domingo, 9 de março de 2014

Anã, potiguar se torna gigante no esporte paralímpico brasileiro


Que as mulheres são bem mais fortes do que aparentam, isso não há como negar. No esporte, então, são muitos os nomes que se destacam, e nas mais diversas modalidades. No Rio Grande do Norte, uma atleta não se abateu com suas limitações e encontrou no esporte uma forma de vencer as dificuldades. A halterofilista Maria Rizonaide Silva, de 31 anos, é um exemplo de guerreira que não se acomodou ao nanismo, doença genética que faz com que os indivíduos tenham características especiais e fora do padrão da população em geral como a baixa estatura.

Nascida em Santo Antônio do Salto da Onça, que fica a 70 quilôemetros da capital potiguar, Rizonaide compete no halterofilismo desde 2011. O início da prática esportiva foi uma forma de passar o tempo e se condicionar fisicamente. Mas o tempo passou e o que começou como uma brincadeira tornou-se um motivo de orgulho, colocando a atleta em condições de se destacar em competições nacionais e internacionais, consagrando-se como uma "gigante" no esporte paralímpico.

Em fevereiro deste ano, a atleta conquistou a medalha de foi ouro em uma etapa do Circuito Brasileiro de Atletismo, Halterofilismo e Natação, realizado na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. Rizonaide, que pesa pouco mais de 46 kg, conseguiu a impressionante marca de levantar 69 kg, o que corresponde a 20 kg acima do índice exigido e 1 kg a menos que o recorde brasileiro, suficiente para dar a atleta a medalha de ouro na etapa. Em agosto de 2013, a atleta foi a única brasileira a participar da sexta edição dos Jogos Mundiais de Anões, na qual conquistou a medalha de ouro.

- Já havia participado de outras competições regionais, mas essa foi a primeira internacional. Além do mais, me tornei campeã na primeira competição internacional que disputei. A sensação é inexplicável, saber que todo o trabalho feito volta em forma de medalhas. Representar o Brasil é algo que não tem palavras - contou a atleta.

Veja ainda:

DIFICULDADES

EXEMPLO

Por Ferreira Neto Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário