“A dois anos dos Jogos, encerramos a fase exclusiva de planejamento e estamos agora na preparação operacional, quando as estruturas para as competições começam a ganhar forma e se aproximar mais da população”, afirma Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016.
O marco de dois anos para os Jogos também chega acompanhado de outra novidade para lá de visual. Lançado nesta terça-feira (5), o "Look dos Jogos" dará o tom para a decoração das instalações e de toda a cidade daqui a dois anos.
Preparando o terreno para receber os atletas, as instalações em construção começam a tomar forma. No Parque Olímpico da Barra, as etapas de fundações chegam ao fim e já é possível ver os primeiros pilares das estruturas. Em Deodoro, as obras tiveram início em julho deste ano. E na região Copacabana, a Marina da Glória recebe o seu primeiro teste para sediar as competições da vela, enquanto o estádio do Maracanã foi um dos palcos do futebol mundial com a realização da Copa do Mundo da FIFA este ano.
Além das construções, os Jogos Rio 2016 também vão deixar um importante legado social para a população. O Programa de Educação Rio 2016, incorporado desde julho às políticas públicas da cidade, vai chegar a 162 escolas cariocas.
“O Comitê Rio 2016 também está intensificando o relacionamento com a sociedade civil para disseminar os princípios do esporte e a importância da prática esportiva, especialmente entre os jovens, tanto no Rio como em todo o país”, declara Nuzman.
O calendário esportivo dos Jogos Rio 2016 também está cheio de novidades. De agosto de 2014 a maio de 2016, serão realizados 45 eventos esportivos para testar os locais de competição, dando uma prévia do que vem por aí em 2016.
“Intensificamos os contatos com a comunidade esportiva internacional para mantê-los permanentemente em dia sobre os avanços da organização, num trabalho conjunto com o Comitê Olímpico Internacional”, destaca Nuzman.
Em 28 de agosto, o Comitê abre as inscrições para o Programa de Voluntários Rio 2016 e, até o fim do ano, será revelado ainda o plano de ingressos, além das mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. “Seguimos firmes no compromisso de realizar Jogos fantásticos, dentro do prazo e com responsabilidade na gestão do orçamento”, reforça Sidney Levy, diretor-geral do Comitê Rio 2016.
“O legado dos Jogos para o Rio e para o Brasil será enorme e já começa a ganhar forma. Nenhuma cidade-sede terá tido tamanho benefício de transformação como o Rio. Seguimos trabalhando em total integração com o COI e com os três níveis de governo. O Rio de Janeiro, o Brasil e a América do Sul vão receber a maior celebração do esporte mundial pela primeira vez e estamos conduzindo a organização com responsabilidade e total consciência da complexidade dessa missão”, conclui Nuzman.
Por Maricélio Almeida via Portal Rio 2016 Foto Alex Ferro
Nenhum comentário:
Postar um comentário