O Santa Cruz oficializou nesta quinta-feira (19) a desistência em disputar o Campeonato Potiguar de 2016. Preocupado com a saída do clube do interior e a recorrente ameaça de outros clubes em temporadas recentes em deixar a competição, o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo, pensa em reduzir o número de participantes para as próximas edições da competição.
“É possível que isso venha acontecer”, declara Vanildo. Ele acredita, inclusive, que essa adequação acontecerá com naturalidade e justifica citando os custos elevados do futebol e as novas exigências que os clubes precisam cumprir, o que pode ocasionar a saída de mais times nos próximos anos.
É a segunda vez que a FNF enfrenta um problema desse tipo somente em 2015. No começo do ano, o Corintians de Caicó enfrentou uma crise financeira e por muito pouco não ficou de fora do campeonato que acabou sendo conquistado pelo América.
Desta vez, a desistência do Santa Cruz foi inevitável. O clube da terra de Santa Rita de Cássia sofre com a forte seca que atinge o município do interior do estado.
O presidente de honra do clube, Tomba Farias, estima que somente para irrigação do gramado do estádio Iberezão seriam necessários R$ 150 mil durante o campeonato.
“O dinheiro a gente tentava conseguir. Mas, como justificar ao povo que sofre com a falta de água para tomar banho, lavar louça e outras necessidades que gastaríamos tudo isso para aguar um gramado”, declara Tomba.
Agora o Campeonato Estadual será disputado pelo ABC, Alecrim, América, Assu, Baraúnas, Corintians, Globo, Palmeira e Potiguar. Este último folgará na primeira rodada que será disputada no dia 24 de janeiro. A equipe receberia o Santa Cruz no estádio Nogueirão, em Mossoró.
Por Ayrton Freire Foto Wellington Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário