quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Contra probabilidades, clubes potiguares lutam por permanência na Série B


Os números provam que para deixar no passado o risco de descenso, os times de Natal ainda terão que percorrer um árduo caminho. Mesmo com o América em uma situação menos alarmante que o ABC, as duas equipes ainda vivem uma luta contra a zona de rebaixamento. Os números apontam risco e ainda preocupam o torcedor. As informações são do site Chance de Gol.

De acordo com os números apresentados na página que lida com estatísticas de participação de equipes em competições, a situação dos times de Natal é melhor que em rodadas anteriores, mas ainda está longe de ser confortável. Com o 1 a 0 do Paysandu-PA sobre o América-MG e os 2 a 1 do Atlético-GO diante do Avaí-SC, na noite de terça-feira (29), os índices pioraram para os natalenses e todos os times da Segundona ficaram com 32 partidas disputadas.

O ABC é o quarto clube com o maior risco de rebaixamento para a Série C e aparece com 44,9% de probabilidade de queda. Enquanto isso, a quatro pontos de distância da zona da degola, o América apresenta 23% de risco de descenso. Para chegar aos números finais, o site leva em consideração a quantidade de partidas fora de casa e a qualidade dos adversários.

Diante das classificações finais dos últimos sete anos (período em que a competição é disputada por pontos corridos), a média da pontuação atingida por clubes rebaixados na 17ª colocação é de 44 pontos. Já entre aqueles que conseguiram escapar da degola na 16ª posição, a média é de 46. Entre todas as campanhas dos rebaixados, a melhor delas foi do Icasa-CE, em 2011, atingindo 47. A pior foi do CRB-AL, em 2012, com 42. Entre os últimos que escaparam, a pior campanha foi do Guaratinguetá-SP, em 2012, com 43, e a melhor foi do a Ceará, em 2007, com 50.

Restando apenas seis rodadas para o fim da competição, o América precisaria vencer duas delas e empatar outra para atingir a média dos que escaparam. O Alvirrubro tem dois jogos em Goianinha e quatro como visitante. Já o ABC, para chegar aos 46 pontos precisa ganhar três confrontos e empatar outros dois. O clube tem quatro duelos no Estádio Frasqueirão e dois longe dos seus domínios.

As duas equipes tem retrospecto semelhante atuando como mandante, mas divergem quando buscam pontos fora de casa. O América somou 26 pontos em casa e 13 fora, enquanto o rival obteve 28 em Natal e sete como visitante. Atualmente, o Alvinegro é o 16º na tabela de classificação da competição com 35 pontos, já o rival ocupa a 14ª colocação com 39.

É nesse cenário que os potiguares se enfrentam no clássico-rei deste sábado (2), às 16h20 (horário de Natal), no Estádio Frasqueirão. A partida é válida pela 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro e o só a vitória interessa para ambos.

Por Miguel Medeiros via Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário