Páginas

sábado, 27 de junho de 2020

FNF projeta volta do Campeonato Potiguar para 23 de julho, mas depende de liberação do governo

Reunião na sede da FNF debate protocolo para o retorno do futebol no Rio Grande do Norte — Foto: Iuri Seabra/FNF

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol apresentou nesta segunda-feira uma proposta para retomar as atividades no próximo dia 29, com a volta dos treinos dos clubes. Em uma projeção, o Campeonato Potiguar seria reiniciado em 23 de julho, mas tudo depende da aprovação por parte do Comitê Científico da Secretaria Estadual de Saúde, responsável pelo enfrentamento à pandemia do novo coronavírus no Rio Grande do Norte. O protocolo de intenções elaborado pela FNF será levado à Sesap ainda nesta semana, possivelmente na quinta-feira, para análise.

Uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira, na sede da FNF, contou com a presença do presidente José Vanildo e do chefe da Comissão Médica da federação, o infectologista Antônio Araújo, dos médicos de ABC - Fábio Freire e Roberto Vital - e América-RN - Márcio Rego. O governo do estado não enviou representante.

- Achei uma reunião muito salutar. Nós sabemos que dependemos do Comitê Científico da Sesap, que vai se reunir provavelmente na quinta-feira. Nós levaremos o protocolo e será dado o aval ou não. Se for dado o aval, a federação vai liberar para os treinos, não para os jogos - falou Antônio Araújo, ciente que também é preciso haver diminuição do número de mortes e a abertura de mais UTIS e enfermarias no estado para o combate à Covid-19.

Para ter uma data definitiva para a retomada do Campeonato Potiguar, é preciso aguardar a autorização por parte da Sesap. O chamado "dia zero" será justamente a data da liberação do órgão. A partir de então, os clubes devem ter de sete a 10 dias para a testagem médica dos jogadores e dos profissionais e, depois disto, reiniciariam os treinos, que podem durar de 15 a 20 dias.

- A gente quer que esse protocolo siga igual para todos os clubes. Que todo mundo cumpra e cada clube vai mostrar que foram testados atletas, funcionários, comissão técnica, para, quando começar os jogos, se tenha essa segurança inicial - comentou Roberto Vital.

O futebol ficou fora do plano de retomada gradual das atividades econômicas, apresentado pelo governo do estado na última semana, mas o presidente José Vanildo estreitou contato com Carlos Eduardo Xavier, secretário de Tributação, para que a modalidade seja inserida.

O presidente minimizou a ausência de representantes de outros clubes e disse que a própria FNF poderia falar por eles. A maior preocupação é quanto às equipes que não estão envolvidos na disputa da Série D, mas Vanildo afirmou que outras federações estão tomando as providências para o retorno das atividades, e que "o Rio Grande do Norte não vai ser diferente".

Por Globo Esporte Natal Foto: Iuri Seabra/FNF

Nenhum comentário:

Postar um comentário