terça-feira, 12 de agosto de 2014

América-RN segue assombrado por desfalques e ainda não repetiu equipe no pós-Copa

Goleiro Fernando Henrique foi um dos desfalques recentes do time rubro (Foto: Wellington Rocha)

A vida não tem sido das mais fáceis para o técnico do América, Oliveira Canindé. A oscilação do time em campo começa a se refletir na classificação na Série B do Brasileiro. Um fator tem pesado de forma direta no rendimento da equipe ao longo da temporada, mais especialmente, nas últimas seis partidas, todas disputadas no pós-Copa: os desfalques.

Com problemas recorrentes de jogadores lesionados e/ou suspensos por acúmulo de cartões, o treinador americano ainda não conseguiu repetir o time desde o fim da paralisação da temporada para a disputa da Copa do Mundo. A expectativa do treinador, com a interrupção da temporada, era de que pudesse minimizar o problema que começava a incomodar antes mesmo da paralisação. Infelizmente, mesmo com os quase dois meses sem jogos, o tempo não foi suficiente.

Ao todo, são seis formações diferentes utilizadas. Com muitas ou poucas mudanças, o time não tem conseguido uma sequência de jogos sem alterações o que tem se refletido diretamente no aproveitamento.

A situação já deixou o alvirrubro em condições difíceis na terceira fase da Copa do Brasil após a derrota para o Fluminense, em casa, por 3 a 0. Na Segundona, o time já repete sua pior colocação desde a quarta rodada da competição, é 12º colocado após a derrota para o Boa Esporte na rodada passada por 3 a 2. O América vive, neste momento, sua pior sequência na temporada, com três derrotas consecutivas, entre jogos da Série B e Copa do Brasil

Para se ter uma ideia da quantidade de desfalques, se for levado em conta todo o elenco rubro, ao menos 10 jogadores não tem condições de jogo para a partir da próxima quarta-feira (13), quando o América enfrentará o Fluminense, novamente pelo torneio nacional. As baixas em destaque são o volante Fabinho, os meias Arthur Maia e Morais, além do zagueiro Edson Rocha.

Assim, das seis formações que iniciaram as últimas seis partidas, apenas dois jogadores figuraram em todas. O volante Márcio Passos e o zagueiro Cleber. As demais posições, em algum dos jogos, precisaram ser alteradas em razão dos problemas clínicos, físicos ou mesmo por suspensões de atletas.

Curiosamente, na Série B, a oscilação ainda não foi suficiente para derrubar o time rubro na tabela, se for levado em consideração a posição em que o time estava quando a competição foi retomada. Antes 11º colocado, agora o Alvirrubro ocupa a 12ª posição, após cinco partidas disputadas, com duas vitórias, um empate e duas derrotas.

Por Bruno Araújo Foto Wellington Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário