domingo, 5 de abril de 2015

Berço do futebol potiguar, Juvenal Lamartine é homenageado com taça

Troféu do Campeonato Potiguar homenageia Estádio Juvenal Lamartine (Foto: Divulgação)

Entre tantos altos edifícios, no meio do bairro do Tirol, em Natal, está encravado o Estádio Juvenal Lamartine, onde boa parte da história do futebol potiguar foi escrita, em uma época considerada por muitos a melhor do esporte bretão no estado. Nos anos dourados do estádio, Pelé e Garrincha já desfilaram sua técnica e competência por lá. 

Mas não só de craques da seleção brasileira é feita a história do estádio, carinhosamente chamado de JL. Foi lá também que ABC, América-RN e Alecrim começaram a trilhar suas trajetórias como clubes de futebol. E, em 2015, ano em que as três equipes da capital completam 100 anos de fundação, uma homenagem será feita ao JL: o troféu do Campeonato Potiguar deste ano será uma réplica em 3D do antigo estádio.

A responsável pela criação da taça, a designer Ana Luiza Moura, explicou que a ideia de transformar o Juvenal Lamartine no troféu do estadual deste ano veio principalmente pela importância que o estádio tem para as equipes centenárias. Ela também explicou todas as etapas do processo de criação que transformou a praça esportiva em um troféu.

- O processo de desenvolvimento do troféu foi feito basicamente em três dias. No primeiro dia nós apenas visitamos o local, no segundo procuramos referências de outros campeonatos que fizeram o mesmo tipo de iniciativa. O terceiro dia foi quando eu comecei a colocar a mão na massa, ilustrando e buscando pegar alguns detalhes da arquitetura do estádio, de como ele era quando foi inaugurado - declarou Ana Luiza.

Fundado na década de 20, o Juvenal Lamartine é considerado desde o final de 2014 pelo Tribunal de Justiça do Estado como patrimônio histórico, cultural, esportivo e arquitetônico do RN, e por isso não pode sofrer alterações muito bruscas em sua estrutura. Porém, antes disso, desde a sua inauguração, algumas reformas foram feitas, alterando um pouco a "cara" do estádio. Como a ideia era fazer um troféu que representasse o JL na época de sua inauguração, essa foi exatamente a maior dificuldade encontrada no processo de criação do troféu.

- Foi difícil porque hoje em dia o estádio está muito mudado em relação ao que era antes, eu procurei me basear em fotos da época para capturar os detalhes principais do estádio - disse.

Fonte Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário