
Eternizado no América-RN pelo gol que rendeu o título da Copa do Nordeste, o ex-jogador Carioca está leiloando a camisa alvirrubra que utilizou na decisão contra o Vitória, em 1998, para ajudar o sobrinho Miguel Costa, de seis meses, na recuperação de uma cirurgia nas válvulas do coração. A decisão partiu da situação financeiramente delicada dos pais da criança. O menino nasceu com sete meses de gestação e, como consequência, sofre de uma má formação no coração conhecida como Tetralogia de Fallot.
O bebê já foi submetido a quatro cirurgias para corrigir o problema e, por causa da última intervenção, precisou ser internado na UTI do Hospital Luiz de França, em Fortaleza. Desde o nascimento, todo o tratamento era custeado com o plano de saúde empresarial do pai da criança, Wandui Costa, irmão de criação de Carioca, que é motorista de ônibus. No entanto, ele foi desligado da empresa recentemente e perdeu o direito ao plano de saúde, tornando a situação mais difícil - a mãe de Miguel também está desempregada.
Com a dificuldade, Carioca retirou a camisa alvirrubra do armário e decidiu leiloá-la, acreditando ser a melhor maneira para angariar fundos para o sobrinho. Passados 18 anos daquela final contra o Vitória de Petkovic e companhia, no Machadão, não foi fácil para o ex-jogador tomar a decisão. O dinheiro arrecadado será destinado para manter o tratamento de Miguel - como alimentos específicos e remédios - e os custos da cirurgia.
- Foi a melhor maneira que eu achei de ajudar Miguel. Precisamos de muita ajuda. Peço não só a torcida do América-RN, mas para todo mundo que ajude o pequeno Miguel. Eu acredito que o valor sentimental dessa camisa e a história do meu sobrinho vão tocar no coração de muitas pessoas - disse Carioca ao Globo Esporte.
A mulher do ex-jogador, Joana Paula, relembra o dia em que o companheiro José Augusto Altino de Santana chegou em casa após o trabalho, onde atua como vigilante de um hospital em Natal, e com o pensamento fixo a dar um destino à mítica camisa pela causa familiar.
- Naquele dia, eu tinha dito a ele que tinha algumas ideias para ajudar no tratamento de Miguel e ele disse que ia pensar. Quando chegou do trabalho, ele me disse que ia doar a camisa da decisão da Copa do Nordeste, que ele fez o gol do título, e começou a chorar. O peso da decisão é muito grande, mas ele a tomou porque é por uma causa maior - declarou.
"VAQUINHA VIRTUAL"
Sensibilizados com a situação familiar do ídolo americano, torcedores do América-RN tiveram a ideia de montar um grupo de doações pela internet para alcançar o valor de R$ 3 mil, recurso que será empregado para a cirurgia do pequeno Miguel. A iniciativa partiu após a exibição de uma reportagem com o ex-jogador no Globo Esporte RN da última quarta-feira, dia 3 de novembro. Um dos idealizadores é o funcionário público Egonn Vittor, de 28 anos. Fã de Carioca, o torcedor decidiu criar uma "vaquinha virtual" e conseguiu a ajuda de amigos, que doaram peças alusivas ao Mecão, como uniformes de jogos, camisa de treinos, bonés e exemplares do uniforme do América Bulls, time de futebol americano do clube alvirrubro.
Quem preferir pode fazer a doação diretamente na conta de Carioca, que suspendeu o leilão até o dia 14 de dezembro, data limite para a vaquinha. Os dados da conta são: agência 0035 da Caixa Econômica Federal, conta 00216957-9, operação 013, em nome de José Augusto Altino de Santana.
Veja também:
Por Jocaff Souza e Luiz HenriqueNatal Foto Reprodução
Nenhum comentário:
Postar um comentário