terça-feira, 30 de agosto de 2016

Acesa com o calor humano, tocha paralímpica percorrerá seis cidades

Tocha paralímpica Rio 2016 (Foto: Divulgação/Rio 2016)

A tocha paralímpica inicia o seu revezamento no próximo dia 1º de setembro, quinta-feira, passando por seis cidades até chegar ao Maracanã para a cerimônia de abertura, no dia 7, feriado da Independência do Brasil. A grande novidade da chama paralímpica é o seu mecanismo de acendimento - o calor humano.

O fogo que iluminará o Maracanã na cerimônia de abertura será formado pela união de cinco chamas acesas no Brasil e uma em Stoke Mandeville, na Inglaterra, berço do movimento paralímpico no mundo.

Numa campanha virtual lançada pelo Comitê Rio 2016, pessoas do mundo todo poderão enviar mensagens positivas, por meio de hashtags, acumulando energia suficiente para acender cada chama. Após as cerimônias locais de acendimento, realizadas sempre de manhã em cada cidade, a tocha ganhará as ruas pelas mãos dos condutores e fará visitas em locais como centros de reabilitação e institutos de deficientes visuais.

Cada chama simbolizará um valor paralímpico: Brasília – igualdade; Belém – determinação; Natal – inspiração; e Joinville – coragem. Já São Paulo participa com o poder da transformação e o Rio com a paixão pelo esporte. Para participar do movimento, basta postar nas redes sociais uma mensagem usando a hashtag oficial e a hashtag do valor abraçado pela cidade.

As cinco chamas chegarão ao Rio por estradas digitais. Elas serão enviadas virtualmente para a cidade-sede após o fim do revezamento em cada região. No dia 06, uma cerimônia de união formará a chama paralímpica no Museu do Amanhã, marco da revitalização do Centro do Rio. O evento marcará o início do revezamento na cidade, que terá duração de dois dias e mobilizará 360 condutores.

Veja também:
NÚMEROS
AGENDA


Por Globo Esporte Rio de Janeiro Foto: Divulgação/Rio 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário