/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2017/10/25/img_2812.jpg)
Os números do judô nesta 47ª edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte impressionam. Ao todo, são 643 atletas, de 109 escolas diferentes, na disputa por uma medalha no ginásio do Colégio Marista de Natal. É o segundo esporte individual com mais atletas inscritos - perde para o atletismo. Para o coordenador da modalidade, Tibério Maribondo, todo jovem atleta tem o sonho de disputar uma grande competição e a participação nos Jerns é um sonho para muitos.
- É uma oportunidade de os atletas iniciarem sua vida competitiva e em um evento muito tradicional. Todo atleta quer ter o título de campeão dos Jerns, quer ter participado, porque é uma competição de tradição e que tem que se manter viva pelo esporte do estado - ressalta Tibério, que é presidente da Federação de Judô do Rio Grande do Norte.
O dirigente destaca a possibilidade de um maior incentivo ao desenvolvimento dos atletas com a presença de lutadores de destaque na competição, como o campeão mundial sub-18, Aldi Oliveira. Primeiro atleta do Rio Grande do Norte a conquistar um título mundial na modalidade, Aldi diz "esquecer" o recente título para focar em mais um ouro na maior competição escolar do estado - já venceu outras três vezes - e destaca que encara a disputa dos Jerns como qualquer outra competição.
- Para mim é normal (participar). É uma competição do estado de alto nível e sou daqui, tenho que participar. Respeito acima de tudo, principalmente pelos adversários que vou ter que enfrentar, só quero ser campeão - disse o atleta.
Nesta edição dos Jerns, Aldi, que é aluno da Escola Estadual Edgar Barbosa, irá competir na categoria juvenil, cuja pesagem acontece nesta sexta-feira e a disputa, no sábado - último dia de competições da modalidade.
Por GE Natal Foto: Hugo Monte
Nenhum comentário:
Postar um comentário