quinta-feira, 3 de novembro de 2022

RN inicia trajetória nos JEB'S e atletas vivem "experiência única"


Muitos atletas potiguares estão participando pela primeira vez dos Jogos Escolares Brasileiros. Parte da delegação do Time RN desembarcou no Rio de Janeiro na terça-feira 3. Dos esportes de quadra, as equipes de basquete vivem a ansiedade para a estreia, nesta quarta-feira.

Kamila Glauce, treinadora da equipe feminina do Colégio Marista de Natal, destaca a importância de participar de uma competição como os JEB's.

- Significa a gente poder vivenciar uma competição a nível nacional. É uma diversificação de cultura, é tirar essa galera da zona de conforto, que hoje é o principal. Elas são crianças (12 a 14 anos). É um crescimento pessoal acima de tudo, de uma grandiosidade que não conseguimos mensurar. Muitas estão viajando sem os pais pela primeira vez. A competição é grandiosa, e, para elas, é gratificante demais estar aqui - comentou.

Luciano Freire é técnico do time masculino da Facex e reforça este sentimento de vivenciar esta experiência de participar de um evento que reúne 5.665 estudantes-atletas de todo o Brasil - um recorde dos JEB's.

- A gente está sempre conversando com eles para aproveitar a viagem, jogar, se divertir em quadra. É uma experiência única para eles. Vamos sempre procurar as vitórias e esperamos um bom desempenho na competição - falou o professor.

O treinador potiguar acredita que a união fora de quadra é um diferencial da sua equipe.

- É a primeira vez que conseguimos a classificação. Trabalho com esse grupo há dois anos. É praticamente uma família, a maioria do grupo estuda junto na mesma sala. Esperamos que isso nos fortaleça bastante - lembrou.

O Marista tem um time mais experiente. Seis atletas jogaram os JEB's em 2021, também no Rio de Janeiro, e foram campeãs da chamada Série Prata. Agora, querem mais.

- A expectativa é muito boa. Temos algumas jogadoras novas, tento passar para elas para aproveitar ao máximo. Vamos tentar, pelo menos, subir uma posição e acredito que vai dar certo - Camilla Bulhões, de 14 anos, uma das "veteranas".

Kamila, que hoje comanda as meninas, já esteve dentro de quadra quando era estudante, e lembra que são momentos bem diferentes.

- A gente fica tentando passar um pouco da nossa experiência. Eu digo muito a elas que não se compara com a minha época. Eram campeonatos de seleções estaduais. Agora é diferente, uma estrutura diferente. A gente viajava e ficava em alojamento, por exemplo. Hoje, a CBDE oferece hotel e toda logística - finalizou.

Além do basquete, o primeiro bloco de competições dos JEB'S terá disputa de futsal, vôlei de praia, judô, karatê, taekwondo e xadrez - os esportes individuais começam na quinta-feira. Em reunião com o grupo de atletas, o presidente da Federação Norte-rio-grandense do Desporto Escolar, Gileno Souto, enalteceu que "todos são vitoriosos" por estarem no Rio de Janeiro e lembrou que os campeões garantem classificação para os Jogos Sul-Americanos Escolares, em dezembro, em Brasília.

Texto e Foto por Augusto César Gomes - Rio de Janeiro via ge

Nenhum comentário:

Postar um comentário