foram coadjuvantes. Smith levou a melhor (15,06 x 14,10) e ficou com o título.

Frederico comemorou a classificação para o Mundial de Surfe e também o segundo vice-campeonato na Tríplice Coroa Havaiana. Ele só perdeu para o local John John Florence em Haleiwa. A próxima parada da Tríplice Coroa é Banzai Pipeline, o Pipe Masters, fecha as 11 etapas do Circuito Mundial. John John já garantiu o título mundial da temporada por antecipação.

Jadson foi o único brasileiro a chegar à semifinal de Sunset Beach. Deivid Silva, Wiggolly Dantas e Jesse Mendes pararam nas quartas de final. Ian Gouveia, Adriano de Souza, Gabriel Medina, Filipe Toledo e Miguel Pupo foram eliminados na quarta rodada.

Além de Jadson e Ian, o Brasil também vai contar com Gabriel Medina, Adriano de Souza, Filipe Toledo, Italo Ferreira e Caio Ibelli no Circuito Mundial de 2017 - eles se garantiram pelos resultados deste ano. Wiggoly Dantas e Miguel Pupo ainda precisam fechar no top 22 do ranking após Pipeline. Eles ocupam hoje a 20ª e a 21ª posições respectivamente.

Por GloboEsporte.comOahu, Havaí Foto: Ed Sloane/WSL

Nenhum comentário:

Postar um comentário