A Lei da Física diz que os opostos se atraem. ABC e América são, desde sempre, os opostos no futebol potiguar e por isso mesmo se complementam. No clássico deste domingo (12), em campo estarão dois exemplos de opostos que complementam a história bonita dessa rivalidade. No América, Wallace Pernambucano - "Tanque", 1,84m - 82 Kg de força e liderança. No ABC, Matheus Anjos - 1,80 - 72kg de talento e agilidade. Os dois se enfrentam às 16h, na Arena das Dunas.
O Clássico-Rei deste domingo, com as duas equipes já classificadas para a próxima fase do Campeonato Potiguar, poderia ser considerado "amistoso". No entanto, quando se trata de América x ABC dificilmente o jogo pode ser classificado dessa forma. Por isso, durante a semana, os dois treinadores, Leandro Sena, pelo Alvirrubro, e Fernando Marchiori, pelo Alvinegro, adotaram estratégias para proteger o elenco. A utilizada no ABC foi mais "agressiva" e todos os titulares, entre eles Matheus Anjos, não foram a campo contra o Força e Luz. No América, a tática foi fazer um jogo "morno" contra o Potyguar, em Currais Novos, e substituir na hora certa.
Escolha correta, ou não, ambos venceram e chegam empolgados para o jogo deste domingo (12). A torcida americana promete lotar a Arena das Dunas para empurrar seu time e o "Tanque". De longe, afinal o jogo é de torcida única, os abecedistas acreditam que podem mandar os "bons fluídos" para seu time e Matheus Anjos.
WP9, ou "Tanque", entra em campo como atual artilheiro do Campeonato. Ele já marcou seis gols na competição e, com a camisa americana, atingiu a marca de 61 tentos anotados. O pernambucano da cidade de Escada é um veterano de 36 anos, acostumado a grandes jogos e que já entrou para a galeria de ídolos do América.
Matheus Anjos, por outro lado, é uma estrela em ascensão. Ainda não tem o status de ídolo, mas parece estar pavimentando o caminho para isso. Talentoso e carismático, o jogador nascido em Campinas/SP, tem apenas 24 anos.
Por motivos diferentes, tanto Wallace Pernambucano quanto Matheus Anjos viram no futebol potiguar, cada um em seu clube, uma chance para mostrar que podem ser mais do que julgavam. O camisa 9 americano voltou ao clube no ano passado para cumprir a missão de tirar o América da Série D. Fato que ele não conseguira em 2021. Deu certo, tanto para ele quanto para o Alvirrubro. O camisa 7 chegou ao ABC com a intenção de provar, para ele mesmo, que podia ser o jogador que muitos já tinham dito que ele era mas que, por problemas pessoais que o levaram à depressão, ele não conseguia demonstrar. No Alvinegro tudo mudou. Hoje ele sorri e mostra do que é capaz.
Mas, principalmente no futebol, não existe vitória individual. Tanto Wallace Pernambucano quanto Matheus Anjos, fazem parte de uma equipe e essas seguem as orientações dos seus técnicos, fundamentais para o sucesso dos dois jogadores. Leandro Sena, no América, não cansa de elogiar seu atacante e organiza seu esquema tático utilizando as melhores características do "matador". O jogo americano flui para deixar WP9 em condições de marcar, ou fazê-lo sair da área para que ele possa abrir espaços e dar o passe para o companheiro.
No ABC, Fernando Marchiori afirma que há mais de um ano tentava contratar Matheus Anjos. No seu esquema, o meia é o criador, o cara que rompe as linhas e também aparece para marcar. O atleta, inclusive, agradeceu ao técnico pelo momento atual e disse que muito do que vive agora se deve ao trabalho do comandante abecedista.
Situação
ABC e América estão em grupos diferentes do Campeonato Estadual. O Alvinegro lidera o Grupo A com 19 pontos, 6 vitórias, 1 empate e 20 gols de saldo. O time tem o melhor ataque do torneio com 22 gols marcados e a defesa menos vazada, ao lado do América, com dois tentos sofridos. O América lidera o Grupo B do certame potiguar também com 19 pontos, 6 vitórias, 1 empate e 16 gols de saldo. O ataque já mandou 18 bolas para as redes adversárias.
O confronto de hoje define quem termina a primeira fase na frente, o que pode garantir vantagens na fase decisiva da competição. A equipe abecedista joga pelo empate ou vitória. Aos americanos resta vencer para ultrapassar o rival na tabela de classificação.
Os rivais já sabem que têm ao menos outros dois confrontos na 2ª fase. O primeiro deles já na rodada 1. O resultado deste domingo define se a partida será na Arena das Dunas, ou no estádio Maria Lamas Farache - Frasqueirão.
"Trabalhamos muito para chegar em pé de igualdade com o ABC até este momento. Agora temos um jogo na nossa casa, diante do nosso torcedor, para vencermos e ficarmos com mais pontos", comentou o técnico Leandro Sena. "É um clássico e, por si só, não tem favoritismo. Sabemos da dificuldade que é jogar na Arena com a torcida toda deles. Mas vamos para lá com o que temos de melhor em busca da vitória", analisou Fernando Marchiori.
Clássico Rei do RN:
América-RN Vs ABC
Arena das Dunas (Natal) – 16h
Árbitro: Tarcísio Flores da Silva
Assistente 1: George Ítalo Antas Nogueira
Assistente 2: Matheus Lacerda Lemos
4° árbitro: Jonnys Celestino dos Santos
Fonte Tribuna do Norte Foto Adriano Abreu
Nenhum comentário:
Postar um comentário