Treinar com um dos melhores do mundo, Jair Lourenço de azul, que é o treinador de Renan Barão o terceiro na foto. Essa é a oportunidade que um grupo de policiais civis do Rio Grande do Norte está tendo graças a uma iniciativa da Academia de Polícia Civil do estado. O "melhor do mundo" em questão é o treinador Jair Lourenço, técnico do campeão mundial interino do UFC, Renan Barão, além de treinador dos principais nomes do estado no MMA e jiu-jitsu. A ideia partiu de Ricardo Sérgio, diretor geral da Acadepol, que aponta importância do jiu-jitsu no combate do estresse criado pela rotina da profissão, além de capacitar fisicamente os agentes para o cotidiano.
- O jiu-jitsu combate o estresse e faz com que o policial fique fisicamente preparado. Em um eventual corpo a corpo com um suspeito, o policial vai ter como imobilizá-lo sem trazer danos físicos nem para si, nem para o suspeito - afirma o diretor.
A atividade é coordenada pelo professor Carlos Alexandre, que defende a prática como forma de acabar com o sedentarismo, e trabalhar no agente técnicas de defesa pessoal.
- Muitos dos policiais vêm do sedentarismo, então procuramos fortalecer o corpo e aos poucos vamos inserindo a parte da defesa pessoal e da luta - conta o professor.
E os agentes têm aprovado a nova prática esportiva. De acordo com o agente Cláudio Campelo, o jiu-jitsu tem sido importante no combate a doenças características do sedentarismo.
- Estou me sentindo muito bem. Tenho problema de gastrite, e graças ao jiu-jitsu tudo isso tem ido embora - falou.
Já para a agente Maria Falcão, além de todos os benefícios físicos, a arte marcial tem trazido mais segurança para o exercício da profissão.
- Treinando todos os dias de maneira sistemática, com certeza tenho me sentido muito mais segura para trabalhar - confirma.
O treinador Jair Lourenço, da Kimura Nova União, aprovou a atividade e lembrou também que conseguiu encontrar "novos talentos" durante o treinamento realizado na Academia de Polícia Civil.
- Tem muita gente com potencial aqui. Tem alguns alunos meus de muito tempo que aqui voltaram a treinar, além de uns mais novos que eu já convidei para ir para minha academia, porque são muito bons - comentou o professor.
Fonte globoesporte.com/rn
Nenhum comentário:
Postar um comentário